sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Série sobre o Pai Nosso - 4º Sermão - Venha o Teu Reino - Exposição do Breve Catecismo - Pergunta 102

Pregado em 27 de maio de 2018 - na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.




PERGUNTA 102. Pelo que oramos na segunda petição?
R. Na segunda petição, que é: "Venha o Teu reino", pedimos que o reino de Satanás seja destruído e que o reino da graça seja adiantado; que nós e os outros a ele sejamos guiados e nele guardados, e que cedo venha o reino da glória.

          A SEGUNDA PETIÇÃO – VENHA O TEU REINO.
Mateus 6.9-13 - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória, para sempre. Amém
O Reino de Deus é o exercício de sua soberania em todas as esferas do tempo e do espaço
Esta segunda petição deve retrair-nos das corrupções do mundo, as quais nos separam de Deus, de sorte que dentro de nós não cresça seu reino; ao mesmo tempo, deve inflamar-se o zelo pela mortificação da carne; finalmente, nos ensina a suportar a cruz, quando, deste modo, Deus quer que seu reino seja propagado. Calvino
Esta é a condição do Reino de Deus: que enquanto nos submetemos à sua justiça, nos tornemos participantes de sua glória.  Calvino
Esta petição é a mais grandiosa de todas as petições. Em primeiro lugar é o reconhecimento da Soberania de Deus e de seu domínio sobre todo o universo. 2Crônicas 29.11,12
 O Reino de Deus é seu domínio sobre as nações, ou seu direito de domínio sobre tudo e sobre todos. O Reino de Deus, é Deus agindo na história e a conduzindo para o seu fim determinado para a glória do seu nome. *Salmo 99
O Reino de Deus, portanto, é seu governo sobre o mundo, mas não apenas sobre o mundo, e sim sobre céus e terra.
Com efeito, não se diz aqui Venha o teu Reino como se Deus não reinasse agora. Não se diz aqui Venha no sentido de vir a terra, como se ele não reinasse nela desde o começo do mundo. Agostinho
Venha, é no sentido de “manifeste-se aos homens”. Assim como a luz está ausente para os cegos e para os que fecham os olhos, assim também o Reino de Deus, embora nunca se ausente da terra, está porém ausente para os que o ignoram. Agostinho
O Reino não é a igreja, mas a igreja faz parte do Reino. Na verdade a igreja é o reino, porque faz parte do Reino. A igreja é onde Deus manifesta as leis e a vida do Reino.
Quando oramos – Venha o teu Reino estamos pedindo que:
Mas, se Deus governa, porque as pessoas não se curvam perante ele, não lhe obedecem e não lhe rendem culto? Porque, mesmo cristãos, aqueles que supostamente deveriam estar vivendo de acordo com as leis e padrões do Reino não vivem de tal forma? A resposta é o pecado. Pecadores são atraídos por outro reino que faz parte do Reino de Deus, mas se opõe à ele – que é o Reino das Trevas. O Diabo é quem governa neste reino, que é um reino que faz parte do Reino de Deus. O Reino das Trevas não é igual em poder ao Reino de Deus. O Deus soberano é soberano até sobre o “senhor do reino das trevas” e também é Senhor sobre os súditos do Reino das Trevas. Deus governa até as sombras.
Colossenses 1.12-14 - dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz. 13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Mas o governo de Deus no mundo se torna real na vida daqueles que foram comprados pela morte de Cristo na cruz.
*Deus reina onde os homens, tanto pela negação de si mesmos, quanto pelo desprezo do mundo e da vida terrena, se submetam à sua justiça, a fim de aspirarem à vida celestial – Calvino

Desde que Jesus morreu na cruz, o reino de Deus passa a se tornar o Reino de seu Filho (Sl 2 e 110). O Evangelho é o instrumento de conquista do Reino.
Orar – Venha o Teu Reino – é orar pelo avanço do Evangelho no mundo.
Há diferenças no entendimento sobre o que seja o Reino.
Na visão pré-milenista – O Reino de Deus se concretizará em um governo futuro de Cristo na Terra. Cristo governará politicamente por mil anos na Terra.
Na Visão Amilenista – Cristo governa agora por na igreja, governa na vida daqueles que já estão com o Senhor e governará definitivamente na sua Vinda Futura, quando estabelecerá seu governo eterno. Cristo já governa, mas ainda não plenamente, o que só acontecerá no futuro.
Na Visão Pós-Milenista – Deus governa o mundo e a igreja é seu instrumento de conquista por meio do Evangelho. O Evangelho cresce de forma progressiva até que em todas as nações pessoas reconheçam a soberania de Deus e este conhecimento de Deus por meio de Cristo afetará positivamente as nações do mundo levando-as a transformação em todas as áreas.
Este avanço do Evangelho se dará até que Cristo Venha e estabeleça uma Nova Terra onde habitará a Justiça, a retidão e a perfeição total dos santos.
Deve-se almejar que aconteça cada dia que de todos os rincões do mundo, Deus junte a si suas igrejas, as propague e as faça aumentar em número, as sature de suas dádivas, estabeleça nelas ordem legitima. Em contraposição, que prostre a todos os inimigos da são doutrina e religião, lhes disse os conselhos, lança abaixo deus planos. Calvino
Aquele que ora – Venha o Teu Reino – deve também saber as implicações do que é o Reino, do que é viver os padrões do Reino.  Os crentes não têm noção do que isto significa.

