segunda-feira, 27 de novembro de 2017

AS PROFUNDEZAS E AS ALTURAS - Salmos 130

Pregado em julho de 2014



Resultado de imagem para clamando da escuridão


Salmos 130.1-8

1 Das profundezas clamo a ti, SENHOR.
2 Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.
3 Se observares, SENHOR, iniqüidades, quem, Senhor, subsistirá?
4 Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.
5 Aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra.
6 A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã,
7 espere Israel no SENHOR, pois no SENHOR há misericórdia; nele, copiosa redenção.
8 É ele quem redime a Israel de todas as suas iniquidades.

O Salmo 130 é dos cânticos de romagem ou de peregrinação cantados pelos peregrinos quando caminhavam para Jerusalém na celebração das festas anuais da Páscoa, de Pentecostes e dos Tabernáculos. Neste Salmo o salmista estava em aperto, EM DIFICULDADE TÃO INTENSA QUE ELE CHAMA DE “ PROFUNDEZAS.” Neste salmo temos uma descrição daquele que está nas profundezas, o ser humano necessitado. E temos uma descrição daquele que está nas Alturas.

I – O SER HUMANO NAS PROFUNDEZAS
Esta é a condição de todo ser humano quando ainda não encontrou o salvador. Vive nas profundezas do pecado. Da angustia. Da solidão. Da condenação. Do desespero. Este Salmo nos ensina o caminho para sair das profundezas.
1 – Clamar ao Senhor vs.1,2
Clamar necessariamente não é gritar. Quando se trata de chamar a atenção de outra pessoa que está longe, a única maneira de se fazer ouvir é gritando. No caso da alma que clama ao Senhor, pode ser um grito feito com alma, como fez Ana. O Senhor ouvir aquele grito silencioso.
2 – Reconhecer nossa condição – vs 3,4
Aquele que se dirige a Deus, precisa ir com a condição de humildade e necessidade. Não com aquela atitude de merecimento. Não com exigências de quem algum direito.
3 – Ter uma postura de fé e confiança – vs 5
Ele fala aqui em esperar no Senhor, em aguardar na Palavra do Senhor. A fé que agrada ao Senhor é a fé na Palavra. Deus se revela na Palavra.
4 – Ter desejo pelo Senhor – v.6
Veja que ele não coloca seu foco, seu olhar em sua própria necessidade – seu olhar, seu coração está direcionado ao Senhor. É preciso ansiar pelo Senhor. Amar sua presença. Desejar sua presença.
5 – Reconhecer as benditas perfeições do Senhor . vs 7,8
Ele fala das misericórdias do Senhor. Da bondade do Senhor. Da redenção que há no Senhor. Precisamos conhecer quem é o nosso Deus. Porque ele nos ouve. Porque ele se importa conosco.

II – O DEUS DAS ALTURAS
1 – Ele é Deus que ouve – vs 1,2
Ele se inclina aos necessitados. Ele desce das alturas. Ele age. Ele ouve as orações de seus filhos. Ele não ignora aqueles que buscam por ele
Ele escuta, e esta era a certeza do salmista, e deve ser a nossa também. Ele está ouvindo o nosso clamor. Em muitas ocasiões da vida, em virtude de tantas dificuldades muitos deixam de orar, e andam na contra mão da fé, da obediência e da esperança em Deus. Porém, seja qual for nossos problemas devemos clamar ao Senhor. Nas palavras do grande reformador suíço, João Calvino (1509-1564),"A oração é o antídoto para todas as nossas aflições."
Tenha certeza de que em suas aflições e temores, ainda que esteja nas profundezas do sofrimento o Senhor escutará o seu clamor.
2 – Ele não age por meu merecimento, mas por suas perfeições – vs 3,4.
O Senhor antes de nos ouvir e atender, não vai me julgar primeiro. Ele não vai pesar e ver se eu mereço ou não. Ele não vai avaliar e ver se eu já paguei antecipadamente. Se eu tenho crédito ou não. O exemplo do Pai do Filho Pródigo.
3. Ele está nas alturas e não nas profundezas por isso, é a Fonte de Nossa Esperança. V.5,6
Este salmo é também um cântico de esperança, aqui o salmista expressa sua confiança e esperança no Senhor em meio as dificuldades de sua existência. Em meio as tribulações é preciso ter esperança, pois a esperança tem o seu valor. É importante ter esperança no Senhor.
Estando nossa esperança em Deus, mesmo nas profundezas da dor e da tribulação continuaremos a esperar no Senhor na certeza de que nossa vitória virá. Em meio às tribulações nunca perca a esperança, espere no Senhor, pois é Ele que nos salva.
3. Ele é cheio de misericórdia – v.7a
Misericórdia tem um significado muito profundo. Vindo da palavra hebraica hesed usada principalmente em Oséias, ela quer dizer amor incondicional, compaixão. Em Latim, significa sofrimento (miséria) do coração. Na teologia ela tem um significado de não aplicar a punição merecida. Ou seja, quando nós pecamos, muitas vezes Deus não nos pune, não nos castiga com o castigo que mereceríamos. A misericórdia e graça - Por misericórdia – não recebemos o que merecemos. Pela graça – Recebemos o que não merecemos.
4 – Porque Ele está nas alturas pode nos tirar das profundezas v.7,8
Nele há redenção, copiosa redenção. Maravilhosa libertação. Ele também nos livra da iniquidade, do pecado, para que não mais estejamos nas profundezas. Foi na Cruz que Deus desceu às profundezas. Foi na cruz que Jesus se identificou com os habitantes das profundezas. Na cruz ele desceu aos infernos. Ele foi até a sepultura. Mas, ressuscitou e hoje habita nas alturas. Por isso, em Jesus este texto se cumpre. Somos salvos das profundezas, por Ele que desceu às profundezas para nos tirar de lá.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...