quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Creio em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor."


Pregado em 02 de outubro de 2016


                                   Sobre o Credo Apostólico - Sermão n.07
 
Resultado de imagem para os magos viram a estrela
 

                         A PESSOA DE CRISTO
IDENTIDADE ETERNA DE CRISTO E SUA MISSÃO    NO MUNDO.

João 1.1-5 -
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

 Creio no Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus” Credo de Niceia.
Estes primeiros versos do Evangelho de João, nos apresenta a maravilhosa pessoa de Jesus, sua identidade eterna e sua missão no mundo. É uma apresentação diferente dos outros evangelhos. Mateus – inicia apresentando os antepassados de Jesus.
Marcos – Inicia com a pregação de Jesus. Lucas – Narra os detalhes do nascimento de Jesus. João começa o seu Evangelho destacando a eternidade de Jesus. Ele mostra que antes de Jesus nascer como ser humano – Ele era eterno – ele estava com Deus – Ele era Deus. Esta é a Doutrina da Preexistência de Jesus. João, portanto, destaca a Doutrina da Divindade de Jesus. Por isso, ele chama Jesus de Logos. No português, Verbo ou Palavra. Logos, era a palavra que designava ou dava o sentido da realidade da vida. Logos, era a palavra viva. A palavra criara o mundo. Jesus é apresentado como o Logos – Verbo – era portanto, a Palavra eterna tornando-se humano. Verbo ou Palavra é a revelação de Deus e a Palavra ou Revelação tornou-se uma pessoa, um ser humano. “No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.”
A ETERNIDADE DO LOGOS – JESUS É O PRINCÍPIO DE TUDO. “No princípio era o verbo, o verbo era Deus, o verbo estava com Deus...”
Ele era – ou seja, ele já existia no principio. Ele estava com Deus no princípio. A palavra princípio, significa o passado que não se pode medir, contar, descrever. Jesus, portanto, mais do que estar no princípio, ele é o princípio. Ele é, portanto, o fundamento de todas as coisas. É o fundamento de toda a verdade. Jesus existia desde o princípio – ou seja, ele nunca foi criado – ele é eterno. Antes de vir ao mundo, ele existia. Ele era antes de existir o mundo. Ele é o princípio de toda a criação e tudo o que existe foi criado por ele e para ele. Ele tem a primazia sobre toda a criação, por isso tudo é dele. Ele tem autoridade sobre tudo, pois antes de tudo ele já estava lá, e por ele e para ele, tudo foi criado.
A DIVINDADE DO LOGOS – JESUS É DEUS.  “...o verbo era Deus...”
Ele estava com Deus Pai, e ele era igual ao Pai. O Pai era Deus e o Verbo, Jesus também era Deus. Ele não é um anjo ou como os anjos. Ele é um ser superior. Ele é Deus – Deus eterno. Ele é Deus – não é apenas uma questão de crer que ele existe ou não. Isto não faz diferença para ele, mas para quem não crer nele, faz toda a diferença. Jesus é Deus – Deus existe e veio ao mundo, se manifestou  na pessoa real e histórica de Jesus. Aqui se revela a vaidade e a inutilidade, bem como a loucura dos ídolos. Os ídolos afastam as pessoas do Deus vivo – do Deus verdadeiro.
A OBRA CRIATIVA DO LOGOS – O PODER DIVINO DE  JESUS. “todas as coisas foram feita por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” V.3
Jesus como a Palavra viva – como o logos, o verbo divino, fez-se humano – habitou entre nós, mas antes disso, ele estava como o Pai – inclusive participando da criação de todas as coisas. Tudo o que existe foi feito por ele. Foi feito também para ele. Nada existiria sem a criação do verbo que é Jesus. Toda a criação veio a existir por intermédio do verbo. Tudo foi criado por ele e para ele. Tudo o que você tem a mão dele, inclusive eu e você.  Ele é o criador – ele está na origem de tudo. Tudo veio a existir conforme ele quis. Ele é a fonte de nossa origem. Eu e você somos criação dele. Existimos por ele. Somos, portanto, por direito, dele. Por causa do pecado, nos tornamos pessoas caídas. Por isso nos distanciamos de Deus – mas ele veio para resgatar os pecadores – eu e você.
 A GLÓRIA DO LOGOS – A VITÓRIA DE JESUS SOBRE A ESCURIDÃO. “Nele estava a vida, e a vida era a luz a humanidade; e luz resplandeceu nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ele” VS 4,5
Ele é a vida, vida principalmente no sentido eterno. *João 17.3 – Por isso, Jesus é quem pode dar sentido à existência humana.  Jesus é a vida que precisamos viver. Ninguém encontrará o verdadeiro sentido da existência fora de Jesus, pois ele é o princípio, o verbo, a vida vem dele. A nossa sede por sentido, por eternidade, vem dele. A vida significativa é a vida na luz. Vida na luz é a manifestação da vontade de Deus às pessoas. Andar na luz é andar com Jesus. *João 8.12 –Jesus é a luz que nos tira das trevas, da ignorância e do pecado. A humanidade caída, pois é isso que somos, seres caídos – atingidos pela corrupção total, que tornou nosso ser corrompido radicalmente.
O pecado trouxe escuridão ao ser humano. Desde a queda a humanidade ficou escravizada, escrava da escuridão. A nossa vontade foi escravizada. A vontade humana ficou sob trevas. Por isso escolhemos tão mal. Fazemos as piores escolhas possíveis. Mas Jesus veio ao mundo para iluminar nossas trevas. Esta é a glória dele – ele é a luz eterna nas nossas maiores trevas.
O pecado ao trazer a escuridão nos deixou cegos, a nossa cegueira, a nossa ignorância vem do pecado, do nosso ser corrompido – e cegos não vemos luz nenhuma, por isso tem horas que não conseguimos ter esperança. Cegos, não vemos a luz. Cegos, não vemos o amor de Deus. Cegos, não enxergamos a vida.  A cegueira provocada pela escuridão nos distancia de Deus, por isso amamos o pecado.
A cegueira nos faz andar em pânico, em pavor, nos faz odiar, fazer inimizades, vingança, morte do outro. Nos faz andar sem rumo.
João 12.35 – “ Quem anda na escuridão, não sabe para onde vai.” Cegos, não somos felizes. Mas a glória de Jesus é que ele é a luz e esta luz veio a mundo.  Jesus deixou a glória e eterna e veio para iluminar as trevas.
Que área de seu ser ainda não foi iluminado?  Você sabe que o egoísmo, a inveja, o ódio, a rebeldia, a infidelidade são trevas na vida que precisam receber a glória de Jesus?
Você sabe que as escolhas pecaminosas não levam à felicidade, mas trazem angustia, infelicidade e desespero porque são trevas? Mas que você pode receber luz, esta luz que é a própria glória de Jesus?
Você sabe que é o pecado, a corrupção radical do ser, a corrupção de todas as áreas do ser, físico, espiritual e psicológicos pelo pecado que nos leva às más escolhas, aos maus caminhos, à tragédia e finalmente à perdição?
Mas saiba que Jesus Cristo, o verbo eterno, a palavra eterna sendo a luz, vem para nos tirar nas trevas, da perdição, nos dar esperança, salvação e nos tornar pessoas felizes, pois ao receber a pessoa de Jesus, nossa alma é iluminada.
 Alma iluminada é alma feliz. Alma iluminada é alma satisfeita. Alma satisfeita.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...