Pregado na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada - Porto Alegre.
Em 29 de abril de 2018
PERGUNTA 92. Que é um sacramento?
R. Um sacramento é uma santa ordenança, instituída por Cristo, na
qual, por sinais sensíveis, Cristo e as bênçãos do novo pacto são representadas,
seladas e aplicadas aos crentes.
PERGUNTA 93. Quais são os sacramentos do Novo Testamento?
R. Os sacramentos do Novo Testamento são o Batismo e a Ceia do
Senhor.
PERGUNTA 94. Que é o Batismo?
R. O Batismo é o sacramento no qual o lavar com água em nome do
Pai, do Filho e do Espírito Santo significa e sela a nossa união com Cristo, a
participação das bênçãos do pacto da graça, e a promessa de pertencermos ao
Senhor.
PERGUNTA 95. A quem deve ser ministrado o Batismo?
R. O Batismo não deve ser ministrado àqueles que estão fora da
igreja visível, enquanto não professarem sua fé em Cristo e obediência a Ele;
mas os filhos daqueles que são membros da igreja visível devem ser batizados.
O PRIMEIRO SACRAMENTO - O BATISMO.- Colossenses 2.11-13
Colossenses 2.11 Nele, também fostes
circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da
carne, que é a circuncisão de Cristo,
12 tendo sido sepultados, juntamente com ele,
no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de
Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas
transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com
ele, perdoando todos os nossos delitos;
Assim como a circuncisão era o sinal do pacto na antiga
Dispensação, o batismo é o sinal do pacto na nova Dispensação do Pacto, a Nova
Aliança.
A circuncisão foi instituída por Deus como um selo da aliança entre Deus e seu povo
(Gn 17.9-14).
A circuncisão era o sinal do Pacto Antigo com
os israelitas. Simbolizava a inclusão na comunidade da aliança pela iniciativa
da graça de Deus. Todos os recém nascidos deveriam ser circuncidados e se algum
adulto, não israelita desejasse fazer parte do povo da aliança, deveria ser
circuncidado também. Cada menino recém nascido que era circuncidado, a aliança
sendo crida e praticada.
I - O BATISMO, SUBSTITUI A CIRCUNCISÃO
No início do cristianismo, os primeiros
cristãos eram israelitas e o batismo passou a ser o sinal de inclusão na fé. A
circuncisão era tipo do que seria cumprido na Nova Aliança. Ela representava a
necessidade de purificação e a pureza. A
circuncisão não era mais necessária, porque na Nova Aliança, esta purificação
seria por meio da aplicação da obra de Cristo pelo Espírito Santo, que operaria
no novo nascimento.
Tudo o que a circuncisão tipificava, o batismo
cumpre.
Alguns mestres cristãos vindos do judaísmo não
entendiam isso e continuavam insistindo que a circuncisão era necessária para a
salvação. É neste e por esta situação que o apóstolo Paulo esclarece que o
batismo tomou o lugar da circuncisão como sinal da aliança – por que o batismo
cumpre os propósitos da circuncisão e aumenta sua inclusão para todos os povos.
Ele diz – vocês já foram circuncidados. Quando? No novo nascimento. Em que ocasião? Na
circuncisão de Cristo. Em que situação, qual o sinal visível? No batismo.
Vamos ler novamente o
texto - Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no
despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, 12 tendo
sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes
ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos
Ele está dizendo que houve
uma circuncisão que foi obra do Espírito – “Não por intermédio de mãos” – A
anterior era uma pequena circurgia.
Ela é interna, no coração, no
interior – “despojamento
do corpo da carne” – a anterior era remoção de pele.
Ela é por meio de Cristo, para inclusão na igreja - é
a circuncisão de Cristo – a anterior era inclusão numa nação.
II - O BATISMO É O NOVO
SINAL DO PACTO
A clara indicação é que a circuncisão tomou o lugar da
circuncisão.
O capítulo 4 de Romanos
diz que Abraão recebeu a justificação pela fé e o sinal da justificação era
circuncisão - "recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve
quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora
não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça" (Rm 4.11)
O capitulo 5 de Romanos é
uma defesa da justificação pela fé, para no Capítulo 6 ele afirmar que agora
esta justiça tem no batismo o seu sinal do pacto. Vejamos o texto mais completo
sobre o significado do batismo em Rm
6.3-8 - 3 porventura, ignorais que
todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como
Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também
andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança
da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,
6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que
o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;
7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já
morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos
Assim, o que é dito em Romanos 4.11 como sendo um sinal e selo do
Pacto para Abraão, é válido também para
o batismo em Rm 6 – pois é o texto da sequência do raciocínio e do argumento.
No texto de Colossenses, o batismo é especificamente um sinal e selo de ter
sido sepultado e ressuscitado com Cristo. É um sinal e selo da união com
Cristo, da entrada no seu pacto, da inclusão no corpo de Cristo, a igreja.
O que o Apóstolo Paulo está dizendo é – Na experiência do batismo,
vocês receberam o sinal e o selo desta maravilhosa transformação produzida pelo
Espírito no coração.
III - O BATISMO É O NOVO SINAL DE
INCLUSÃO NO PACTO
A conversão é a nova vida, pois antes da conversão o estado
espiritual é de morte – v.13 - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas
transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com
ele, perdoando todos os nossos delitos;
A conversão é a nova vida em Cristo.
