segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

O Quinto Mandamento - Honrar Pai e Mãe

Pregado em 07 de janeiro de 2018 / Capela Missional em Porto Alegre
Sermões no Breve Catecismo de Westminster - perguntas 63 a 66


PERGUNTA 63. Qual é o quinto mandamento?
R. O quinto mandamento é: Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. Êxodo 20.12




               HONRAR PAI E MÃE, O QUINTO MANDAMENTO.
Ex 20.12. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

A verdadeira religião começa com Deus e com os pais.
Os Dez Mandamentos são divididos em – Duas Tábuas.
A Primeira tábua são os mandamentos onde Deus nos instrui em relação á piedade e aos deveres próprios da religião, mediante os quais sua majestade e seu ser santo deve ser cultuado.
Na segunda tábua, ele prescreve como, em razão do temor de seu nome, como devemos nos conduzir em comunidade e com as pessoas.
Jesus ao resumir os mandamentos e a Lei encerra toda a Lei em duas partes – uma ele a dirige para com Deus, a outra ele destina ao relacionamento com as pessoas.
Os mandamentos são: Sobre nós e Deus – do 1º ao 4° / Sobre nós e o próximo – do 5° ao 10°
Este é o resumo. Amar a Deus sobre tudo e sobre todos e com todas as forças. Com todo o nosso ser. Amar o próximo, como amamos a nós mesmos.
O culto a Deus é o que fundamenta todas as coisas e relações. O culto saudável e verdadeiro a Deus molda nossa vida. Nossa visão da santidade de Deus, moldará nossa visão da vida e do mundo.
Vamos lembrar os 4 primeiros mandamentos:
I - “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex. 20:3).
II - “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma de Deus (vv. 4-6).
III - “Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão  (v. 7)
IV -  “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar  (vv. 8-10).
Os mandamentos da segunda tábua santificam nossos relacionamentos.
A verdadeira motivação para termos relacionamentos santificados é a santidade de Deus.
O próximo é qualquer pessoa que conhecemos. Do mandamento 5º ao 10º temos os mandamentos sobre amar o próximo.
Vamos lembrar estes mandamentos:
V - “Honra a teu pai e a tua mãe
VI - “Não matarás” 
VII - “Não adulterarás”
VIII - “Não furtarás”
IX - “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” 
X - “Não cobiçarás  nada do teu próximo
Calvino – “O primeiro fundamento de todas as coisas, de todas as atitudes, de todos os relacionamentos e de toda a justiça e santidade é o culto a Deus. Subvertido este, tudo o mais desmorona e se dissipam as virtudes como se fossem rompidas totalmente.  O exercício da verdadeira religião forma a base e o fundamento da vida piedosa.”
A segunda tábua da Lei começa com o quinto mandamento. Isso é significativo, porque ao ordenar nosso tratamento com os outros, Deus começa com a família, na nossa casa.  Amar a Deus e ao próximo começa em casa, começa com a família. Nossa religião prática começa com os pais. Os mandamentos têm com preâmbulo “Eu sou o teu Deus.”
Este mandamento então é: Eu sou o teu Deus, honra teu pai e tua mãe.
A primeira relação após a nossa relação com Deus, é a relação com o pai e mãe. Nenhuma relação é tão fundamental e nada é mais importante. Quem desonra pai e mãe não aprendeu honrar ninguém. Não honrará ninguém.  Agostinho – “ Se alguém não honrar os pais, haverá alguém que ele poupará.Se ele abandonar pai e mãe, a quem ele não abandonará?”
1- O QUINTO MANDAMENTO NOS EXIGE HONRAR PAI E MÃE.
Pergunta 63. Qual é o quinto mandamento?
R. O quinto mandamento é: "Honrarás a teu pai e a tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te há de dar".
O termo honrar é kvd - Keved ou kavod – Que significa “peso”. É o mesmo termo traduzido para glória.  Quando Deus diz que vai passar sua glória diante de Moisés, é seu kvd que ele passa. Honrar é uma palavra pesada. Lutero – Honrar quer dizer que os veneremos e tenhamos eles em apreço acima de todas as coisas, como o maior tesouro da terra.
