domingo, 9 de dezembro de 2018

Série sobre o Pai Nosso - 5º Sermão - Seja Feita a Tua Vontade - Exposição do Breve Catecismo - Pergunta 103


Pregado em 03 de Junho de 2018 - na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.


PERGUNTA 103. Pelo que oramos na terceira petição?
R. Na terceira petição, que é: "Seja feita Tua vontade, assim na terra como no Céu", pedimos que Deus, pela sua graça, nos torne capazes e desejosos de conhecer a sua vontade, de obedecer e submeter-nos a ela em tudo, como fazem os anjos no Céu.

 TERCEIRA PETIÇÃO – SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
Mateus 6.9-13 - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória, para sempre. Amém

A Vontade de Deus referida nesta petição é aquilo que Deus determina nos seus mandamentos e na sua Lei.

A vontade de Deus é sua bem-aventurada sabedoria. A vontade de Deus é aquilo que Deus sabe ser a suprema felicidade para suas criaturas. Na Glória, entre os seres celestiais, há esta felicidade suprema. Todos subsistem nesta felicidade. A essência existencial dos seres celestiais é o modo de existência deles. A glória é um mundo de perfeição, e esta perfeição é a vontade de Deus se realizando nas suas criaturas.
A rigor a Teologia Reformada fala de duas categorias da vontade de Deus na dimensão humana.
A Primeira é a Vontade Decretiva – É a vontade de Deus no sentido dos Decretos Eternos, onde Deus preordena tudo o que acontece. Esta vontade não está condicionada a nenhum critério de obediência humana e não pode ser conhecida a não ser nos eventos da providência divina e seus desdobramentos. Apenas nas profecias bíblicas conhecemos alguns destes eventos que estão determinados para o futuro.
A Segunda é a Vontade Revelada – É a vontade  quanto aquilo que Deus determina como padrão de santidade e justiça. Esta vontade são os mandamentos de Deus e é critério para medir a obediência à vontade de Deus no mundo entre as pessoas. Sabemos qual a vontade de Deus para o casamento, para os relacionamentos, para a sociedade em cada detalhe.
Quanto à Vontade Decretiva, devemos crer na soberania de Deus em todas as coisas e nos submeter alegremente à sua Soberania.
Quanto à Vontade Revelada, devemos obedecer à Lei de Deus, aos mandamentos de Deus, que têm nos Dez Mandamentos sua síntese.
Há uma unanimidade na ortodoxia que a Terceira Petição se refere à vontade revelada de Deus. Que a  Lei e os mandamentos de Deus sejam obedecidos na Terra como é no céu.

Quando oramos – seja feita a tua vontade – estamos declarando quatro coisas:
1 - ESTAMOS RECONHECENDO QUE NO CÉU A VONTADE DE DEUS É FEITA.
Os seres celestiais fazem da vontade do ser e com isso bendizem o nome do Senhor – Salmos 103.19 Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo. 20 Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. 21 Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade. 22 Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR.
O Catecismo Maior afirma que os anjos nos céus conhecem e fazem a vontade em tudo, com humildade, alegria, fidelidade, diligência e zelo.
Entre os seres celestiais a vontade de Deus sempre é feita. Entre aqueles que habitam na glória – Serafins, Querubins, tronos, soberanias, principados, potestades, anjos, justos glorificados – a vontade de Deus é a alegria de todos.
O céu é um lugar de bem-aventurança compartilhada. Todos os seres celestiais compartilham a felicidade suprema com a vontade de Deus.

