quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Série - Os Cinco Pontos do Calvinismo - Quarto Ponto - Graça Irresistível


O QUARTO PONTO - A GRAÇA IRRESISTÍVEL.



A GRAÇA IRRESISTÍVEL E O CHAMADO PARA SALVAÇÃO - Jo 6.37, 44-45.

37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.

- É Deus quem nos escolhe para a salvação e faz com que o Espírito Santo nos leve a crer nesta salvação.

A graça irresistível se manifesta no chamado dos escolhidos para a salvação. Porque - chamado eficaz – significa que quando o Espírito chama alguém para crer, esta pessoa vai com certeza crer em Cristo para a salvação.

1Ts 2.13 -  Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

O texto nos diz 4 coisas importantes sobre a vocação eficaz ou chamado eficaz:

1 – O Pai dá algumas pessoas ao Filho. 37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim

2 – Aqueles que o Pai dá ao Filho, com certeza crerão no Filho. 37 - esse virá a mim

3 – Aqueles que creem – o Filho não deixará que se percam. 37 e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

4 – Ninguém crerá no Filho se o Pai não o levar a crer - . 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer;

5 – Aqueles que o Pai dá ao Filho, serão do Filho para sempre - 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Diante disso somos chamados a entender a Graça Irresistível.


- I - 
 A GRAÇA É IRRESISTÍVEL QUANDO ACONTECE A CHAMADA EFICAZ DOS ESCOLHIDOS PARA A SALVAÇÃO.
O que o Espírito Santo faz é levar a pessoa ao arrependimento e à salvação.
É Deus quem escolhe as pessoas para a salvação antes de elas nascerem. Um dia o Espírito Santo chama estas pessoas para que creiam em Cristo e quando ele chamar, elas vão aceitar. Caso contrário, elas não aceitariam. As pessoas não conhecem a Deus e aquelas que dizem crer, elas na verdade, creem em Deus à sua maneira. Elas não querem as condições de Deus, mas querem que Deus sigam as suas condições. Quando alguém abre os olhos para a salvação é Deus quem abre seus olhos.
A salvação não é uma opção, como escolher ir ao mercado ou não. Deitar ou levantar. Comer determinada coisa ou não. A salvação é um chamado divino. Uma santa vocação.
2Tm 1.9 - que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
Esta é uma fé fundamental para o cristão reformado. Este é um dos pontos do calvinismo.
A Chamada eficaz ou vocação eficaz faz parte da visão de salvação – soteriologia – da fé reformada. Ela deriva da verdade da eleição incondicional – É Deus quem nos salva. Os salvos são escolhidos desde a eternidade. E faz parte da graça irresistível – É Deus quem chama os escolhidos. Os que ele chama com certeza serão salvos. Ele vêm à Cristo com certeza. É um chamado à alma. É uma santa vocação. É um chamado irresistível.
Diante deste texto afirmamos o que o texto afirma:
- II - 
A GRAÇA É IRRESISTÍVEL NA CHAMADA EFICAZ. OS QUE O ESPÍRITO CHAMA, COM CERTEZA VÊM A CRISTO.
O chamado eficaz torna o evangelho eficaz. Faz a graça prevalecer. Faz a graça ser soberana. Faz a graça ser eficaz para salvar. A graça eficaz, que faz o evangelho prevalecer e tudo isso acontece porque o Espírito Santo que é Deus, chama o pecador para a salvação e este chamado é irresistível. Ninguém pode resistir ao chamado do Espírito Santo.
Fp 2.13 - porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Este chamado de Deus que o Espírito Santo faz, é irresistível, por isso a graça é chamada de graça irresistível. Não é uma imposição, algo que violenta a vontade humana, mas que prevalece de forma irresistível.
 O chamado é tão forte, tão poderoso que não há como resistir.
- III– 
A GRAÇA É IRRESITÍVEL NA CHAMADA EFICAZ. QUANDO O ESPÍRITO SANTO CHAMA OS ESCOLHIDOS E OS ESCOLHIDOS OUVEM O CHAMADO DO ESPÍRITO SANTO.
Antes de você nascer, Deus já tinha te escolhido. Antes do mundo existir, Deus já escolheu os salvos. Agora o Espírito Santo chama estes escolhidos. Se uma pessoa está na igreja, está salva, é porque Deus a escolheu.
Os que Deus escolheu, o Espírito Santo chama e com certeza, esta pessoa será salva. O Espírito Santo não faz apenas um convite como quem bate na porta. Ele também não envia um convite deixando a pessoa a vontade para aceitar a Cristo ou não. Ele leva a pessoa a ter fé em Cristo, a crer no evangelho.
Isto se chama “vocação eficaz”, “chamado eficaz” – quer dizer que é um chamado irresistível. Um chamado tão forte que a pessoa não consegue dizer não. Todos os que recebem este chamado vêm. Todos os que são chamados passam a fazer parte de um corpo, a Igreja, o povo de Jesus. O povo que pertence a Deus.
Pergunta 31 do Breve Catecismo - Que é vocação eficaz?
R. Vocação eficaz é a obra do Espírito Santo, pela qual, convencendo-nos do nosso pecado, e da nossa miséria, iluminando nossos entendimentos pelo conhecimento de Cristo, e renovando a nossa vontade, nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho.
Veja o texto
1Ts 2.13 -  Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

- IV – A GRAÇA É IRRESISTÍVEL NA CHAMADA EFICAZ.  É O CHAMADO NÃO APENAS PARA O INÍCIO DA SALVAÇÃO, MAS PARA A SALVAÇÃO ATÉ O FIM.
V. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Esta é também a afirmação do 5º Ponto do calvinismo – a Perseverança dos Santos. Esta é a segurança da salvação. Jesus diz: Aquele que vem a mim, de modo nenhum lançarei fora – v.37.
Ele afirma também “eu o ressuscitarei no último dia.” Esta é a doutrina da perseverança na santidade ou perseverança dos santos. Deus chama para a salvação e capacita o cristão de tal forma que ele persevera salvo até o fim. Aquele que é salvo não se perderá finalmente.

Por isso, cristão – Foi Deus quem te chamou.
Por isso, cristão – Você pertence a Cristo.
Por isso, cristão – Isto significa ser salvo.
Por isso, cristão – Vocês está apto a perseverar até o fim.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...