Esta segunda petição deve retrair-nos das corrupções do mundo, as quais nos separam de Deus, de sorte que dentro de nós não cresça seu reino; ao mesmo tempo, deve inflamar-se o zelo pela mortificação da carne; finalmente, nos ensina a suportar a cruz, quando, deste modo, Deus quer que seu reino seja propagado. Calvino
Vive os padrões do Reino de Deus e pode orar – Venha o Teu Reino – aqueles que vivem para a glória de Deus, se submetendo aos padrões do Reino.
Esta é a condição do Reino de Deus: que enquanto nos submetemos à sua justiça, nos tornemos participantes de sua glória.  Calvino
Portanto esta petição tem pelo menos quatro aspectos;
1 – VENHA O TEU REINO – É o Desejo dos Santos.
“Assim como o nome de Deus é santo em si mesmo e assim mesmo pedimos que seja santo entre nós, da mesma forma também o seu reino vem por sim mesmo, sem as nossas petições, e contudo pedimos  que venha a nós, isto é, que atue entre nós e junto a nós, de sorte que também sejamos parte daqueles entre os quais o seu nome é santificado e seu reino está em vigor. Lutero
2 – VENHA O TEU REINO – Que o Evangelho seja pregado ao mundo.
Quando oramos Venha o Teu Reino, estamos em primeiro lugar reconhecendo que o Filho de Deus Veio ao mundo. “O que significa o Reino de Deus? Resposta: outra coisa não é senão o que ouvimos no Credo: que Deus enviou ao mundo a Cristo, seu Filho, nosso Senhor, para que redimisse e libertasse do poder do Diabo e nos levasse a ele e nos governasse como rei da justiça, da vida, da bem-aventurança, contra o pecado, a morte e a má consciência.” Lutero
“Quando oramos Venha o Teu Reino, estamos orando pelo sucesso do Evangelho, em sua amplitude e poder; estamos orando pela conversão de homens e mulheres; estamos orando para que o reino de Deus tome conta da Europa, das Américas, da Ásia, da África e da Oceania, ou seja, do mundo inteiro. Venha o Teu Reino é uma oração missionária toda-inclusiva.” Martyn Lloyd Jones
3 – VENHA O TEU REINO – Que a igreja ocupe seu lugar no mundo.
É uma oração para que haja mais cristãos bíblicos no mundo.
"O reino avançará principalmente pela operação do Espírito na vida de cristãos crescentemente santificados, que guardam a lei, que praticam sua fé na família, trabalho, escola, igreja e em todas as áreas de suas vidas.
Os pais inculcam a fé cristã ortodoxa em suas famílias. Os pastores conduzem o seu rebanho à maior obediência. Os educadores instruem seus alunos em termos de um sistema de vida cristão abrangente. As igrejas revivem o diaconato e cuidam dos doentes, dos necessitados, das viúvas e dos órfãos. Os médicos cristãos praticam o ofício divino de cura natural (algumas vezes, talvez, sobrenatural) ao seguir a lei de Deus e os produtos da graça comum de Deus. Os empresários produzem riqueza começando novos negócios que beneficiam a outros. E assim por diante em todas as esferas." P.Andrew Sandlin 
Imagine se os cristãos começassem a viver a vida cristã verdadeira. A ensinar e a viver os Dez Mandamentos, a observar o dia Senhor, a ensinar o Credo, a viver os preceitos bíblicos. O reino de Deus se estenderia das famílias cristãs para outras famílias.
4 – VENHA O TEU REINO –  Desejo pela Vinda Futura do Senhor em glória e a ressurreição dos mortos.
Credo Apostólico - Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa igreja católica, na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.
Credo Niceno
“...se fez homem, e por nossa causa foi crucificado, e ressurgiu de novo ao terceiro dia segundo as Escrituras, e subiu ao Céu e está sentado à mão direita do Pai, e virá de novo em sua glória para julgar os vivos e os mortos, e cujo Reino não terá fim; E no Espírito Santo, Senhor que dá vida, que procede do Pai e do Filho, e que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, e que falou pelos profetas; e numa igreja una, santa, católica e apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados; e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo por vir. Amém"
Duas coisas movem os cristãos e a igreja – O desejo pelo avanço do Evangelho e o desejo pela Segunda Vinda de Cristo.
O cristão é movido pela paixão pelo Evangelho e pela esperança da Vinda do Senhor.
Oremos – Venha o Teu Reino – vamos viver para a glória de Deus em todas as áreas da nossa vida.
Oremos – Venha o Teu Reino – Vamos pregar o Evangelho com toda a paixão possível.
Oremos – Venha o Teu Reino – Vamos viver a igreja como fomos chamados a fazer.
Oremos – Venha o Teu Reino – Vamos aguardar a Vinda do Senhor, vivendo a graça de Deus hoje.
Na segunda petição, que é: "Venha o Teu reino", pedimos que o reino de Satanás seja destruído e que o reino da graça seja adiantado; que nós e os outros a ele sejamos guiados e nele guardados, e que cedo venha o reino da glória.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...