terça-feira, 28 de novembro de 2017

EM CRISTO: NOSSA UNIÃO PACTUAL E VITAL COM O SENHOR JESUS CRISTO - Ef 1.3


Série - Identidade da Igreja
Pregado em 28 de agosto de 2016


Resultado de imagem para a ceia do senhor

 Efésios 1.3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

O cristão verdadeiro está em Cristo e Cristo está nele.
 
Somos abençoado em Cristo. Somos escolhidos nele...
As expressões "Em", "nele", "no", "perante ele" marcam este capítulo de Efésios.
É tudo "por meio dele" para quem "está nele". Estar em Cristo é uma dádiva inexplicável que o cristão recebe.
A maioria dos crentes não sabem disso ou não experimentam esta doutrina como verdade prática.
Estamos em Cristo de duas formas: Pactual – Estamos em Cristo da mesma forma como o ser humano está em Adão. Em Adão nos tornamos pecadores e herdamos todos os males do pecado. Em Cristo somos redimidos e nos tornamos participantes de tudo o que ele é fez.
Vital – Estamos em Cristo de forma vital, ele está em nós e nós estamos nele – como ramos de uma árvore. Recebemos sua vida, seu ser em nós.
João 6.53-57   -  João 15.4,5  -  João 14.23 -  João 17.21 - 23 
O crescimento cristão significa aprender a viver com quem já somos em Jesus, vivenciando a santidade dele, mas que já é nossa, nele. Tudo aquilo que muitos crentes estão buscando, porque acham que não têm – temos que ter a consciência que se temos Cristo e se estamos nele e ele em nós – temos tudo. A justificação, a santificação, a regeneração, adoção e glorificação são aspectos da nossa união com Jesus pela fé.
A união com Cristo é a ligação do crente a Jesus pelo Espírito Santo através da fé.
1 - O MODO COMO TUDO O QUE JESUS REALIZOU POR NÓS É APLICADO POR MEIO DA NOSSA LIGAÇÃO COM ELE, DO NOSSO “ESTAR NELE”.
A nossa união com Cristo é a forma como as realizações objetivas da vida, morte e ressurreição dele, vêm a ser subjetivamente, em nosso intimo, em nosso interior, em nossa vida, em nosso dia a dia aplicados.
Jesus consumou nossa redenção e todas as bênçãos no passado e o Espírito Santo a aplica a nós agora. Nossa união com Cristo – Em Cristo – é a maneira pela qual tudo o que ele comprou para nós nos é entregue. Isto é estar em Cristo – estar nele –  2Cor 5.17 “se alguém está em Cristo, é nova criatura.” Fp 3.8-9 – “perdi todas as coisas e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser achado nele”.
2 – NOSSA UNIÃO COM CRISTO NÃO SIGNIFICA APENAS QUE ESTAMOS NELE, MAS TAMBÉM QUE ELE ESTÁ EM NÓS.
Gl 2.19-20 – 2 Cor 13.5 – “Provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós” Col 1.27 – “a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”.
Esta doutrina é uma das mais maravilhosas, mais profundas e também uma das mais práticas em seus efeitos.
Quando somos unidos a ele, há um sentindo em que a vida e o poder dele se tornam disponíveis a nós, para transformar nossas vidas.
A nossa união com Cristo nos fornece uma riqueza de recursos para o nosso aperfeiçoamento, adoração e crescimento. Ela nos encontra onde estamos em nosso processo de nos tornarmos mais semelhantes a Jesus e nos faz andar.
3 -  A NOSSA UNIÃO COM CRISTO NOSSA JUSTIÇA, MAS TAMBÉM NOSSA SANTIDADE, NÃO APENAS NOSSA SANTIDADE, MAS NOSSA VIDA.
Em Cristo é o nosso modo de viver. Já fomos justificados, Deus se agradou de nós. Não por algo ou algumas coisas que fizemos para ele, mas por tudo o que ele fez por nós. A nossa união com Cristo nos lembra de abraçarmos Cristo por inteiro por causa de todos os seus benefícios, em vez de escolhermos apenas umas bênçãos favoritas. Geralmente quando escolhemos algumas bênçãos, a gente tenta pagar por elas.
Jesus é nossa justificação e nossa santificação. Ele é tudo o que o precisamos e é tudo que temos. O Jesus que é a nossa justiça para a justificação é o mesmo Jesus que é nossa santidade para a santificação. Ele é o santificador e não nos. Vamos depender dele para nos santificar. O começo e o fim de nossa santificação é o próprio Cristo.
4 –  NOSSA UNIÃO COM CRISTO NOS MOSTRA QUE A MAIOR BENÇÃO DA SALVAÇÃO É O PRÓPRIO SALVADOR.
Nossa união em Cristo significa que não somos nós que o temos, mas ele nos tem. A maior benção é esta. Estamos em Cristo. Estamos nele – mas isso significa realmente é que ele está em nós para que isso seja possível.
Ao termos ele, é ele que nos tem. Ao estarmos nele, ele está em nós de forma plena. Abraçar a Jesus, é na verdade, ser abraçado por ele - a maior benção da salvação não somente o perdão. Não é apenas a justificação e ser declarados justos.
A justificação, ser justificado é uma glória, a glória, a notícia grandiosa do evangelho. A doutrina das doutrinas. Quem é justificado está em Cristo.  Não é novo nascimento, mas quem é nascido de novo, regenerado está em Cristo.  Não é nem mesmo a santificação, quem é santificado o é porque está em Cristo e é por meio de Cristo.  Não apenas o privilégio de estar unido a ele, mas estar unido a ele serve ao objetivo maior de desfrutar dele.
A maior benção que temos é o próprio Jesus. Nossa união com Jesus deve nos levar a  conhecer Jesus. Conhecer Jesus nos levará á verdadeira santificação que é a felicidade em Jesus. Quem se completa em Jesus não vai buscar satisfação para a vida sem Jesus. Quem é feliz em Cristo, fica satisfeito de estar nele. Santificação é felicidade. É alma satisfeita. Satisfeita em Jesus. Satisfeita em Cristo e com Cristo.
APLICAÇÕES
1 – Você entende o que significa estar em Cristo?  Você já superou a vida miserável de buscador de bênçãos?
2 – Você entende que o que você precisa para a santificação de sua vida está tudo na pessoa de Jesus? Ele é a essência da vida cristã. Você passa o dia pensando nele, falando com ele, desfrutando dele, admirando ele?
3 – Você ainda pensa em santificação em termos de – não pode isso, ou aquilo? Saiba que a felicidade é a essência da santidade cristã? Que quem está satisfeito em Cristo e com Cristo não enche sua vida, seu coração, sua alma de lixo?
4 – Você entende que sem um grandioso salvador com centro de sua vida, você não tem nenhuma salvação?

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...