quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SOBRE O CREDO - "Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso..." Efésios 1.1-7

Pregado em 18 de setembro de 2016 

                     Credo Apostólico - Sermão 1
 
 

                                                BENDITO DEUS E PAI
Efésios 1.1-7 -  1- Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus,  aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus, 2 -graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor
Jesus Cristo. 3 -Bendito o Deus e Pai de nosso  Senhor Jesus Cristo,  que nos tem abençoado com toda sorte de bênção  espiritual nas regiões celestiais em Cristo,  4- assim como nos escolheu, nele, antes da  fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5- nos predestinou para ele, para a adoção de filhos,
 por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito  de sua vontade, 6- para louvor da glória de sua graça,  que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,  7 -no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

"Deus possui em si mesmo e de si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança; e é o único todo-suficiente em si e para si, não tendo necessidade de alguma das criaturas que ele mesmo criou, não derivando delas glória alguma, mas apenas manifestando sua própria glória nelas."  Confissão de Fé de Westminster
Em Cristo, recebemos de Deus tudo o que em sua graça e bondade determinou nos alcançar.
A bênção é o benefício de Deus que chega até nós. É a ação benevolente de Deus em favor de uma pessoa. A benção é mais do que uma palavra, é a ação do Senhor na vida de uma pessoa, de uma família ou de um povo.
“A benção  do Senhor enriquece e não acrescenta dores.” Pv 10.22
O texto lido nos fala de um Deus bendito que nos abençoa com todas as bênçãos possíveis – toda sorte de bênçãos – nos lugares celestiais – em Cristo.
 
Vamos falar desta bem-aventurança divina

I 
ELE É BENDITO POR ISSO É A FONTE DE TODAS AS BÊNÇÃOS.
É o Bendito Pai – “Bendito o Deus e Pai...”
Ele é Bem aventurado por sua natureza e essência. Ele habita na eternidade. Ele é Bendito em suas perfeições. Ele é Deus de todas as perfeições.
Nada se compara à ele. Ele é cheio amor, misericórdia, bondade, benignidade, benevolência. Nada há nele que lembre trevas ou imperfeições.
Deus, o Pai é quem nos abençoa. Ele é a fonte de todas as bênçãos. Ele abençoa, porque é bendito. A fonte de todas as bênçãos. Aqui estão os motivos, os fundamentos das bênçãos. O Deus que é bendito. Aquele que é  bom. O sumo bem. O supremo bem.

II
ELE É BENDITO POR ISSO  É AUTOSSUFICIENTE. “nos abençoou com toda sorte de bênçãos...”
Ele possui, ele tem todas as excelências em si mesmo. Tudo o que é perfeito, belo e majestoso ele possui em si mesmo e em sua natureza.
Ele é a fonte de todo o bem, de todo o belo, de toda a graça. Ele é a fonte da salvação, do plano de salvação que alcança pecadores. Ele é, não apenas a fonte, mas a única fonte. A não ser que venha dele, não o que achamos bênção e benefício, não é nem benefício e nem bênção.
III
ELE É BENDITO PORQUE É DE SUA NATUREZA ABENÇOAR
As bênçãos são - “ o beneplácito de sua vontade” v.5
“a riqueza de sua graça” v.7 – “A suprema riqueza de sua graça” Ef 2.7
“Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou” Ef 2.4. Deus determinou nos abençoar por meio de Cristo, seu Filho Amado. É por meio de Cristo que temos parte nas riquezas da graça de Deus.
Ef 1.7 – Em Cristo “temos a libertação, nossos pecados são perdoados, por causa da riqueza da sua graça.”
É a bondade, a benevolência de Deus. É o ser de Deus em seus atributos e perfeições gloriosas o motivo de sermos abençoados.
Não somos abençoados porque merecemos, porque Deus quer nos honrar de alguma forma, nos recompensar por algo. É Deus mesmo o motivo. Sempre é Ele.

IV 
ELE É BENDITO PORQUE É RELACIONALMENTE PERFEITO - Pai que é Deus e Deus que é Pai.
 “..o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo...”
Ele é o pai eterno do Filho eterno de Deus. Esta afirmação mostra o relacionamento amoroso do Pai e do Filho. Jesus é o amado do Pai (v.6).  A pessoa que o apóstolo chama de pai é o grande Deus do Antigo Testamento. O Todo Poderoso. Deus que no Antigo Testamento era conhecido como o Altissimo (El Elyon), como o Todo-Poderoso (El Shadday), agora se revela como um Pai Santo, justo e amoroso.
Aqui ele diz que este Deus é Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Foi Jesus quem nos ensinou que Deus é Pai.
V
ELE É BENDITO PORQUE SE REVELOU MOTIVADO EXCLUSIVAMENTE POR SUA NATUREZA BEM-AVENTURADA E AMOROSA - Ele é  Pai que é poderoso e Eterno e se aproximou de seus filhos “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado”
Ele é o Deus totalmente soberano. Ele é o Totalmente separado da criação por sua natureza santa e bem aventurada. Ele é Deus . Ele é Iahweh, mas não é um Deus distante. É também o seu Deus, e Deus é seu Pai. Pai que se aproxima. Pai que ama. Pai que cuida. Pai que protege. Pai que se relaciona. Ele é Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, o Pai enviou seu filho eterno para morrer em nosso lugar para nos tornar seus filhos. Para nos adotar como filhos. Somos filhos de Deus.
 
Reconheçamos estes atributos do nosso Deus.
Vivamos com a consciência destes atributos divinos.
Adoremos ao Deus bendito.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...