terça-feira, 28 de novembro de 2017

A SUFICIÊNCIA DA PESSOA E OBRA DE JESUS CRISTO - Efésios 1.7-9

Série - Fundamentos da Igreja
Pregado em 21 de agosto de 2016


VOLTANDO AO FUNDAMENTO - A SUFICIÊNCIA DA PESSOA E OBRA DE JESUS CRISTO
Efésios 1.7-9 - no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
Precisamos reconhecer que a pessoa de Jesus e o que ele fez na cruz é suficiente para nossa salvação, por isso, ele é nosso único e suficiente salvador.

Quanto mais tempo temos de igreja ou de cristãos, mais corremos o risco de nos distanciarmos do salvador. A religiosidade do mérito aos poucos vai enchendo o cristão de sombras que o impedem de ver Jesus. São tantos penduricalhos, ritos e rituais. Regras e preceitos e símbolos para tentar agradar a Deus ou corresponder expectativas que quase não se reconhece a simplicidade do evangelho. O Senhor Jesus nos traz as maiores bênçãos. As bênçãos que nos garante a vida eterna. Estas bênçãos são as bênçãos da salvação. O maior milagre, a maior bênção que uma pessoa pode receber é o perdão de seus pecados, a salvação da perdição eterna.
Os conceitos que este texto nos apresenta são de significados profundos para nossa compreensão da obra de Deus para nossa salvação.
"Redenção pelo sangue de Jesus".
"Remissão dos pecados".
"Riquezas da graça que Deus derramou de forma profusa. ou abundante."
"Sabedoria e prudência de Deus para desvendar-nos o mistério de sua vontade".
"Beneplácito proposto em Cristo."
Não há como esgotar este manancial de informações.
 
Vamos à porção de hoje;
 ELE É NOSSA LIBERTAÇÃO OU REDENÇÃO – v.7a – “no qual temos a redenção...”
1Pe 1.18,19 – “ sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo...”
Ele nos libertou da escravidão da Lei e da condenação que ela trazia Gl 2.16 – “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.”  Ele nos libertou da escravidão do pecado. Rm 6.22,23 – “Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;  porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Fomos libertos da condenação da justiça de Deus. Fomos libertos da acusação do diabo e do poder do mundo. Esta foi a obra libertadora efetuada – consumada por Cristo na cruz. Jesus é portanto, a nossa redenção, a nossa libertação.
ELE NOS GARANTIU O PERDÃO DOS PECADOS –V.7b – “temos a remissão dos pecados.”
Perdoar significa “levar embora”, apagar a divida. Cristo morreu para levar nossos pecados embora  a fim de que nunca mais sejam vistos. Não há, qualquer acusação contra nós, pois nossos pecados foram levados embora. Foram apagados. O pecado nos empobrece, mas a graça nos enriquece. Não há como nós mesmos pagarmos nossos pecados. Não nada que possamos fazer para compensar nossos pecados.
ELE NOS SALVA MEDIANTE A GRAÇA – “Segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós... v.7,8
A graça é o amor demonstrado de Deus. É em Jesus que temos a medida do amor de Deus. Veja que a salvação é por graça, sem merecimento. O preço que ele pagou, não nos é nem nos será cobrado. Simplesmente pelo fato que não podemos pagar.
Rom 11.6 – “E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.” - O evangelho não a respeito do que fazemos para Deus, mas do que Deus fez por nós. Não a nossa excelência que nos levou a Deus, mas Deus por meio da obra de Cristo nós, nos leva à vida excelente.
ELE NOS MOSTRA QUE TUDO É RESULTADO DA BONDADE DE DEUS – V.9 – “desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo...”
O texto fala que a salvação foi uma obra divina, por causa de seu “beneplácito” que propusera em Cristo. O verso 5, fala do beneplácito de sua vontade. Sua bondade infinita.  Após o pecado entrar no mundo, tudo se desintegrou. O ser humano ficou separado de Deus. Em inimizade com Deus. O pecado ainda é um mal, mas em Jesus, a misericórdia de Deus se manifestou em sua plenitude. Tudo é por causa da bondade de Deus. Não é por causa de que estivemos fazendo pra Deus – mas do que Deus fez por nós.
 
Você consegue perceber o quanto atos religiosos te afasta de Cristo?
Você consegue perceber a total falta da necessidade de demonstrações religiosas para chegarmos a Deus e que estas demonstrações nos impedem de desfrutar Cristo?
Você ver a simplicidade do Evangelho e como você não conseguiria se tornar evangélico? Que ninguém conseguiria se tornar um salvo a não ser que Jesus o salvasse/
Você consegue ver a maravilhosa pessoa de Jesus e sua grandiosa obra na cruz e que foi esta obra na cruz que nos leva à Deus, ao perdão dos nossos pecados, à nossa libertação e redenção?

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...