A “incircuncisão da carne” v.13 ou “o corpo da carne” v.11, é o estado de culpa
e condenação, a condição pecaminosa do pecador.
O batismo, é portanto o sinal do
pacto na Nova Aliança. A implicação
disso é clara. Todos os que pertencem ao Novo Pacto devem ser batizados.
Jesus disse: Ide por todo o mundo,
fazei discípulos de todas as nações. Quem crer e for batizado será salvo, quem
não crer será condenado.
O batismo era para incluir as pessoas
no pacto.
Outra implicação é que como no Antigo
Pacto, toda a família era incluída como sinal da graça de Deus – muito mais
graça há na Nova Aliança. Se os filhos eram incluídos na Antiga Aliança,
obviamente, na Aliança da graça os filhos devem ser incluídos.
A casa toda deve fazer
parte da Aliança. Josué 24.15 - se vos parece mal servir ao SENHOR,
escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que
estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu
e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Salmos 115.10 - A casa de Arão confia no
SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.
Atos 16.31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua
casa. 32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.
33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos
açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.
Atos 18.8 - Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua
casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.
Eu e minha casa no Antigo Testamento ou no Novo
tem o mesmo sentido, as mesmas implicações e as mesmas consequências, pois é um
Bíblia só. Josué incluiu sua casa e isso incluía os filhos necessariamente. Não
podemos mudar este sentido no Novo Testamento.
CATECISMO
DE HEIDELBERG
Pergunta
74. As crianças pequenas devem ser batizadas?
R. Devem,
sim, porque tanto as crianças como os adultos pertencem à aliança de Deus e à
sua igreja. Também a elas como aos adultos são prometidos, no sangue de Cristo,
a salvação do pecado e o Espírito Santo que produz a fé.
Por isso,
as crianças, pelo batismo como sinal da aliança, devem ser incorporadas à
igreja cristã e distinguidas dos filhos dos incrédulos. Na época do Antigo
Testamento se fazia isto pela circuncisão. No Novo Testamento foi instituído o
batismo, no lugar da circuncisão.
Quando Deus fez seu pacto com Abraão, os filhos
foram incluídos. Nos seus aspectos espirituais, esse pacto continuou e continua
na Nova Aliança. Este é o tema de Gálatas. Somos herdeiros da bênção de Abraão
por causa do pacto que Deus fez com ele.
Portanto, os filhos ainda estão incluídos e ainda devem receber o sinal
que na presente dispensação do Pacto é o batismo. É certo que Deus não é menos
generoso com os filhos agora do que foi na antiga dispensação do Pacto. É certo
que a Nova Aliança é ainda mais generosa com os filhos do que a Antiga. É certo
que a família da Aliança agora, está muito mais plena de graça e benefícios do
que na Antiga Aliança.
Tão maiores são os benefícios da Nova Aliança
que o sinal do Pacto era apenas para os homens, na Nova Aliança, ele se estende
à toda todos os povo e à toda a família de cada povo.
Gálatas 3 24 De maneira que a lei nos serviu
de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos
subordinados ao aio.
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante
a fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em
Cristo de Cristo vos revestistes.
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego;
nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em
Cristo Jesus.
29 E, se sois de Cristo, também sois
descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
IV - O BATISMO
COMO SINAL DO NOVO PACTO, SINALIZA OS MAIORES BENEFÍCIOS DO NOVO PACTO.
A família é a família da aliança e toda a
família pertence a Deus. Se a família era incluída na Antiga Aliança, onde está
o fundamento para dizer o contrário na Nova Aliança?
O que
fundamenta a administração do batismo às crianças é sua instituição divina,
pois os benefícios da Aliança são destinadas aos crentes e aos seus filhos
também.
É um grande ranço doutrinário negar o batismo
das crianças por textos que supostamente provariam isto como – quem crer e for
batizado – uma vez no anuncio do Evangelho a pessoa ainda não crê e tem
necessidade de professar a fé para tornar-se cristã. Uma vez que a pessoa crê e
é batizada, ela se torna cristã. Seus filhos já nascem na família da fé. Já
pertencem à aliança, logo este texto não se aplica mais à eles – pois desde
bebês serão ensinados sobre a fé.
E quem não tem condições de professar a fé –
como filhos deficientes ou incapazes – será negado o batismo e seus benefícios
que ele tipifica à eles?
O texto usado diz – quem crer e for batizado
será salvo e quem não crer será condenado. As crianças são incapazes de exercer tanto fé como
arrependimento, eles não são sujeitos apropriados do batismo. Elas não têm
condições de serem batizadas, dizem.
Mas isso é um
grande sofisma, veja, a Escritura requer fé e arrependimento de adultos para o batismo;
mas como as crianças não podem exercer nenhum dos dois, eles não podem
ser batizados. A falácia reside no fato que a premissa é sobre adultos, mas a conclusão é
sobre as crianças.
Ora, com este argumento se a Escritura requer fé e
batismo de adultos para
que sejam salvos, como as crianças não
podem exercer essas coisas, eles serão condenadas?
E o texto que diz – quem não trabalhe, não coma – se aplica também
às crianças e aos incapazes?
Os filhos são presentes de Deus, herança do Senhor.
Elas são formadas por Deus no ventre da mãe.
Deus nos confia filhos, para que façamos deles discípulos do
Senhor.
Batizemos nossos filhos incluindo eles no sacramento que é o selo
de inclusão na Aliança.
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