segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Sermão sobre os Sacramentos - O Batismo - Exposição do Breve Catecismo - perguntas 92 a 95


Pregado na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada - Porto Alegre.
Em 29 de abril de 2018



PERGUNTA 92. Que é um sacramento?
R. Um sacramento é uma santa ordenança, instituída por Cristo, na qual, por sinais sensíveis, Cristo e as bênçãos do novo pacto são representadas, seladas e aplicadas aos crentes.
PERGUNTA 93. Quais são os sacramentos do Novo Testamento?
R. Os sacramentos do Novo Testamento são o Batismo e a Ceia do Senhor.
PERGUNTA 94. Que é o Batismo?
R. O Batismo é o sacramento no qual o lavar com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo significa e sela a nossa união com Cristo, a participação das bênçãos do pacto da graça, e a promessa de pertencermos ao Senhor.
PERGUNTA 95. A quem deve ser ministrado o Batismo?
R. O Batismo não deve ser ministrado àqueles que estão fora da igreja visível, enquanto não professarem sua fé em Cristo e obediência a Ele; mas os filhos daqueles que são membros da igreja visível devem ser batizados.

O PRIMEIRO SACRAMENTO  -  O BATISMO.- Colossenses 2.11-13
Colossenses 2.11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,
12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;

Assim como a circuncisão era o sinal do pacto na antiga Dispensação, o batismo é o sinal do pacto na nova Dispensação do Pacto, a Nova Aliança.

A circuncisão foi instituída por Deus  como um selo da aliança entre Deus e seu povo (Gn 17.9-14).
A circuncisão era o sinal do Pacto Antigo com os israelitas. Simbolizava a inclusão na comunidade da aliança pela iniciativa da graça de Deus. Todos os recém nascidos deveriam ser circuncidados e se algum adulto, não israelita desejasse fazer parte do povo da aliança, deveria ser circuncidado também. Cada menino recém nascido que era circuncidado, a aliança sendo crida e praticada.
I - O BATISMO, SUBSTITUI A CIRCUNCISÃO
No início do cristianismo, os primeiros cristãos eram israelitas e o batismo passou a ser o sinal de inclusão na fé. A circuncisão era tipo do que seria cumprido na Nova Aliança. Ela representava a necessidade de purificação e a pureza.  A circuncisão não era mais necessária, porque na Nova Aliança, esta purificação seria por meio da aplicação da obra de Cristo pelo Espírito Santo, que operaria no novo nascimento.
Tudo o que a circuncisão tipificava, o batismo cumpre.
Alguns mestres cristãos vindos do judaísmo não entendiam isso e continuavam insistindo que a circuncisão era necessária para a salvação. É neste e por esta situação que o apóstolo Paulo esclarece que o batismo tomou o lugar da circuncisão como sinal da aliança – por que o batismo cumpre os propósitos da circuncisão e aumenta sua inclusão para todos os povos.
Ele diz – vocês já foram circuncidados. Quando?  No novo nascimento. Em que ocasião? Na circuncisão de Cristo. Em que situação, qual o sinal visível? No batismo.
Vamos ler novamente o texto - Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, 12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos
Ele está dizendo que houve uma circuncisão que foi obra do Espírito – “Não por intermédio de mãos” – A anterior era uma pequena circurgia.
Ela é interna, no coração, no interior – “despojamento do corpo da carne” – a anterior era remoção de pele.
Ela é por meio de Cristo, para inclusão na igreja - é a circuncisão de Cristo – a anterior era inclusão numa nação.

II - O BATISMO É O NOVO SINAL DO PACTO
A clara indicação é que a circuncisão tomou o lugar da circuncisão.
O capítulo 4 de Romanos diz que Abraão recebeu a justificação pela fé e o sinal da justificação era circuncisão - "recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça" (Rm 4.11)
O capitulo 5 de Romanos é uma defesa da justificação pela fé, para no Capítulo 6 ele afirmar que agora esta justiça tem no batismo o seu sinal do pacto. Vejamos o texto mais completo sobre o significado do batismo em Rm 6.3-8 -  3 porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos
Assim, o que é dito em Romanos 4.11 como sendo um sinal e selo do Pacto  para Abraão, é válido também para o batismo em Rm 6 – pois é o texto da sequência do raciocínio e do argumento. No texto de Colossenses, o batismo é especificamente um sinal e selo de ter sido sepultado e ressuscitado com Cristo. É um sinal e selo da união com Cristo, da entrada no seu pacto, da inclusão no corpo de Cristo, a igreja.
O que o Apóstolo Paulo está dizendo é – Na experiência do batismo, vocês receberam o sinal e o selo desta maravilhosa transformação produzida pelo Espírito no coração.  

