sexta-feira, 20 de julho de 2007

Exposições em Rute 1 - Passado e Futuro

Rogério Nascimento - Pregado em janeiro de 2006

NÃO DEIXE O PASSADO DOMINAR SEU FUTURO Rt 1.8-18

O nosso futuro é determinado pela maneira como enfrentamos nosso passado.



8 disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. 9 O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz
10 e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. 11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
13 esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.14 Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.15 Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.16 Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
17 Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.18 Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.
 

Todos nós temos uma história. Rute e Órfa também tinham uma história. A história das duas eram histórias tristes. De sonhos desfeitos, de lágrimas, de perdas, de luto e de frustração. As duas foram visitadas pela dor. As duas receberam duros golpes da vida. Tanto Rute, quanto Órfa
Estavam destruídas por dentro. Quanto aos sentimentos ambas estavam amarguradas. Quanto às memórias, o que dominava eram as lembranças amargas.
A volta de Noemi para Belém representava para as duas uma oportunidade de mudança. Era a oportunidade de esquecer o passado e apostar no futuro.
Noemi diz que vai seguir em frente e oferece às duas a oportunidade de voltar atrás.
Uma das duas noras opta por regressar a sua casa e ao seu passado. O nome dela é Orfa que singnifica “a que volta as costas”. Ela representa todas aquelas pessoas que voltam ao passado para resolver seus problemas. Ela representa também as pessoas que vivem presas ao seu passado.
A outra é Rute e opta pela fidelidade à sua sogra. O nome dela significa “fiel, amiga”.
Uma opta pelo passado, outra pelo futuro
As lições que aprendemos com as duas noras de Noemi tem muita relevância para nossa vida, pois somos pessoas com história. E somos hoje o que o passado fez de nós. O ódio de hoje foi o ressentimento de ontem.A amargura de hoje foi tristeza ontem. A inimizade de hoje, foi um simples desentendimento ontem. Também o sucesso de hoje foi um risco ontem. A alegria de hoje foi uma tentativa ontem.
O nosso futuro é determinado pela maneira como enfrentamos nosso passado.

1 – O PASSADO SEMPRE VAI TENTAR NOS SEGURAR PRESOS A ELE . vs 8 -10
O passado é uma força capaz de nos dominar. O passado é terra onde já pisamos. O futuro ainda é uma possibilidade.
As duas receberam a oportunidade de voltar. Voltar para casa, tentar tocar a vida, sem contudo tomar nenhuma decisão de mudança.
Não podemos tocar nossa vida enquanto não esquecermos o passado. Não podemos seguir rumo à vitória, enquanto não nos libertarmos do passado. O Apóstolo Paulo nos ensinou muito bem a lição: “esquecendo das coisas que para trás ficaram, prossigo para o alvo” (Fp 3.13-14)

2 – O PASSADO QUANDO AMARGO É INIMIGO DE NOSSAS ESPERANÇAS – vs 11-13
Noemi diz a elas que não pode oferecer esperança nenhuma a elas. Noemi não tem nada a oferecer a lhes oferecer..
O passado sempre volta nos momentos mais difíceis de nossa vida. Quando pensamos que vamos ter alguma esperança. Quando pensamos que nossa vida vai mudar, vem à nossa mente as lembranças amargas, as memórias dos momentos difíceis que vivemos. Precisamos lembrar que o passado não pode ser mudado. As coisas que fizemos no passado não podem não existir, mas para isso o Senhor já providenciou soluções. Para os nosso erros passados ele providenciou o perdão. Para toda a vida que passou ele providenciou o novo nascimento, que faz com que possamos viver uma nova vida. Através da presença de Jesus em nossa vida passamos a viver as coisas novas de Deus (2 Cor 5.17)

3- VOLTA ATRÁS AQUELE QUE VIVE PRESO AO PASSADO . V.14
Orfa não conseguiu acreditar no futuro. Orfa achou melhor voltar. Ela preferiu o seu passado do que o futuro.
Assim como ela muitas pessoas não conseguem ir adiante em sua aposta no futuro. Não conseguem mudar de vida. Não acreditam na cura, pois já estiveram doentes. Não acreditam em amizades porque tiveram inimigos. Não confiam nas pessoas porque já foram traídas.
Estas pessoas não deixam que o poder do Senhor Jesus transforme seu coração. Estas pessoas não são abençoadas pois uma força as puxa para baixo. Elas ficam paradas, vêem o tempo passar, outras pessoas sendo abençoadas, prosperando, crescendo e sendo ungidas, mas elas estão amarguradas com o que aconteceu ontem que não reconhecem o poder de Jesus.
Um exemplo é Marta. Quando seu irmão Lázaro morreu, Jesus demorou quatro dias para chegar, ela ficou presa ao dia da morte de seu irmão e não acreditou que Jesus poderia ressucitá-lo. É preciso reconhecer que Jesus é poderoso hoje para transformar sua vida.

4 – A CURA PARA O PASSADO AMARGO É DEIXÁ-LO PARA TRÁS, VIVENDO AS OPORTUNIDADES DO PRESENTE V. 16-18
Rute ao contrário de Orfa e da maioria das pessoas tomou uma atitude bem diferente. Ao invés de usar seu passado para lamentar, parar, ficar chorando ela surpreendeu todo mundo usando o passado para não voltar à ele.
Ela não queria sofrer outra vez. Aquela terra não a fez feliz. Aquele povo não a ajudou. Aquele Deus não mudou sua vida.
Rute ao deixar seu passado para trás tomou a única atitude que um vencedor em Cristo pode tomar. Se ficarmos remoendo, lembrando nossas mágoas, nossas revoltas, nossas tristezas, nossos erros, não daremos oportunidades para o Senhor agir em nossa vida. Não cresceremos, não seremos abençoados e veremos outras pessoas avançando e nós ali, paralisado pelas lembranças que já deveriam estar anuladas.

