Pregado em Fevereiro de 2006
QUEM É VOCÊ QUANDO NINGUÉM ESTÁ OLHANDO? Rt 3.1-18
Muitas pessoas colocam têm duas faces. Na frente das pessoas agem de uma forma, longe de outra. São pessoas que vestem uma máscara.
Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz?
2 Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira.
3 Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
4 Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita; então, chegarás, e lhe descobrirás os pés, e te deitarás; ele te dirá o que deves fazer.
5 Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres farei.
6 Então, foi para a eira e fez conforme tudo quanto sua sogra lhe havia ordenado.
7 Havendo, pois, Boaz comido e bebido e estando já de coração um tanto alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de cereais; então, chegou ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.
8 Sucedeu que, pela meia-noite, assustando-se o homem, sentou-se; e eis que uma mulher estava deitada a seus pés.
9 Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador.
10 Disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; melhor fizeste a tua última benevolência que a primeira, pois não foste após jovens, quer pobres, quer ricos.
11 Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
12 Ora, é muito verdade que eu sou resgatador; mas ainda outro resgatador há mais chegado do que eu.
13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te quiser resgatar, bem está, que te resgate; porém, se não lhe apraz resgatar-te, eu o farei, tão certo como vive o SENHOR; deita-te aqui até à manhã.
14 Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã e levantou-se antes que pudessem conhecer um ao outro; porque ele disse: Não se saiba que veio mulher à eira.
15 Disse mais: Dá-me o manto que tens sobre ti e segura-o. Ela o segurou, ele o encheu com seis medidas de cevada e lho pôs às costas; então, entrou ela na cidade.
16 Em chegando à casa de sua sogra, esta lhe disse: Como se te passaram as coisas, filha minha? Ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera.
17 E disse ainda: Estas seis medidas de cevada, ele mas deu e me disse: Não voltes para a tua sogra sem nada.
18 Então, lhe disse Noemi: Espera, minha filha, até que saibas em que darão as coisas, porque aquele homem não descansará, enquanto não se resolver este caso ainda hoje.
Na volta de Moabe, depois de todos os fracassos, tudo agora começa a dar certo. Enquanto o capitulo primeiro narra a tragédia atingindo em cheio uma família, no capitulo dois, vemos vemos a providência de Deus dirigindo a vida de Rute. Rute vai justamente ao campo de Boaz. Este era um parente de Noemi, e era candidato a ser um remidor de Rute.
Noemi então aconselha a Rute a ir à noite à eira onde Boaz dormia e tentar seduzi-lo. Ela se perfuma e deita aos pés de Boaz e quando este acorda de madrugada lá está Rute, perfumada e sedutora, mas Boaz ao invés de aproveitar-se da situação, já que estava sozinho, já que ninguém estava vendo, ele abençoa a Rute e não toca nela, e ainda a protege e não deixa que ninguém, saiba que ela estivera ali.
Vemos aqui portanto alguns traços do caráter de Boaz.
Em primeiro lugar ele era um homem temente a Deus – Numa situação incomum ele se lembra da benção de Deus.
Em segundo lugar ele era um homem de caráter incomum – Ele protege a reputação e a honra de Rute.
Em terceiro lugar ele era um homem de integridade rara – Ele não um homem comum, sua integridade era espantosa. Mesmo no escuro, com uma mulher bonita e disponível ele não tira proveito da situação.
Vejamos a lições práticas que podemos tirar deste texto.
1 – DEVEMOS SER INTEGROS NO PENSAMENTO.
Nossos pensamentos secretos devem ser tão íntegros quanto nossas ações públicas.
“Os pensamentos do justo são íntegros” Pv 12.5 .
Jesus disse: “a boca fala o que o coração está cheio”
Nossos pensamentos devem ser íntegros. Todo pecado começa com um pensamento. Precisamos controlar nossos pensamentos, através da renúncia. O diabo trabalha muito com nossa mente. Ele coloca pensamentos malignos em nossa mente. Ele nos induz a pensamentos maliciosos.
Veja o diz a Bíblia para nossos pensamentos em Fp 4.8 – “ tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que é amável, tudo o que de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento”.
2 - DEVEMOS SER INTEGROS EM NOSSAS PALAVRAS.
O que falamos longe das pessoas devem ser tão verdadeiras quanto às que falamos na frente delas.
“ o que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” Pv 21.23
“ a boca dos insensatos derrama a tolice” Pv 15.2
Nossas palavras nos denunciam. Uma pessoa verdadeira sempre falará a verdade seja onde estiver. Existe muitas pessoas que longe das pessoas falam o que não devem de depois na frente não sustentam suas palavras.
São pessoas que não são integras no seu falar.
3 – DEVEMOS SER INTEGROS EM NOSSAS AÇÕES.
Nossa vida secreta deve ser tão integra quanto nossa vida pública.
“não entres no caminho dos impios, nem sigas pela vereda dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo” Pv 14.14-15
O que vale mesmo na avaliação do caráter de uma pessoa não é o que ela faz em público.
Não é a vida publica de uma pessoa que é avaliado no caráter de uma pessoa.
A verdadeira face de uma pessoa é sua vida privada. O que acontece no segredo das quatro paredes. O que acontece longe da família.
O que o filho ou filha faz longe dos pais.
O que a esposa faz longe do marido.
O que o marido faz longe da esposa.
O que a pessoa faz longe dos olhos dos outros.
Esta á verdadeira vida, esta é a que vale.
Muitas pessoas colocam têm duas faces. Na frente das pessoas agem de uma forma, longe de outra. São pessoas que vestem uma máscara.
CONCLUSÃO.
Boaz fez aquilo que deveria ser exemplo para todos. todos deveriam imitar
Boaz na sua integridade.
Este foi um homem que viveu sua vida privada com tanta integridade quanto em sua vida publica.
Suas ações naquela noite foi um culto ao Senhor.
Deus foi glorificado em suas ações.
Como cristãos, vivemos segundo a graça.
Não estamos debaixo de leis ou preceitos.
Não temos que “fazer” para que sejamos salvos, mas o “ser” em Cristo.
Estamos em Cristo, por isso nele somos.
Nele vivemos.
Nosso testemunho como cristãos,
deve ser firme,
mostrando nosso caráter formado pela Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário