terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O sétimo Mandamento - "Não adulterarás" - O Deus do Casamento - parte 2 -

Pregado em 28 de janeiro de 2017 - Na Capela Missional/Porto Alegre
Série Breve Catecismo de Westminster

PERGUNTA 70. Qual é o sétimo mandamento?
R. O sétimo mandamento é: "Não adulterarás" - Ex 20.14

                                        
                                   O Sétimo Mandamento - Sermão 02
O CASAMENTO É UM ESPELHO DO PRIMEIRO CASAMENTO – AS BODAS DO CORDEIRO – O CASAMENTO ENTRE CRISTO E A IGREJA – Efésios 5.22-33

O conceito cristão do casamento é segundo a Escritura. Unicamente pela Escritura e não pela cultura ou mentalidade da época ou de épocas.

O casamento é uma obra da criação é exigido de toda a humanidade. Quem casa, está obedecendo esta ordem da criação. Quem viola a ordem da criação é culpado de violar a vontade e determinação de Deus esteja onde estiver. O casamento não é uma invenção ou convenção humana, mas ordenança do Criador, Ele instituiu o casamento – não apenas isso – mas sendo uma obra da criação – ele instituiu, ordenou, designou, arranjou, preparou e estabeleceu para os seres humanos. Ele deixou os princípios, as regras, as condutas, como deve ser o casamento e o que ele representa. O casamento é de Deus e não do ser humano. É uma invenção divina e não humana. Ninguém deveria casar sem entender os propósitos do casamento. Ninguém deveria casar sem entender o significado do casamento. O casamento não é um álibi. Não é um meio de sair de casa, de ficar livre dos pais. De alcançar qualquer coisa. O casamento, deveria ser ensinado, é uma das coisas mais sérias da vida. O mandamento divino – “Não adulterarás”, é a demonstração de Deus é Deus do casamento. É uma ordem de comportamento, atitude e posição para o casado.
O casamento faz parte da ordem da criação, é parte de decreto do criador, da vontade do criador, daquilo que Deus estabeleceu quanto á relação entre homens e mulheres.
O casamento, portanto, é uma bênção. É parte da providência divina e uma provisão para a humanidade, pois sem o casamento, não haveria nem mesmo a humanidade. O casamento, portanto, vem antes da humanidade, pois é o gerador da humanidade. Se acabasse o casamento como Deus ordenou, acabaria a humanidade. O texto em Efésios, que lemos nos traz uma assombrosa revelação sobre o casamento. Que o casamento é um espelho do casamento origina – do Pacto de Deus com seu povo – As Bodas do Cordeiro – a união entre Cristo e a igreja. Quando o apóstolo fala da esposa como modelo da igreja e do marido como modelo de Cristo é disso que ele está falando.
Vejamos:
I – 0 CASAMENTO É SOMBRA DE UMA REALIDADE SUPERIOR QUE É O PACTO DE REDENÇÃO. “Eu me refiro a Cristo e a Igreja” v.32
O casamento é um pacto de significados muito amplos ricos. Ele não pode ser visto apenas como tendo a função principal de procriação. Ter filhos é uma razão primária do casamento, mas não é única razão.
O casamento também não pode ser visto como tendo o sexo como razão principal. Deus não criou o casamento porque o homem precisava ter filhos ou prazer. Nem porque o homem estava só. Estes fatores, foram os criadores da necessidade do primeiro casamento humano. Mas o casamento existe para a glória de Deus.
O casamento é um pacto humano, ordenado e arranjado por Deus. É a união de dois pecadores que se comprometem em juramento pactual diante de Deus, a criar um ambiente de amor onde os dois se darão um ao outro, serão um do outro e se dedicarão um ao outro em uma relação exclusiva e fechada.
O casamento, porém só existe como pacto, porque representa o pacto de Deus com seu povo. É um espelho do pacto da redenção. O primeiro casamento ordenado não foi o de Adão e Eva, mas de Cristo e a igreja. O primeiro casamento ordenado foi as Bodas do Cordeiro. Ef 5.31-32 -  Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32  Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
O propósito divino para o casamento é que ele seja o reflexo mais fiel deste pacto entre Cristo e a Igreja feito na eternidade.  O propósito inicial do casamento é unir pactualmente em amor um homem e uma mulher. Mas, o propósito final é testemunhar, representar, demonstrar a aliança entre Cristo e a igreja. O amor de Cristo pela igreja.  A fidelidade da igreja para com Cristo.
O casamento tem a função e a missão de expressar no tempo, na cultura e ao tempo e á cultura as Bodas do Cordeiro – o casamento de Cristo e a igreja. 
1 - A esposa evangélica – a esposa tem a missão de demonstrar e viver a submissão, a devoção e a fidelidade que a igreja demonstra por Cristo.
v. 22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