CONCLUSÃO
Nossa vida em Cristo é tão profunda, quanto a intensidade de nossas decisões. Nossa atitude com o passado é uma questão de decisão. Decida vencer o passado. Dê um passo a frente. Moabe a terra da ausência da benção deve ficar para trás. Devemos escolher Belém a terra do pão. Jesus é o nosso pão. Ele é nossa melhor decisão. Ele diz: “Venha a mim, você que está cansado e exausto” (Mt 11.28). Você que cansou de viver aprisionado pelo passado, aceite a provisão de Cristo para ser liberto e Deus vai te abençoar.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi !

O senhor devia gravar suas pregações se fosse posivel e colocá-las na internet pode ser no servidores:

www.esnips.com

www.esay-share.com

www.3000mb.com

MeryElen disse...

A mensagem é positiva, fala sobre abraçar novas experências ao invéz de amargar coisas ruins que nos aconteceram, e isso é bom;

Mas tratando do texto;
não podemos nos esquecer que Noemí,ía sim adiante, ao contrário de Orfa, porém também com amargura de Alma, isso concerteza por considerar sua sorte e todas aquelas coisas ruins que lhe aconteceram antes.

E isto fica claro, pois ela mesma demonstra em palavras, quando tenta fazer suas noras desistirem de seguí-la. Ela ainda lembrava o passado tbm...

Também entendo a ida de Rute e de noemí Como um ato de fé. Noemia ía por ter ouvido que Deus abençoara seu povo com pão... e nós sabemos que a fé vem pelo ouvir, ou seja ela ouviu a boa notícia do pão que Deus dava e por isso voltava, e Rute, estava convencida à participar do povo, e do mesmo Deus da sogra, enquanto que orfã não.
Orfã como Rute, viveu dez anos em compania da sogra, mas não assimilara nada.
É mais ou menos como uma grande leva de cristãos que, infelizmente passam longos anos ao lado da igreja, mas quando vão tomar decisões, sempre fazem as escolhas erradas. Não assimilaram verdadeiramente NADA.

Enfim, Orfã não tinha o coração àquela decisão. Voltou atrás, embora inicialmente se dispusesse a fazer aquilo. Lembremos que ela disse: Eu vou. Mas foi diante da oposição da sogra, que resolveu desistir r voltar.

Rute é que, graças a fé, permaneceu firme, mesmo com a própria sogra, seu contato com Deus, dizendo-lhe volte.

Incrível como às vezes até mesmo as pessoas que consideramos serem usadas por Deus para nos abençoar fazem como jesus fez àquela mulher ao dizer que não podiam dar o pão dos filhos à ela. provam nossa insistência, nossa fé.

Foi muita firmeza de Rute, não?
"Orfã voltou, volte vc também Rute, não tem futuro pra você nesse caminho..."
Mas Rute não ouviu uma PESSOA, preferiu continuar ouvindo Deus em seu interior, o impulso pela verdade, tomou a escolha mais certa, afinal ela estava buscando à Deus, Noemi não tinha o direito de lhe impedir aquilo.

Ninguém tem esse direito sobre nós, por isso é sempre bom vermos se estamos mesmo seguindo alguém, mesmo que muito de Deus, ou se estamos seguindo a fé que Jesus colocou em nosso coração, um dia aquela pessoa pode nos dar o conselho errado mas a fé que Jesus colocar em nosso coração, nunca ERRARÁ.

Aparentemente Rute parecia perder, o sr não acha?
Indo com uma sogra velha, sem dinheiro, sem perspectivas!

Mas ela estava seguindo sua fé.
Moral disso:
1 - ÀS vezes seguir a fé nem sempre parece lógico ou racionalmente o melhor, mas o fim é abençoado.
LIÇÃO 2 - Mais do que desejar é necessário se ter fé para fazer o certo, Orfã até quis mas não conseguiu permanecer. vOLTOU PRA CASA E NADA EM SUA VIDA MUDOU.

O senhor fala sobre desejar mudanças.
Veja, desejar é bom, mas nem é suficiente. Esquecer o passado é bom, mas tbm não é o suficiente.

Será necessário contato com Deus e fé no coração, certeza no Deus vivo, e pessoal, para seguir seus planos mesmo quando pessoas do povo dele se levantarem para dizer a nós que estamos num caminho de pouco proveito.

Orfã quis começar de novo. Ela iria começar. Mas fez os próprios planos, o que tbm não lhe foi útil, acabou parando onde estava, com apenas algumas circunstâncias diferentes.

Precisamos estabelecer uma firmeza como Rute. Estarmos completamente resolvidos à seguir não um homem, nem ma religião, nem mesmo uma igreja, mas àquilo que Jesus está impulsionando em nossos corações.

E se não temos certeza do que é, pena, pq Rute tinha. Estava de todo resolvida por Deus.
Que Deus pela palavra dEle ressucite e desperte toda certeza da sua vontade em nossas vidas e nos liberte de qualquer dependência além dele. Em Nome de Jesus.
Um Abraço,
MERYELEN HENRIQUE DA SILVA, RJ- Rio de Janeiro.

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...