terça-feira, 28 de novembro de 2017

PERFEITO REDENTOR - PERFEITA REDENÇÃO. - Efésios 1.7

Série - Identidade da Igreja
Pregado em 14 de agosto de 2016
 


 
Efésios 1.7 - no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

A redenção é a nossa libertação – da condenação e castigo do pecado na conversão, do poder do pecado hoje e finalmente de todo o pecado na glorificação.

Redenção é o resgate da escravidão. O resgate pelo sangue era uma linguagem usada religiosamente não só em entre os israelitas, mas em outras culturas religiosas. Entre os israelitas havia a lembrança, de quem sem sangue, não havia redenção. A nova e verdadeira redenção é a que está sendo anunciada pelo apóstolo. A redenção é uma obra da graça de Deus. Ela é a remissão dos pecados. Ela é pelos méritos do sangue derramado na Cruz. Sangue do Senhor Jesus Jesus Cristo, o filho do Deus bendito.
A redenção significa a emancipação ou libertação da maldição da ira de Deus sobre nós e a restauração da verdadeira liberdade. João 8.34 - Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
Romanos 7.14 – “eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.’
1Corintios 7.23 – ‘Por preço fostes comprados; não vos torneis escravos de homens.”
Gl 3.13 – ‘Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar”
A redenção, também significa que aquele que foi redimido ou liberto – encontra a verdadeira liberdade .
João 8.32 – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.’
João 8.36 – “Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
Gl 5.1 -  ‘Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.’
Esta redenção ou libertação foi conquistada pelo sangue de Jesus ou seja – foi por sua morte na cruz.Foi a vida de um em favor da vida de outro. Foi a vida de Cristo, entregue por sua morte em nosso favor. Foi ele morrendo em nosso lugar. Em meu lugar, em teu lugar.
O único sangue, pelo qual a redenção poderia ser consumada era o seu sangue. O sangue do perfeito redentor. Ele deu a si mesmo. Ele deu sua vida.
O redentor foi constituído e El mesmo se constituiu uma oferta pelo pecado
Is 53.10-11 –“Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.
 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si”
2Cor 5.21 – “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.’
Logo a redenção por tudo isso, se constitui também o perdão dos nossos pecados. A redenção significa que ele sofreu o castigo devido ao pecado.

A REDENÇÃO SIGNIFICA QUE O REDENTOR – JESUS CRISTO – É O REDENTOR E A REDENÇÃO.  “no qual temos a redenção...”
O nosso redentor e a nossa redenção. Ele no seu sacrifício, na sua morte conquistou a nossa redenção e tornou-se o nosso redentor. E por sua graça, Deus, o Pai, tornou Cristo nosso redentor e nossa redenção. Por isso o cristianismo é Cristo. Qualquer coisa que se apresente como cristianismo, mas que não insista na absoluta e
essencial necessidade de Cristo, não o cristianismo. O cristão é um cristão porque é um redimido. Nós não podemos fazer-nos cristãos. Se alguém está tentando se fazer cristão ou se tornar cristão está no caminho errado. 
Todos os esforços que acaso façamos – esforços religiosos – não nos faz reconciliar com Deus – somente crendo em Cristo e em sua obra de redenção nos fará cristãos verdadeiros. O Senhor não veio a este mundo apenas para nos ensinar a sermos cristãos, boas pessoas e fazer coisas certas para agradarmos a Deus. Para sermos aceitos por Deus. Ele veio fazer algo por nós. 
Ele não veio nos dizer o que temos que fazer para nos salvar, ele veio para nos salvar. Ele veio para fazer algo por nós. Agir em nosso favor, Fazer o que não podíamos fazer. Ele veio nos substituir. Sofrer nossa punição. Nossa condenação.  É ele e o que ele fez por nós que constitui a nossa salvação.

A REDENÇÃO É EM CRISTO. ELE NÃO É O ANUNCIO DELA; ELE É A REDENÇÃO. “no qual temos a redenção” ou “em quem temos a redenção.”
A cruz de Cristo é o modo pelo qual Deus nos salva, perdoa nossos pecados, nos redime. É o que Deus fez no calvário, na cruz que produz o perdão, a redenção, a nossa salvação.
2Cor 5.19 – “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”.
É em Cristo que Deus nos reconcilia com ele mesmo. A redenção é em Cristo. Cristo foi feito pecado por nós. Os nossos pecados foram lançados sobre ele.
A doutrina da salvação e da redenção é esta – que o Senhor Jesus Cristo, pessoalmente é a redenção. A nossa salvação está nele. A nossa salvação é ele.
1Corintios 1.30 – “ Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,’

CONSIDERAÇÕES PARA APLICAÇÃO DESTA DOUTRINA.
1 – Você sabe sobre o poder da redenção? Você sabe que seus pecados estão perdoados? Nossos pecados só podem ser perdoados se tivermos consciência de que precisamos de redenção. Que precisamos do perdão dos pecados.
2 – Você sabe que Deus o perdoa, não pelo que você pode fazer, mas pelo que Cristo fez? Não é por aquilo que você pratica como forma de religião ou religiosidade. Mas você precisa saber disso – que é Deus em seu amor.
Você sabe que é por causa do que aconteceu em Cristo, e por causa disso somente que Deus, o perdoa?
3 – Quando você pensa em si próprio e nos perdão dos seus pecados você pensa em méritos ou em graça? Você precisa saber que é Deus em seu amor, em sua bondade e em sua misericórdia que o levam à salvação e à redenção.
4 – Que tipo de vida você vai viver então?
Ser salvo é estar em Cristo. Não simplesmente crer no seu ensino, mas estar nele e ser participante de sua vida, de sua morte, de seu sepultamento, da sua ressurreição e de sua glória como intercessor. Nele temos a redenção pelo seu sangue.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...