2- O marido evangélico – O marido tem a missão de amar a esposa com o mesmo tipo de amor com que Cristo ama a igreja. Um amor sacrificial de cuidado e entrega incondicional. V. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
3 - O casal evangélico – Marido e esposa têm a missão de completar um ao outro em um relacionamento de amor, fidelidade e honra,
v. 33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
4 – A família evangélica – A família tem a missão de representar o que Cristo e a igreja representam.  A missão de glorificar a Deus e tornar o evangelho conhecido.
v. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.
O modelo do casamento é sua realidade superior – As Bodas do Cordeiro. Não é a união do casal humano que vem primeiro, daí se usar a figura do casamento entre Cristo e a igreja – mas é o contrário – primeiro vem o casamento entre Cristo e a igreja, daí o texto afirmar depois de falar do relacionamento entre um homem e uma mulher casados, o apóstolo afirmar que se referia a Cristo e à igreja.
O modelo que marido e mulher devem seguir é o de Cristo e a igreja. Não é a cultura. Não são os costumes. Não é a moralidade da época. Não é a mentalidade ou realidade do mundo. Cristo é o primeiro noivo. O verdadeiro noivo. O modelo do noivo. O modelo do marido. Cristo é o esposo fiel. Não dá pra imaginar Cristo traindo sua noiva. É impossível imaginar Cristo traindo sua esposa. O mandamento "não adulterarás" é cumprido plenamente por Cristo.
II –O CASAMENTO SENDO UM ESPELHO DO PACTO DIVINO, TORNA POSSÍVEL NELE EXPERIMENTAR AS MELHORES DÁDIVAS DO CRIADOR AOS PECADORES - 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.
O casamento por representar o que ele representa proporciona a possibilidade da experiência de viver os mais maravilhosos benefícios de um relacionamento.
O capitulo que lemos chama o casamento de “mistério”. Deus usa o casamento para ser metáfora de seu decreto. No casamento podemos ver – como possibilidade – a riqueza da glória de Deus. Não podemos ver o casamento como um fim em si mesmo. Casei para ser feliz. Para ter uma esposa. Para ter sexo. Para ter carinho, para fazer alguém feliz, para ter filhos, para morar em uma casa, para dormir no inverno mais aquecido, para ter um homem para chamar de meu, uma mulher para chamar de minha.....
O casamento é a possibilidade de vivermos um amor verdadeiro.
Isto não é algo automático, mas que deve ser construído a partir da prática da Palavra de Deus.
Ninguém tem o direito de tirar, diminuir ou mudar o significado do casamento.
O casamento sendo uma obra de Deus, ele permite, ou dá a possibilidade de nele ser experimentado todas as bênçãos prometidas.
1 - Uma esposa pode ser amada com o tipo de amor de Cristo pela igreja - v.25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
2 - Um marido pode ter uma esposa que se submeta a ele, o honre, se dedique a ele e seja fiel a ele, como a igreja faz com Cristo - v.22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
3 - Uma esposa pode ter um marido que zele tanto por ela como Cristo zela pela igreja - v.25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama.29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;
4 - Marido e mulher podem ter um relacionamento, um casamento que seja modelo de Cristo e a igreja - v.31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
Um casal pode ter as melhores dádivas da graça de Deus. Um casal pode viver um relacionamento da mais verdadeira amizade; da mais verdadeira fidelidade; das mais maravilhosas conversas; dos melhores risadas.
O casal pode viver os mais intensos e incríveis momentos de prazer no sexo.
O casal pode fazer de sua casa, uma casa acolhedora, um ambiente agradável, um lugar de amor e misericórdia.
O casal pode ter quantos filhos desejarem, puderem ou que Deus permitir, inclusive adotando de várias formas.
O casal pode se dedicar ao evangelho, à pregação, ao pastoreio, à missão.
O casal pode ter um casamento confessional, onde colocará em prática aquilo que é expressão de sua fé.
O casal, meus irmãos é um milagre divino, onde dois pecadores são abençoados por Deus para expressarem no mundo – o Evangelho.
Os jovens estão levando a serio seus relacionamentos?
Os jovens estão santificando sua vida e seus relacionamentos?
Os casais estão entendendo o que significa do casamento e porque casaram?
As famílias estão vivendo como família evangélica?
Reformemos nossos relacionamentos. Reformemos nosso casamento. Reformemos nossa família.

Rogerio Nascimento  - https://www.facebook.com/pastorrogerionascimento 
Capela Missional - https://www.facebook.com/Igrejacristadeconfissaoreformada/

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...