sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Série sobre o Pai Nosso - 3º Sermão - Santificado seja o Teu Nome - Exposição do Breve Catecismo - Pergunta 101

Pregado em 27 de maio de 2018 na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.




PERGUNTA 101. Pelo que oramos na primeira petição?
R. Na primeira petição que é: "Santificado seja o Teu nome" pedimos que Deus nos habilite a nós e aos outros a glorificá-lo em tudo aquilo em que se dá a conhecer; e que disponha tudo para sua glória.

A PRIMEIRA PETIÇÃO - SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
Mateus 6.9-13 - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;  o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória, para sempre. Amém

Aquele que é santo em si mesmo e de si mesmo, deve ser santificado pelos pecadores para que seu nome não seja usado de forma profana.

A santidade de Deus é o tema da primeira petição. Santificado seja o teu nome.
Esta petição tem a ver com o Terceiro Mandamento. O nome de Deus era tão reverenciado que passou a ser impronunciável.
No Antigo Testamento o termo era – Kadosh ou Kodesh e o principal significado é separação. Deus é o totalmente separado. O sublime. O Altíssimo. Aquele é Santo.
No Novo Testamento o termo é – Hagios, e o principal significado é pureza. Deus é o ser puro por excelência.
Deus é chamado de Santo inúmeras vezes no Antigo Testamento. Jesus não estava inventando palavras para orar, ele estava simplesmente orando o que estava na Palavra.
Temos insistido que a verdadeira oração é o uso da Palavra de Deus para falarmos com ele. Ele nos ensina a orar por meio de sua Palavra.
Nesta oração do Senhor, que é para nós a oração modelo e o modelo de oração, temos apresentados de forma concreta, os ensinamentos da Bíblia acerca da oração. É uma oração que incorpora aquilo que a Bíblia ensina sobre a oração.
Já vimos sobre a importância de praticarmos continua e sistematicamente a oração que o Senhor nos ensinou. Ela é um modelo para moldar nossa oração.
A oração do Pai Nosso é a expressão da misericórdia divina em prover-nos uma forma modelar de oração (Calvino).
Esta oração deve nos conduzir nas palavras de nossa oração..
O que Jesus quer nos ensinar além da própria oração que ele fez é a linguagem da nossa oração e conteúdo da nossa oração.
Jesus ensinou aos seus discípulos não somente como orar, mas também o que orar (Bonhoeffer).
O Pai Nosso não é um exemplo de oração para os discípulos. Jesus quer que orem como ele ensinou. O Pai Nosso é a oração. Bonhoeffer.
 Os limites da oração estão na oração do Pai nosso. Ela é a oração, porque não há mais nada que podemos ou precisamos orar além do que está prescrito na oração do Senhor.
Vimos no primeiro sermão que * a primeira parte é sobre Deus. - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;  venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;  
- Reconhecimento de quem é nosso Deus – Pai nosso.
- A glória de Deus – que estás nos céus.
- A sublimidade de Deus - Santificado seja o teu nome
Estamos aqui.
O que podemos entender – qual a essência desta petição.
"Assim, diz-se santo o nome de Deus onde se pronuncia com veneração e reverência e com temor de ofendê-lo." Agostinho
"Aqui se ordena não apenas pedir que Deus defenda esse sacro nome de todo desprezo e ignomínia, como também que todo o gênero humano se sujeite à sua reverência." Calvino
O nome de Deus não pode ser usado de qualquer forma. Deus é Santo. Seu nome é santo.
"Esta petição também se propõe que pereça e seja aniquilada toda a impiedade que macule seu santo nome, tudo que obscureça esta santificação, ou a diminuem, que injúrias ou zombarias, para longe se vão, e, enquanto Deus reprime todos os sacrilégios, mais e mais lhe resplenda a majestade." Calvino

O que significa a expressão – Santificado seja o teu Nome.
1 – Santificado Seja o Teu Nome – Reconhecimento da Sublimidade de Deus.
Este é o significado primeiro desta petição.
Aquele que conheceu a Deus em primeiro lugar fica encantado com o ser de Deus.
A santidade é a glória de Deus é a grandeza e a glória de Deus em todas as suas manifestações.
Que por meio da pregação do Evangelho as pessoas reconheçam ao Deus verdadeiro. Que as pessoas aprendam sobre a sublimidade de Deus e que não adorem um Deus falso e nem conheçam a Deus de forma distorcida.
"A síntese desta petição consiste em que ansiemos por que seja dada a Deus sua honra, da qual é digno, de sorte que as pessoas nunca falem ou pensem dele senão com reverência."  Calvino

2 – Santificado seja o Teu Nome – Desejo de que todos conheçam a Deus.
Aquele que conheceu a Deus deseja também que outros o conheçam. Que o mundo todo o reconheça. Mesmo os cristãos em muitos e muitos casos e lugares não conhecem a Deus como deveriam. Não o reconhecem como santo. Não o reconhecem como Pai. Não o reconhecem como Deus Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
"Não o pedimos como se não fosse o santo o nome de Deus, mas antes que seja tido por santo pelos homens, ou seja, que de tal modo estes o conheçam, que não tenham nada mais por santo, nem a nada temam mais ofender." Agostinho

3 – Santificado seja o Teu Nome – Desejo de que o Evangelho não seja deturpado.
Uma maneira de santificar o nome de Deus é zelar pelo Evangelho. Defender o Evangelho e se ofender com os falsos evangelhos. Combater o falso evangelho e os pregadores que não pregam o Evangelho com pureza.
"Este nome encerra todo o Evangelho. Deus não queira permitir que seu santo Evangelho seja obscurecido e corrompido por doutrina falsa e vida impiedosa." Bonhoeffer
"Queira Deus continuamente, revelar seu santo nome em Jesus Cristo. Que ilumine a todos os pregadores a pregarem o Evangelho salvífico em toda a pureza." Bonhoeffer
4 – Santificado seja o Teu Nome – Manifestação de alma satisfeita e plena no Senhor.
Santidade é felicidade. O santo é feliz. A santidade traz paz. Não somos santos. Deus é santo. Quando estamos em Cristo. Quando a Palavra de Deus age em nós. Quando o Espírito Santo habita em nós, trabalha em nós – encontramos satisfação em Deus. Encontramos paz em Deus. Quando santificamos o nome de Deus, ficamos satisfeitos. Alma satisfeita se santifica. Deseja o santo. Deseja a comunhão com Deus.
A obra de Cristo na cruz nos leva à salvação. A salvação é a manifestação da santidade de Deus. A obra de Cristo na cruz nos santifica. Por isso, oramos, santificado seja o teu nome.
A igreja precisa orar na cidade – santificado seja o teu nome.

Devemos santificar o nome do nosso Deus – o uso deste nome entre nós deve ser santificado.
"O nome de Deus, é santo por si mesmo. Mas suplicamos nesta petição que se torne santo entre nós." Lutero
Devemos zelar pelo ensino da Palavra de Deus, assim estaremos santificando o nome do Senhor a começar em nós.
"Quando a Palavra de Deus é ensinada genuinamente, e puramente, e nós, como filhos de Deus, também vivemos uma vida santa em conformidade com ela, o nome de Deus é santificado. Aquele, porém, que ensina e vive de modo diverso do que ensina a Palavra de Deus, profana o nome de Deus entre nós."
Lutero

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...