quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, criador dos céus e da terra."


Pregado em 26 de setembro de 2016
                                      Credo Apostólico - Sermão nº 05

Resultado de imagem para a cruz e a bondade


                                           A BONDADE DE DEUS
Efésios 1.3-12
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,
8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,
9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo,
10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra;
11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo;

Tudo o que Deus faz em favor do pecador, ele o faz com prazer e felicidade. Este é seu beneplácito, sua boa vontade, sua vontade santa, sua vontade feliz.

A boa vontade de Deus se traduz no seu amor por cada um de nós. Sua bondade é seu amor, sua infinita misericórdia e sua maravilhosa graça. Foi por causa de sua vontade santa e feliz que Jesus veio ao mundo. Foi por esta  vontade, que é segundo sua bondade que Jesus morreu na cruz. É por sua benevolência que somos abençoados. Tudo o que temos com respeito às bênçãos que recebemos e aos benefícios da salvação, recebemos em Cristo – pelo beneplácito divino – sua bondade que pauta sua vontade. A bondade de Deus vem do seu ser. É uma perfeição divina. Esta bondade pode ser  divida em três termos:
Sua benevolência – é a bondade de Deus que quer o bem, e que o bem aconteça com suas criaturas. É seu desejo que suas criaturas sejam felizes, por isso as abençoa.
Sua Misericórdia – É a bondade de Deus que o leva à agir em favor das necessidades de suas criaturas.
Sua graça – É a bondade de Deus que o leva agir e beneficiar com sua perfeição em favor de suas criaturas de forma gratuita e imerecida.
A bondade de Deus em termos de benevolência, misericórdia e graça  ganharam expressão máxima na cruz de Cristo. Deus é bom e sua bondade vem de si mesmo.  Deus não é bom, porque ele faz coisas boas. Ele faz coisas boas, porque ele é bom. Deus não é bom quando faz coisas boas. Ele é sempre bom. Sua bondade é seu caráter.
 
A BONDADE DE DEUS É LIVRE E NÃO ESTÁ CONDICIONADA A NADA A NÃO SER A ELE MESMO. “nos escolheu nele..perante ele..nos predestinou para ele..segundo o beneplácito de sua vontade” vs 4-5
Foi por seu beneplácito que ele agiu em nosso favor. Deus é livremente bom. Ele voluntariamente exerce sua bondade. Ele não é forçado á agir com bondade. A bondade de Deus não está condicionada ao convencimento de ninguém, nem mesmo de quem ora. Se Deus não agir livremente em bondade, não será coagido, nem convencido por nós pecadores. A grande motivação reside nele mesmo, pois nada é maior do que ele mesmo.
 
A BONDADE DE DEUS É PRAZEIROSA À ELE, É SEU BENEPLÁCITO OU SEJA É O MEIO DE ELE TRANSMITIR A BEM-AVENTURANÇA DE SEU SER. “para louvor da glória de sua graça..segundo a riqueza da sua graça..”vs 6-7
Deus se deleita, tem prazer em comunicar sua bondade. O seu prazer em demonstrar sua bondade é maior do que nosso prazer em recebê-la. Ele se regozija, se alegra em abençoar pecadores.

A BONDADE DE DEUS É O FIM DE TODAS AS COISAS – POIS O FIM PARA O QUAL DEUS CRIOU TODAS AS COISAS É EXPRESSAR SUA BONDADE. “desvendando-nos o mistério de sua vontade..de fazer convergir nele..todas as coisas...”  vs 9-10
Deus tem prazer em demonstrar sua bondade. A bondade é a demonstração do amor de Deus. É o caráter benevolente de Deus com suas criaturas. Ao revelar aos pecadores seu ser, seus planos, sua vontade - Deus está demonstrando sua bondade infinita. Comunicando, distribuindo às criaturas aquilo que é dele.
Deus criou todas as coisas segundo o seu beneplácito, a demonstração de sua bondade. Este é o motivo e o propósito de todas as obras da criação e para onde a história se dirige, para a eternidade com ele mesmo. 
A BONDADE DE DEUS SE MANIFESTA NÃO NAS COISAS QUE ELE NOS DÁ, MAS NELE MESMO SE REVELANDO E SE DOANDO A NÓS. “nele..fomos feitos também herança..a fim de sermos para louvor da sua glória..” vs 11-12
O texto que lemos nos mostra isso. Nos abençoou, nos predestinou para ele, nele, por ele. Ele, por meio da obra de Cristo nos abençoa com Ele mesmo. Ele é nossa maior benção. Não são coisas, mas Ele mesmo. Ele não é bom porque nos dá emprego, dinheiro, filhos abençoados, casas boas, coisas boas, presentes etc.
Não são coisas que Deus quer nos dar, mas ele mesmo. Oração não é para buscar coisas, mas para buscar a Deus. Não são circunstâncias que nos farão realizados, felizes e abençoados – mas o encontro com ele mesmo. O Evangelho não nos ensina a buscar coisas deste mundo, mas buscar a satisfação em Deus. Nenhum texto sobre oração no Novo Testamento, nos ensina a buscar coisas, bens ou satisfação pessoal, mas buscar a Deus. É por meio dele mesmo, de sua pessoa, da obra de Cristo na cruz, dos benefícios da obra de Cristo, das bênçãos espirituais da salvação é que Deus quer nos tornar felizes. É através de si mesmo e do evangelho que Deus quer nos levar à realização pessoal. Não são conquistas mundanas, materiais e egoístas que se definem como bênçãos divinas. Ele não tem sido bom, porque respondeu algumas orações, mas porque ele é bom sempre. A verdadeira religião é a busca de Deus no Evangelho, por meio dos méritos de Cristo. A bondade de Deus deve nos encorajar á seguir a Cristo não por que ele pode nos dar coisas, mas porque nos leva à Deus. Não podemos seguir aquele padrão religioso popular de busca de bênçãos, as de relacionamento com Deus e com as pessoas. Não podemos desenvolver uma religiosidade de busca de vitórias, mas do conhecimento da obra do Senhor Jesus Cristo.
Você reconhece a bondade Deus -  Adorando a Deus independente das circunstâncias?
Você reconhece a bondade Deus – Sendo paciente na tribulação e nas aflições?
Reconhecer a bondade de Deus nos levará à agir com bondade com as pessoas. Ver Mateus 5.38 – 48. 
A correta compreensão da bondade de Deus irá inibir o nosso apetite por coisas mundanas, por vitórias e aguçar nosso desejo por Deus.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...