terça-feira, 31 de julho de 2007

SER UM PREGADOR

John Knox pregando




SOBRE A EXPERIÊNCIA DE SER UM PREGADOR
Ser um pregador é ser fiel à proclamação da Palavra que o transformou. "Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, a mim que noutro tempo era blasfemo, perseguidor e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus" 1Tm 1.12-14

O pregador do Evangelho, não é um qualquer, é um proclamador dos céus na terra. Existem muitos chamados neste mundo. Há pessoas que são chamadas para ser empresários, executivos, governantes, reis e rainhas, mas o chamado para ser um pregador está além destes chamados. É uma determinação soberana do próprio Deus, escolhendo alguns para tão grande tarefa.
Neste texto temos um retrato das características essenciais do ministro e daquele que almeja ser considerado um pregador. Não apenas considerado, mas ser.
1. Capacitação - "..me capacitou" - O termo grego "endunamasanti" de endunamoo, significa "receber poder", receber capacidade, receber as qualificações". Aquele que chama é aquele que dá a capacidade. Que qualifica. Há um poder do alto entregue ao pregador.
2. fidelidade - "me considerou fiel" - ele diz que o próprio Senhor atribui esta característica à ele. O Senhor o achou confiável para tão grande missão. O pregador do Evangelho precisa ser fiel ao Evangelho. Ele não pode substituir o Evangelho. Ele precisa ter a Palavras, as Escrituras à sua frente. Ele não pode pregar outra palavra, outra mensagem senão a Palavra de Deus, revelada nas Escrituras.
3. Chamado - "me designou.." - O termo grego "Titemi" - traz o sentido de nomear, deu autoridade, chamou para o fim especifico, deu as credenciais necessárias, concedeu a honra, comissionou. Ele não pode considerar sua missão, uma missão qualquer. Ele não pode negligenciar este chamado. Ele não pode menosprezar. Ele não pode achar que é mais uma função na vida. Ele não pode conciliar esta com outra função. Ele tem que priorizar este chamado.
4. Transformação - "...noutro tempo eu era" - Este testemunho do que noutro tempo ele era, nos mostra a transformação que ele experimentou após conhecer o evangelho. Ele experimentou esta transformação. Não pode o pregador não ser transformado. Ele não pode ter o coração envelhecido e sem transformação.
5. Conhecimento experimental da graça - "...alcancei misericórdia...transbordou a graça". Esta é uma declaração gloriosa. "eu experimentei a graça" eu fui "alvo da misericórdia".
Ser um pregador não é uma missão qualquer. O pregador da Palavra tem uma tarefa grandiosa, que é proclamar principalmente o amor de Deus aos pecadores. A principal função do pregador é levar ao mundo a mensagem que Deus quer salvar e abençoar, através de Cristo.
Um pregador é um apaixonado pelo evangelho, pois, por ele foi transformado e por ele dá a vida. A vida do pregador deve ser o Evangelho de Cristo.

Um comentário:

Unknown disse...

paztor eu adiquiri muito conheseimento au ler essa palavras que o senhor fez e concordo com elas

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...