quinta-feira, 30 de novembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra." - Efésios 2.4


Pregado em 11 de setembro de 2016
                                             Credo Apostólico - Sermão Nº 04


Resultado de imagem para cruz celta coração
   
  A MISERICÓRDIA DE DEUS
Ef 2.4 - Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
A misericórdia é a bondade de Deus sendo aplicada ao pecador.

Misericórdia uma atitude de quem se compadece, de quer fazer o maior bem a quem mais necessita. Misericórdia é uma doação muito grande a quem não tem absolutamente nada. O ser humano em sua condição de pecador está em uma condição de miséria se comparado com a pureza de Deus. Mas, Deus sendo bom, nos concede sua graça, porque ele é bom socorre aqueles que estão na miséria por causa do pecado. Deus é definido na Bíblia como Deus de misericórdia. A misericórdia é um atributo divino. Deus é perfeito e tudo o que ele faz é perfeito, por isso sua misericórdia é sua bondade perfeita. Ele não é apenas perfeitamente bom, ele não possui apenas bondade perfeita, mas ele age com bondade perfeita com seus filhos. A bondade de Deus se manifesta em todas as coisas que ele faz em favor de seus filhos. (Salmo 145.8 - Salmo 145.9 –Exodo 34.6 ) - O contexto do texto lido diz que Deus nos salvou e nos libertou, porque é rico em misericórdia. O ato de Jesus morrer na Cruz em nosso lugar, em lugar dos pecadores, foi a grande demonstração da misericórdia divina, pois na morte de Jesus, Deus estava salvando os perdidos. É neste contexto que vamos falar da doutrina da misericórdia de Deus.
- I -
DEUS TEM PAZER EM SUA MISERICÓRDIA – “Deus sendo rico em misericórdia..”
Deus não tem prazer em fazer o mal, mas muitas vezes ele precisa fazer, no sentido de exercer juízo. Sendo Ele o Justo juiz ele necessita punir a prática da maldade. Muitos não entendem a Ira de Deus, mas um Deus que não se ira, não seria Deus. A ira de Deus não é uma paixão divina, um distúrbio de personalidade, mas sua justa reação à malignidade e à injustiça. Mas Deus tem mais prazer em demonstrar misericórdia. Davi reconhece isso quando tendo que escolher um castigo ele afirma: 1 Cron 21.8 – “Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do SENHOR, porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu.” Deus tem prazer em ser misericordioso. (também Miqueias 7.18 -19).
- II - 
DEUS SE TORNA FAVORÁVEL AO PECADOR, POR MEIO DE SUA MISERICÓRDIA. “Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou.”
A misericórdia é o que leva a Deus se inclinar para socorrer o necessitado. O pecador não tendo outra esperança, não tendo outra saída, tem na misericórdia de Deus sua salvação (Lamentações 3.22)  Em todas as nossas aflições podemos contar com a misericórdia do nosso Deus. Se Deus nos salvou do pecado, por meio da morte de Cristo na cruz, e o pecado era o único problema que poderia nos afastar dele, nada mais é empecilho para sua obra em nós.
Romanos 8.31- “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? / 32 -  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”
Este é o alcance da misericórdia de nosso Deus. A misericórdia de Deus é a prova de nosso Deus não é aquele que está sempre atrás nós para atrapalhar nossa felicidade e nossos melhores momentos. Ele é um Deus feliz. Um Deus feliz em abençoar seus filhos.

- III – 
DEUS NÃO RESTRINGE SUA MISERICÓRDIA SOBRE SEUS FILHOS. “e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo”
Deus não espera um ato nosso para exercitar misericórdia, é um gesto dele. Sua misericórdia não está condicionada à uma atitude do pecador, por isso é misericórdia. Deus age com misericórdia e está sempre pronto a mostrar e demonstrar mais misericórdia. Sua misericórdia é grande, é infinita é uma fonte inesgotável.  
O salmista diz no Salmo 52.8 – “confio na tua misericórdia, para todo o sempre” - e -
Salmo 136 – “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque sua misericórdia dura para sempre.” Deus não retém sua misericórdia, não limita e não mede sua misericórdia. A misericórdia do Senhor é abundante e infinita. Ele é rico em misericórdia. O Salmo 51 diz que ele tem multidão de misericórdias. Não se esgota, não tem limites.

- IV – 
DEUS NOS DEMONSTRA SUA GRAÇA, POR MEIO DA APLICAÇÃO DA MISERICÓRDIA.
Este é o resumo de todo o texto. O pecador estava perdido em seu pecado e Deus sendo rico em misericórdia, por causa do seu grande amor, o salva de graça, pela graça. A misericórdia de Deus é gratuita. Determinar mérito é destruir a misericórdia. Não se faz misericórdia a quem merece, não seria misericórdia.  Nada força a misericórdia, a não ser a miséria de quem a recebe.
“É segundo o beneplácito de sua vontade” Ef 1.4
A salvação e as dádivas de Deus, todas as suas bênçãos são gratuitas.
Tito 3.5 – “segundo sua misericórdia, ele nos salvou”.
Não podemos dizer – não vou receber nada de Deus, porque não sou digno – Se Deus fosse mostrar a misericórdia somente àqueles que são dignos, não mostraria nada a ninguém. Se Deus fosse abençoar apenas os dignos, ninguém seria abençoado.
 
Podemos confiar e contar com as misericórdias que se renovam a cada dia.
Devemos agora pensar em tantas e tantas vezes em que não exercitamos misericórdia com aqueles que precisam.
Assim como Deus te adotou para agir com misericórdia, faça o mesmo. As misericórdias do Senhor, devem nos inspirar a agir da mesma forma.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...