quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Série sobre o Pai Nosso - 6º Sermão - O Pão Nosso de Cada Dia - Exposição do Breve Catecismo - Pergunta 104


Pregado em 10 de Junho de 2018 na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre



PERGUNTA 104. Pelo que oramos na quarta petição?
R. Na quarta petição, que é: O pão nosso de cada dia nos dá hoje", pedimos que da livre dádiva de Deus recebamos uma porção suficiente das coisas boas desta vida, e gozemos com elas de suas bênçãos.

                                     O PÃO NOSSO DE CADA DIA
Mateus 6.9-13 - Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;  e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o Poder e a Glória, para sempre. Amém

A petição pelo pão de cada dia, é nossa confissão de fé num Deus que cuida de seus filhos diariamente.

Este pedido se refere ao pão como sustento ou ao pão espiritual?
Agostinho comentando o Pai Nosso pergunta se o Pão nosso de cada dia significa o Pão como necessidade para o corpo, o Corpo de Cristo como o sacramento da Ceia ou o Pão como alimento espiritual diário. Ele responde que – “convém que se entendam em conjunto estas três coisas, a saber: que ao pedir o pão de cada dia entendamos ao mesmo tempo o pão necessário para o corpo, o pão visível consagrado no sacramento e o pão invisível da Palavra de Deus."

Catecismo Menor de Lutero – O que significa o pão de cada dia? Reposta: Tudo o que pertence a esta vida, como: comida, bebida, vestes, calçados, casa, lar, dinheiro, bens, casamento piedoso, filhos piedosos, empregados bons, superiores bons e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, amigos leais, vizinhos fiéis e coisas semelhantes.

“Sobre a Petição sobre o Pão Nosso de Cada Dia. Não é este um dos mais admiráveis fatos da Bíblia inteira? O Deus que é o criador e sustentador do universo, o Deus que está formando o seu reino eterno, ...sim, não é admirável que tal Deus esteja preparado para levar em conta as nossas mais intimas necessidades, incluindo os menores detalhes quanto a essa questão do nosso sustento diário?” Martyn Lloyd Jones
Esse é o milagre da redenção. Esse é o sentido da encarnação, a qual nos ensina que o Senhor Jesus Cristo cuida de nós aqui na terra, ligando-nos com o todo-poderoso. O reino de Deus e o meu pão diário.
Por esta petição nos entregamos ao seu cuidado e nos confiamos à sua providência, para que nos de alimento, sustento e preserve – para que nossa fé nos exercite nestas coisas diminutas, enquanto dele esperamos tudo, inclusive uma simples migalha de pão e uma gota d’agua . Calvino
Aquele que não confia na providência e provisão divina – confiam sua alma a Deus, não deixam, contudo, de estar preocupados com a roupa; e se não têm sempre à mão grande abundância de vinho, trigo e pão, estão tremendo, crendo que lhes haverá de faltar. Calvino
A não ser que nesta vida caduca também atribuíssemos a Deus as funções de nutridor, a súplica seria imperfeita.
Portanto, quando oramos – O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje – estamos declarando que tipo de vida nos vivemos. Estamos declarando nosso estilo de vida no mundo e nossa visão de mundo. Esta petição envolve uma cosmovisão – pois declara que tipo de Deus temos, que tipo de fé exercemos e como vivemos esta fé no mundo.
1 – QUE COFIAMOS EM SUA PROVIDÊNCIA E PROVISÃO.
Não vamos viver na ansiedade do dia de amanhã.
Esta petição também diz respeito ou se pode entender com tudo o que nos é necessário para esta vida – com respeito à qual nos ensinou: não andeis ansiosos pelo dia de amanhã com o que haveis de comer ou vestir (6.34), por isso acrescentou – dá-nos hoje.
Enquanto vivem aqui na terra, os discípulos não precisam envergonhar-se de pedir ao Pai o sustento para a vida física – Bonhoeffer

1Tm 6.6-8- De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

2 – QUE AO BUSCAR NOSSA PROVISÃO, VAMOS FAZÊ-LO DE FORMA LÍCITA.
Quem ora esta petição saberá que formas ilícitas de buscar o pão ou qualquer provisão são formas que Deus condena.
Podemos chamar de nosso o que obtemos por meios justos ou trabalho; não, porém, o que busca com imposturas, ladroagem ou qualquer outra forma que não glorifica a Deus.  Aquilo também que conseguimos com dano a outrem não glorifica a Deus.

3 – QUE AO PEDIR O PÃO PARA HOJE, NÃO VAMOS VIVER DE FORMA DISSOLUTA OU EM OSTENTAÇÃO.
Nos lança um freio ao desejo imoderado pelas coisas transitórias. Nem ir além da medida em esbanjamento em prazeres, deleites, ostentação e outra modalidades de pompa. O mesmo Deus que nos dá hoje, nos dará para amanhã. Não somos incentivados ou levados a orar por pedindo artigos de luxo ou superabundância, e Enem estas coisas nos foram prometidas.
Pv 30.8-9 - afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; 9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.

4 – QUE ESTAMOS CONSCIENTES DE ELE É A FONTE DE TUDO AQUILO QUE PARA NÓS É BENÇÃO.
Por mais que tenhamos bens. “Por maior que seja abundância de coisas, convém que sempre peçamos o pão de cada dia, porque devemos ter em mente que todo bem nada é, senão na medida que seja benção vinda do Senhor.’ Calvino
Além disso, o bem que está à nossa disposição, de fato nem nosso é, senão até onde, a cada hora, uma a uma, o Senhor nos dá como porção e nos permite seu uso. Calvino

5 – QUE ESTAMOS CONFESSANDO NOSSA DEPENDÊNCIA DO SENHOR, RENUNCIANDO ASSIM Á AUTOSSUFICIÊNCIA ORGULHOSA.
Muitos confiam apenas em si mesmo. Acham que o trabalho das mãos sem a benção de Deus é alguma coisa, como se Deus também não fosse dádiva.
Esta petição elimina a autossuficiência de acharmos que vivemos independentes da benção de Deus. Elimina também a ideia de que Deus não governa a nossa vida. Que Deus não tem a ver com a nossa e que Deus não tem a ver com as provisões da vida.
Muitos têm a ideia de uma espécie de Deísmo – que Deus não está mais abençoando as pessoas, que Deus não se envolve mais com provisões diárias, que cada um deve se virar como pode, que Deus nos abandou á própria sorte na vida e tudo o que ele nos dá agora é a salvação eterna. Que ele nos escolheu antes da fundação do mundo e agora tudo segue uma lei interna de salvação, estamos salvos, que não necessitamos mais orar por nossa salvação e muito menos por provisões.
Os ensinos bíblicos sobre oração negam todo este pensamento.
Devemos crer que Deus é nosso provedor.
Aquele que providenciou nossa maior benção, a salvação – onde temos o perdão dos nossos pecados – por meio da morte de Jesus na Cruz – o livramento da condenação eterna.
Aquele que nos criou também cuida de nós.
Há um Deus, o único Deus Verdadeiro, o criador de Todas as coisas, de fato cuida de nós – e a ele podemos e devemos pedir que nos abençoe diariamente – com o suprimento de nossas necessidades.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...