segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Série sobre o Pai Nosso - 8º Sermão - Livra-nos do mal - Exposição do Breve Catecismo - Pergunta 106

Pregado em 24 de Junho de 2018 - na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.




PERGUNTA 106. Pelo que oramos na sexta petição?
R. Na sexta petição, que é: "E não nos deixes cair em tentação", pedimos que Deus nos guarde de sermos tentados a pecar, ou nos preserve e livre, quando formos tentados.
Mt 26.41; Sl 19.13;  Jo 17.15; 1Co 10.13. 


                                A TENTAÇÃO E O MAL

Mateus 6.9-13 - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória para Sempre, amém."

Pedir a Deus para vencermos a tentação e o mal é sinal de que desejamos manter nossa fidelidade aos seus propósitos e à sua Lei.

Esta petição significa - não deixe passar por uma provação tão difícil que nos leve a falhar diante de Deus. O termo é Peirasmos – e significa tentação, prova ou teste. Deus “provou a Abraão”. Gn 22.1
Tiago nos diz que Deus a ninguém “tenta” – cada um é tentado por sua própria cobiça –Tg 1.14
Não podemos confundir tentação com provação ou tribulação.
Tentação é um teste quanto ao pecado. 
Provação é um teste quanto a fé em Deus. 
Tribulação é uma circunstância de aperto ou dificuldade.
A tentação vem do mal. Este mal pode ser o pecado ou o diabo.
A provação vem de Deus ou das circunstâncias. Na provação podemos ser tentados a pecar, por isso, a petição – Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
“Numerosas são as tentações a que estão expostos os seguidores de Jesus. Satanás os ataca de todos os lados tentando levá-los à queda. Segurança hipócrita e dúvida descrente os assedia arduamente.” Bonhoeffer
Os discípulos, cientes de suas fraquezas, não provocam as tentações – mas rogam a Deus a não por à prova sua fraca fé; rogam para que os proteja na hora da tentação. Bonhoeffer
“Deus, em verdade, não tenta ninguém; mas suplicamos nesta petição que nos guarde e preserve, para que o diabo, o mundo e nossa carne não nos enganem, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero e outras grandes infâmias e vícios; e ainda que tentados, vençamos afinal e retenhamos a vitória. Martinho Lutero.
1 Corintios 10.12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Este texto nos dá a entender que devemos pedir não que não sejamos tentados, senão que não caiamos em tentação.

1 - NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO.
Não nos deixe cair em tentação é traduzido também por “não nos induzas à tentação”. Deus não tenta ninguém, pois na Bíblia toda, o diabo é o tentador.
Davies, no comentário a Mateus, traduz como: não nos deixe sermos vitimas da tentação.
A tentação é resultado do pecado que habita em nós.
A tentação é própria da condição do pecador. Por causa de nossa condição, não obedecemos a Deus sem contínua luta, duros e árduos embates. (Calvino).
Nesta sexta petição, pedimos eu Deus não permita que cedamos a duas espécies de tentação que são acesas em nós mediante nossa própria concupiscência, ou a nós propostas por Satanás. Calvino
O fato de pedir para Deus não deixar cair em tentação – mostra também a incapacidade do livre-arbítrio. Não possuímos o livre-arbítrio como alguns pensam – caso contrário, não necessitaríamos pedir a Deus esta petição.
Portanto, jamais podemos pensar que é Deus que tenta a pessoa a pecar, mas mesmo a tentação vista deste modo, não acontece fora do controle preordenador de Deus. A tentação também está dentro da providência de Deus.
Não é Deus que está me tentando, mas Satanás, minha concupiscência ou ambos. Ainda assim, dentro da Doutrina da Providência, a tentação foi preordenada por Deus como parte de seu plano, e é Ele quem, segundo os seus propósitos sábios e soberanos, permite que ela aconteça.
"Tenta Satanás os homens não por seu próprio poder, mas com permissão de Deus, permissão que dá para que os homens sejam punidos por seus próprios pecados, quer para que sejam provados e experimentados de acordo com a misericórdia do Senhor." Agostinho

Sabendo disso, o filho de Deus, volta-se para o Pai, pedindo que ele poupe seu filho do poder aliciador de todas essas tentações. Em virtude de sua fidelidade, soberania e santidade, Deus faz com que a tentação não leve à queda, mas possa ser vencida.