III - O BATISMO É O NOVO  SINAL DE INCLUSÃO NO PACTO
A conversão é a nova vida, pois antes da conversão o estado espiritual é de morte – v.13 - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;
A conversão é a nova vida em Cristo. A “incircuncisão da carne” v.13 ou “o corpo da carne” v.11, é o estado de culpa e condenação, a condição pecaminosa do pecador.
O batismo, é portanto o sinal do pacto na  Nova Aliança. A implicação disso é clara. Todos os que pertencem ao Novo Pacto devem ser batizados.
Jesus disse: Ide por todo o mundo, fazei discípulos de todas as nações. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado.
O batismo era para incluir as pessoas no pacto.
Outra implicação é que como no Antigo Pacto, toda a família era incluída como sinal da graça de Deus – muito mais graça há na Nova Aliança. Se os filhos eram incluídos na Antiga Aliança, obviamente, na Aliança da graça os filhos devem ser incluídos.
A casa toda deve fazer parte da Aliança. Josué 24.15 - se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Salmos 115.10 - A casa de Arão confia no SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo.
Atos 16.31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.
Atos 18.8 - Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.
Eu e minha casa no Antigo Testamento ou no Novo tem o mesmo sentido, as mesmas implicações e as mesmas consequências, pois é um Bíblia só. Josué incluiu sua casa e isso incluía os filhos necessariamente. Não podemos mudar este sentido no Novo Testamento.
CATECISMO DE HEIDELBERG
Pergunta 74. As crianças pequenas devem ser batizadas?
R. Devem, sim, porque tanto as crianças como os adultos pertencem à aliança de Deus e à sua igreja. Também a elas como aos adultos são prometidos, no sangue de Cristo, a salvação do pecado e o Espírito Santo que produz a fé.
Por isso, as crianças, pelo batismo como sinal da aliança, devem ser incorporadas à igreja cristã e distinguidas dos filhos dos incrédulos. Na época do Antigo Testamento se fazia isto pela circuncisão. No Novo Testamento foi instituído o batismo, no lugar da circuncisão.
Quando Deus fez seu pacto com Abraão, os filhos foram incluídos. Nos seus aspectos espirituais, esse pacto continuou e continua na Nova Aliança. Este é o tema de Gálatas. Somos herdeiros da bênção de Abraão por causa do pacto que Deus fez com ele.  Portanto, os filhos ainda estão incluídos e ainda devem receber o sinal que na presente dispensação do Pacto é o batismo. É certo que Deus não é menos generoso com os filhos agora do que foi na antiga dispensação do Pacto. É certo que a Nova Aliança é ainda mais generosa com os filhos do que a Antiga. É certo que a família da Aliança agora, está muito mais plena de graça e benefícios do que na Antiga Aliança.
Tão maiores são os benefícios da Nova Aliança que o sinal do Pacto era apenas para os homens, na Nova Aliança, ele se estende à toda todos os povo e à toda a família de cada povo.
Gálatas 3 24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.
26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.
28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

IV - O  BATISMO COMO SINAL DO NOVO PACTO, SINALIZA OS MAIORES BENEFÍCIOS DO NOVO PACTO.
A família é a família da aliança e toda a família pertence a Deus. Se a família era incluída na Antiga Aliança, onde está o fundamento para dizer o contrário na Nova Aliança?
 O que fundamenta a administração do batismo às crianças é sua instituição divina, pois os benefícios da Aliança são destinadas aos crentes e aos seus filhos também.
É um grande ranço doutrinário negar o batismo das crianças por textos que supostamente provariam isto como – quem crer e for batizado – uma vez no anuncio do Evangelho a pessoa ainda não crê e tem necessidade de professar a fé para tornar-se cristã. Uma vez que a pessoa crê e é batizada, ela se torna cristã. Seus filhos já nascem na família da fé. Já pertencem à aliança, logo este texto não se aplica mais à eles – pois desde bebês serão ensinados sobre a fé.
E quem não tem condições de professar a fé – como filhos deficientes ou incapazes – será negado o batismo e seus benefícios que ele tipifica à eles?
O texto usado diz – quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado. As crianças  são incapazes de exercer tanto fé como arrependimento, eles não são sujeitos apropriados do batismo. Elas não têm condições de serem batizadas, dizem.
Mas isso é um grande sofisma, veja,  a  Escritura requer fé e arrependimento de adultos para o batismo; mas como as crianças  não podem exercer nenhum dos dois, eles não podem ser batizados. A falácia reside no fato que a premissa é sobre adultos, mas a conclusão é sobre as crianças.
Ora, com este argumento se a Escritura requer fé e batismo de adultos para que sejam salvos,  como as crianças não podem exercer essas coisas, eles serão condenadas?
E o texto que diz – quem não trabalhe, não coma – se aplica também às crianças e aos incapazes?
Os filhos são presentes de Deus, herança do Senhor.
Elas são formadas por Deus no ventre da mãe.
Deus nos confia filhos, para que façamos deles discípulos do Senhor.
Batizemos nossos filhos incluindo eles no sacramento que é o selo de inclusão na Aliança.



Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...