segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ABENÇOADOS POR MEIO DA SUFICIÊNCIA DE CRISTO - Efésios 1.3

Série - Identidade da Igreja.
Pregado em 3 de julho  de 2016




Efésios 1.3 - "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,"
O texto diz que Deus nos abençoa com todas as bênçãos em Cristo, por meio de Cristo. As bênçãos que recebemos fazem parte dos benefícios da obra de Cristo na cruz. 
Não há nenhuma coisa que possa ser chamada de bênção a não ser que elas sejam pelos méritos de Cristo na cruz.
A grande descoberta do cristão é que ele "está em Cristo".
 Esta expressão "em Cristo".  
Esta expressão obviamente em forma simples nos diz "o meio" o "meio por quem", "através de quem" vem as bênçãos, as dádivas, as graças do Deus bendito. 
Todos os salvos estão em Cristo e são salvos por meio de Cristo. 
Todos os salvos são abençoados com as bênçãos da salvação - bênçãos celestiais - porque estão em Cristo e por isso são abençoados por meio de Cristo.
Esta é a revelação da Carta aos Efésios. Em Cristo.

1 – ESTÁ EM CRISTO QUEM CRÊ NELE E NA SUA OBRA NA CRUZ.
O cristão crê em Cristo de forma consciente e racional. Ele crê em Cristo. Nas não apenas racionalmente, ele é ligado à Cristo existencialmente e espiritualmente.  Ele está ligado à Cristo porque pertence à ele e sabe que pertence a Cristo. Ele está unido a Cristo. Está nele. O cristão é de Cristo. Ele está em Cristo e Cristo está nele. O cristão sabe que não precisa de mais nada. 
Ele tem tudo.
É porque ele está em Cristo que é abençoado, escolhido, predestinado, amado, redimido, incluído no plano eterno de Deus, herdeiro com Cristo, selado pelo Espírito Santo.

2 – ESTÁ EM CRISTO QUEM CRÊ NA SUFICIÊNCIA DE SUA OBRA NA CRUZ.
Devemos crer firmemente na suficiência de Cristo. Não precisamos de outro salvador. Não precisamos de uma religião. Não precisamos fazer promessas, votos, propósitos, pagamentos, trocar – nada. Jesus Cristo é todo suficiente para nos purificar do pecado. Nos abençoar. Nos salvar. Nos conceder o que buscamos. É pelos méritos do Salvador. É pela graça de Deus.
Não precisamos de mais nada a não da suficiência de Cristo. Não precisamos acrescentar mais nada. Nenhuma cerimônia a mais. Nenhum truque a mais para chamar sua atenção. Nada precisa ser acrescentado à sua obra. Se eu disser ao Senhor Jesus Cristo.

3 – ESTÁ EM CRISTO QUEM RECEBE OS BENEFÍCIOS DE SUA OBRA NA CRUZ.
A obra de Cristo na cruz, nos tornou aceitáveis a Deus. Ele nos aceita em Cristo. Ele nos salva em Cristo.
Não as pessoas boas. Não as pessoas perfeitas. Não são as pessoas que acham que não pecam. Não, são os pecadores. Aqueles que reconhecem seus pecados e colocam sua fé na pessoa de Jesus.

4 – ESTÁ EM CRISTO QUEM VIVE EM CRISTO.
Crer em Cristo é saber que todas as bênçãos que precisamos vêm dele. Todas as provisões vêm dele.
Se eu disser - - Eu preciso ser curado – Ele dirá quero, seja curado. Se eu disser Senhor se quiseres podes me purificar – Ele dirá: quero, seja purificado. Se o Senhor Jesus disser, quero seja salvo, seremos salvos. Se ele disser, quero seja justificado, seja santificado, seja abençoado, estará feito. Estará feito! Ele é todo suficiente em si mesmo para fazer tudo o que necessitamos.
A obra do Senhor é perfeita, é completa. Não precisamos de outro salvador. Este era um dos lemas dos Reformadores – Somente Cristo. A obra que Cristo realiza é perfeita. Ele pagou o nosso pecado – não precisamos mais pagar. Está pago e pago está. Se ele curar, a pessoa realmente estará curada. Se ele abençoar, verdadeiramente, a pessoa estará abençoada. Aquele leproso foi totalmente curado. Quando Jesus realizada uma obra, ele a faz perfeitamente.
Esta é a forma de nosso Senhor ser compassivo. Ele se compadece com compaixão divina – e se inclina em direção ao necessitado.

APLICAÇÕES PRÁTICAS
ESTA É UMA VERDADE PARA SER CRIDA. CREIA NESTA VERDADE.
Devemos crer nesta verdade. Nossa maior necessidade é crer nesta verdade. Isto nos liberta da religião. Torna nosso cristianismo a verdadeira religião. Se você é um cristão acabrunhado, infeliz. Se você está entregue ao pecado. Se você não consegue vencer sua vida de pecado. Creia nesta verdade.
ESTA É UMA VERDADE PARA SER EXPERIMENTADA.
Se a gente fizesse desta verdade algo experimental. Algo experiencial, existencial – deixaríamos de ser fracos e de nos afligir. Deixaríamos de apresentar um quadro tão lamentável da vida cristã aos que vivem conosco e viver ao nosso redor.
É UMA VERDADE QUE PRECISA SER COMPREENDIDA.
Esta verdade não deve apenas uma experiência, mas uma percepção. Compreender o que somos e quem somos, o que Deus em Cristo fez e com ele nos abençoou.
É UMA VERDADE QUE PRECISA SER VIVIDA.
Não podemos achar que é só uma possibilidade. Viva esta verdade. Você não precisa de mais nada. Não precisa de mais nada. Não precisa pensar em fazer algo pra Deus amar você. Em conquistar o favor de Deus. É você que foi amado por Deus. Não é você que precisa conquistar o favor de Deus – a obra de Cristo conquistou pra você. 




Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...