O contrário de honrar é desonrar. Desonrar é não considerar a posição dos pais. Desonrar é ofender, desprezar, não cuidar ou abandonar os pais. Calvino – “são monstros, não seres humanos, os que infringirem o poder paterno por desrespeito e insubordinação.
2 –  O QUINTO MANDAMENTO EXIGE CUIDAR DOS PAIS
Pergunta 64. Que exige o quinto mandamento?
R. O quinto mandamento exige a conservação da honra e o desempenho dos deveres pertencentes a cada um em suas diferentes condições e relações, como superiores, inferiores, ou iguais.
Os pais nunca podem ser abandonados pelos filhos. Quando crianças, os filhos precisam obedecer os pais em tudo. Quando adolescentes, os filhos precisam ouvir os pais, não os desrespeitar com palavras agressivas ou ofensivas.
Quando adultos solteiros, os filhos de devem servir os pais ajudando-os em tudo o que eles necessitam. O filho adulto não está isento de honrar os pais em nenhum momento.
Lutero – “Compete-nos honrá-los por meio de atos, servindo-os, ajudando-lhes e cuidando deles quando idosos, enfermos, alquebrados ou pobres. Tudo isso se há de fazer não apenas prazerosamente, senão com humildade e reverencia, como na presença de Deus.”
3  - O QUINTO MANDAMENTO EXIGE PARTILHAR O QUE TEMOS COM OS PAIS SEMPRE QUE NECESSÁRIO.
Pergunta 65. Que proíbe o quinto mandamento?
R. O quinto mandamento proíbe negligenciarmos ou fazermos alguma coisa contra a honra e dever que pertencem a cada um em suas diferentes condições e relações.
Os pais não podem ser abandonados pelos filhos quando estes se casam e têm outros filhos. Cada um dentro de suas condições, caso os pais necessitem de amparo precisam lembrar do quinto mandamento. É pecado grave não atender aos pais em necessidade.
Lutero – Quem sabe de que maneira deve considerá-los no coração, não permitirá que sofram penúria ou fome, porém os colocará acima de si mesmo e a seu lado, partilhando com eles quanto possuir e estiver ao seu alcance.” 
4 – O QUINTO MANDAMENTO QUANDO OBEDECIDO NOS TRAZ RECOMPENSA DIVINA.
Pergunta 66. Qual é a razão anexa ao quinto mandamento?
R. A razão anexa ao quinto mandamento é uma promessa de longa vida e prosperidade (quanto sirva para glória de Deus e bem do homem) a todos aqueles que guardam este mandamento
Ef 6.2-3.  Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
O quinto mandamento é tão importante para Deus, que ele faz uma promessa a quem o cumprir. Deus não necessitaria fazer nenhuma promessa, apenas exigir.
Ele promete vida longa, um dos motivos é para que os pais sejam cuidados. Nossa sociedade tem descartado aqueles que não têm função social produtiva. O cristão não pode entrar nesta cultura. Lute por seus pais. Glorifique a Deus, sendo honrando seus pais. Não apenas seus pais, mas os mais velhos com quem te relacionais.
A verdadeira religião começa com os pais, com a honra aos pais e aos mais velhos.
A verdadeira religião, dentre outras coisas cuida das viúvas - Tiago 1.27 – A verdadeira religião que Deus aceita como pura é: cuidas dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se corromper com o mundo.
Não guardamos o quinto mandamento para sermos salvos, porque Jesus foi o filho perfeito. Até cruz lembrou-se de sua mãe, pedido que alguém cuidasse dela. Jesus obedeceu este mandamento em nosso lugar, para que quebrando-o, como todos o quebramos, não fossemos condenados ao inferno. Obedecemos ao mandamento não para sermos salvos, mas por honra a Deus e aos nossos pais. Porque Deus é glorificado quando honramos nossos pais. Porque é vontade de Deus que honremos nossos pais.

Porque somos cristãos, honramos e cuidamos deles.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...