quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Série - Os Cinco Pontos do Calvinismo - Terceiro Ponto - Expiação Limitada.

Pregado em 22 de Julho de 2018 na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre

                   O TERCEIRO PONTO – EXPIAÇÃO LIMITADA.




          SOMENTE VAI AO FILHO, QUEM O  PAI ENVIA
Jo 6.37, 44-45.
37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

O Filho de Deus deu sua vida para redimir aqueles que lhe foram dados pelo Pai, no Pacto da Redenção.

Os Cinco Pontos do Calvinismo como é conhecido tem na Tulipa seu símbolo - Tulip em inglês. Usando as letras da Tulip chegou-se à definição de cada uma das doutrinas essenciais do calvinismo, conhecidas como - Os Cinco Pontos do Calvinismo .
Esses Cinco Pontos são:
T - Total Depravity    -  Depravação Total
U - Unconditional Election - Eleição Incondicional
L - Limited Atonement - Expiação Limitada
I - Irresistible Grace - Graça Irresistível
P - Perseverance of the Saints - Perseverança dos Santos

Quanto a maiores detalhes - ver sermão o primeiro Sermão. 

O terceiro ponto também é chamado de "redenção Particular" ou "Expiação Particular".
As Escrituram ensinam que o Filho de Deus ao vir ao mundo para dar sua própria vida, tinha vista um povo peculiar. Ele veio para salvar o seu povo.
A expectativa do Redentor será plenamente realizada, e nenhum de todos quantos o Pai lhe deu deixará de ser salvo.
“Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste” João 17.24
O salvador terá a plena recompensa por sua obediência até a morte, quando apresentar ao Pai todos os que lhe tinham sido dados no pacto da graça, para que fossem redimidos dentre todos os povos da terra.
A redenção não será universal em sua consumação, pois os redimidos sairão dentre todos o povos. Jesus morreu para salvar os escolhidos e eles serão salvos. Se ele tivesse morrido para salvar todos, todos se salvariam, ou então ele fracassaria.  
É Deus quem nos escolhe para a salvação e faz com que o Espírito Santo nos leve a crer nesta salvação.
Quando o Espírito chama alguém para crer, esta pessoa vai com certeza crer em Cristo para a salvação.
1Ts 2.13 -  Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

Vejamos quais são os ensinamentos do texto lido:

1 – O PAI DÁ ALGUMAS PESSOAS AO FILHO. v. 37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim
O pai não dá "todas" as pessoas ao Filho, mas aqueles que "são" do Filho ou para "ser" do Filho, o pai precisar dá-los ao Filho.

2 – AQUELES QUE O PAI DÁ AO FILHO, COM CERTEZA CRERÃO NO FILHO. v.37 - esse virá a mim
Se o Pai dá alguém ao Filho, é impossível que esta pessoa não creia no Filho. Esse "virá" não é uma possibilidade, mas uma certeza.

3 – AQUELES QUE CRÊEM – O FILHO NÃO DEIXARÁ QUE SE PERCAM. v.37 e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Se a certeza de fé não é apenas possiblidade, mas infalível, os que crêem não se perderão. Esta também é uma certeza. Esta certeza é baseada não na tomada de decisão do que crê. Não na fé do que crê, mas na ação do Filho que "não deixará" que se percam.

4 – NINGUÉM CRERÁ NO FILHO SE O PAI NÃO O LEVAR A CRER - . v.44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer;
A possibilidade de alguém ir ao Filho sem que o Pai o envie é uma impossibilidade. A "única" possibilidade de alguém ir ao Filho é a decisão do Pai de enviá-lo ao Filho. Olhe o termo - Ninguém - ninguém, é ninguém. Logo, não há a possibilidade de "alguém" ir ao Filho por conta própria. A não ser que o Pai leve alguém ao Filho, ninguém vai até ele.
Não sou eu que decido isso. Não é a opinião, nem a interpretação do pregador - é a afirmação de Jesus.

5 – AQUELES QUE O PAI DÁ AO FILHO, SERÃO DO FILHO PARA SEMPRE - v.44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Aqueles que o Pai dá ao Filho, serão do Filho para sempre e não há a possibilidade contrária. Este "eu o ressuscitarei" é uma afirmação concreta. 

É Deus quem escolhe as pessoas para a salvação antes de elas nascerem. Um dia o Espírito Santo chama estas pessoas para que creiam em Cristo e quando ele chamar, elas vão aceitar.
Atos 13. 46 Então, Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vós outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que nos volvemos para os gentios.
47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constituí para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até aos confins da terra. 48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.
Caso contrário, elas não aceitariam. As pessoas não conhecem a Deus e aquelas que dizem crer, elas na verdade, creem em Deus à sua maneira. Elas não querem as condições de Deus, mas querem que Deus sigam as suas condições. Quando alguém abre os olhos para a salvação é Deus quem abre seus olhos.
A salvação não é uma opção, como escolher ir ao mercado ou não. Deitar ou levantar. Comer determinada coisa ou não. A salvação é um chamado divino. Uma santa vocação.
2Tm 1.9 - que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
Somente os que se arrependem são salvos – mas ninguém se arrepende sem que Deus os leve ao arrependimento.
É Deus que salva, e somente os que Deus salva serão salvos.
Jesus morreu para salvar pecadores, mas somente pecadores que Deus convence do pecado serão salvos por Jesus.
V. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Jesus diz: Aquele que vem a mim, de modo nenhum lançarei fora – v.37.
Cristo veio com o propósito de efetivamente salvar, e não apenas de tornar possível a salvação.
A morte de Cristo foi uma expiação que teve sucesso total, não uma mera tentativa parcialmente falha.
A vontade do decreto do Pai não foi que todos se salvassem, mas que Jesus não perdesse a nenhum daqueles que o Pai lhe havia dado.
O arminianismo afirma que Cristo morreu por todos, mas não assegura a salvação de ninguém.
Quem limita portanto, a obra de Cristo no seu poder e eficácia, são os arminianos que afirmam ter Cristo morrido por todos, mas não assegura a salvação de ninguém.

Cremos que Cristo morreu para salvar aqueles que o Pai deu a ele.
 Estes são salvos. Estes têm a salvação assegurada. 
Deus os escolhe. 
Deus providência a morte de Cristo para salvar seus escolhidos.
 Ele chama seus escolhidos.
 Os escolhidos creem em Cristo.
 Os escolhidos são justificados em Cristo.
 Os escolhidos são providos de santidade para perseverar até o fim.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...