2 – LIVRA-NOS DO MAL.
Livra-nos do mal. O mal é um poder atrás do qual está o maligno, por isso, há quem pense que a petição é com relação ao livramento do maligno. O termo grego – poneros – pode ser tanto o mal, como o maligno.
Vários estudiosos e tradutores afirmam que é – livra-nos do maligno.
Há quem defenda que o mal é o maligno, Satanás. Mas o mal vai além do maligno. O maligno está incluído na palavra “mal”, porquanto precisamos ser defendidos dele e de suas artimanhas. Entretanto, em nossos próprios corações também se oculta a maldade. Martyn Lloyd Jones
No mundo existe a maldade. Existe a maldade das pessoas. Existe o mal feito, o mal provocado. Existe o mal aleatório, humanamente falando.
Existe muitos males. Existe o mal no mundo. Existe o mal da maldade. Existe o mal que são os perigos que sabemos que as pessoas más fazem. Existe o mal provocado pelo estado pecaminoso do mundo. Morte, guerras, violências, etc.
Existem os males do dia. Existe o mau dia. Existe o dia mau. 
Os males do dia - são os males do cotidiano. São as contingências a que estamos sujeitos. Os males das más escolhas, dos acontecimentos que julgamos não dar certos, aquilo que não nos faz bem. Como Jesus disse "basta a cada dia o seu próprio mal".
O mau dia - É aquele que afeta nosso humor. É aquele dia que não estamos bem. Que nos desorientamos, que nos perdemos.
O dia mau - Este é o pior de todos. É o dia profético, aquele que está na Bíblia. É o dia de Efésios 6.13 - que vencemos com a "armadura de Deus."

Precisamos ser livres de todos esses aspectos do mal. Trata-se pois, de um grande pedido, de uma petição muito abrangente.
Precisamos ser livres de todos esses aspectos do mal. Trata-se pois, de um grande pedido, de uma petição muito abrangente.
Livra-nos mal – do poder da influência do mal em nós. Do poder do mal para nos torna malignos e do poder do mal para nos destruir.
Quando oramos livra-nos do mal é em todos estes sentidos. Que o Senhor nos livre do mal que o mal que está em nós poder fazer.
Que o Senhor nos livre do mal que o maligno pode nos trazer.
Que o Senhor nos livre do maligno e do mal que ele pode nos fazer.
Que o Senhor nos livre do mal que há no mundo e dos perigos que estamos expostos.
Que o Senhor nos livre do mal e da maldade que pode ser feita.
A cruz é a resposta de Deus ao mal. Na morte de Cristo na cruz, o mal e mau são vencidos. O mal foi feito a Jesus, por homens maus. O mal e o maligno são vencidos na cruz.
Não que a morte de Jesus tenha extinguido o mal, o maligno e a maldade, mas potencialmente os expôs e colocou um prazo de validade quanto às suas ações no mundo.
APLICAÇÕES
1 – Precisamos fazer esta petição todos os dias, pois o mal, a maldade e o maligno são realidades a que estamos expostos.
2 – Eu e você precisamos fazer esta petição todos os dias, pois existe um mal em nosso ser, que é nossa própria concupiscência e este é o maior mal que precisamos ser livres.
3 – Eu e você precisamos fazer esta petição todos dos dias, porque o maligno é real e está pronto pra nos devorar e destruir.
4 – Eu e você precisamos fazer esta petição todos os dias, porque o mundo é mau, existem males e eles podem nos atingir.
5 – Eu e você precisamos fazer esta petição todos os dias, porque, assim reconhecemos nossa dependência da soberania de Deus e do cuidado de Deus por nós.
6 – Eu e você, precisamos fugir daquelas situações em que a oportunidade de pecar se oferece a nós.
Ao orar – Livra-nos do mal – estamos pedindo que Deus nos livre de todos estes tipos de males.
Jesus morreu na cruz para vencermos o mal. Ele sofreu o maior mal de todos. Ele sofreu na cruz para que pudéssemos fazer esta oração – pois por meio de Jesus, Deus pode atender nossa oração – oração que ele mesmo nos ensinou a fazer.


Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...