2 - ESTAMOS AFIRMANDO QUE NA TERRA A VONTADE DE DEUS NÃO É FEITA.
O mundo caído não faz a vontade do Senhor. O pecado os tornou rebeldes. Os pecadores não se alegram com a vontade de Deus.  No tempo do profeta Isaías (século VIII a.C.), nem mesmo os filhos de Deus se alegravam com sua vontade – Is 1.2-3 - Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, ó terra, porque o SENHOR é quem fala: Criei filhos e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
Os filhos de Deus precisam ter a alma satisfeita com a vontade de Deus. Deve haver alegria no coração dos filhos de Deus quando se fala naquilo que agrada a Deus. A vontade de Deus deve ser a felicidade de seus filhos.
Nossa natureza caída é contra isso. Devemos lutar contra ela para fazermos a vontade de Deus.
P. 92. O que pedimos na terceira petição?
Na terceira petição, que é: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”- reconhecendo que, por natureza, nós e todos os homens somos, não só inteiramente incapazes e indispostos a conhecer e fazer a vontade de Deus, mas propensos a rebelar-nos contra sua palavra, a desanimar-nos e a murmurar contra sua providência, e inteiramente inclinados a fazer a vontade da carne e do diabo -, pedimos que Deus, pelo seu Espírito, tire de nós e dos demais toda a cegueira, fraqueza, indisposição e perversidade do coração, e pela sua graça nos faça capazes e prontos para conhecer, fazer e submeter-nos à sua vontade em tudo, com humildade, alegria, fidelidade, diligência, zelo, sinceridade e constância, como os anjos fazem no céu. 

3 - ESTAMOS AFIRMANDO QUE DESEJAMOS FAZER A VONTADE DE DEUS.
Quando oramos –seja feita a tua vontade – logicamente também, estamos expressando nosso desejo de fazer a vontade de Deus. Mais uma vez, preciso afirmar que a vontade de Deus na terra deve ser feita por mim. Nossa igreja deve fazer a vontade de Deus. Não parcialmente, não seletivamente, não naquilo que convém, mas plenamente.
No Salmo 119 está registrado este amor pelos mandamentos de Deus – que é o amor pela vontade de Deus
15 Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.
16 Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.
20 Consumida está a minha alma por desejar, incessantemente, os teus juízos.
24 Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.
47 Terei prazer nos teus mandamentos, os quais eu amo. 
54 Os teus decretos são motivo dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação.
92 Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia. 97 Quanto amo a tua lei! 

4 - ESTAMOS DESEJANDO QUE O REINO DE DEUS SEJA TOME LUGAR EM TODO O UNIVERSO COM O EVENTO DA PAROUSIA.
Finalmente, orando – Faça-se  a tua vontade, assim na terra como no céu – expressamos nosso desejo da vinda do Reino de Deus em sua plenitude. A nossa esperança é a fusão do céu e da terra.
Quando chegar a eternidade – Quando acontece a Parousia – A Vinda de Jesus na sua Glória, aquilo que hoje é realidade entre os seres celestiais apenas, será realidade para todos. Tanto para os anjos como para aqueles que haverão de ser glorificados.
O mundo porvir será um mundo de bem-aventurança. A felicidade divina será a felicidade dos glorificados. A vontade de Deus estará escrita no ser. Os mandamentos não precisarão ser obedecidos, pois será a própria essência dos glorificados.  Todos subsistirão na felicidade suprema de Deus. O Porvir será um mundo de perfeição. A vontade de Deus se realizará em todos.
O Senhor Jesus veio ao mundo para fazer a vontade de Deus Pai. Ele disse que a vontade do Pai era sua comida e bebida.
A morte de Jesus na cruz foi sua submissão à vontade do pai .
Ele disse – não seja feita a minha vontade, mas a tua.
Ele morreu na cruz em obediência à vontade do Pai.
Nossa salvação aconteceu porque o Filho de Deus amou a vontade do Pai e fez toda a vontade do Pai.
Somos ordenados a desejar nós mesmos em nós fazermos a vontade de Deus.

Que no mundo nossa santidade de pensamento e comportamento seja melhor do que o melhor padrão moral de qualquer cosmovisão secular por melhor que seja.
Que a nossa visão de mundo seja considerada utopia de tão elevada que possa ser.
Que comece em você o reino de Deus e a vontade perfeita de Deus.
“ que nós não queiramos algo propriamente nosso; ao contrário disso, que seu Espírito governe o nosso coração para que, ele nos ensinando interiormente, aprendamos a amar as coisas que lhe são deleitáveis; contudo, odiando as lhe desagradam ” Calvino

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...