quinta-feira, 12 de abril de 2018

O arrependimento como graça salvadora - O arrependimento de Davi

Pregado em 08 de abril de 2018 na Capela Missional / Porto Alegre

PERGUNTA 85. Que exige Deus de nós para que possamos escapar a sua ira e maldição em que temos incorrido pelo pecado?
R. Para escaparmos à ira e maldição de Deus, em que temos incorrido pelo pecado, Deus exige de nós fé em Jesus Cristo e arrependimento para a vida, com o uso diligente de todos os meios exteriores pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção.
PERGUNTA 86. Que é fé em Jesus Cristo?
R. Fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora, pela qual o recebemos e confiamos só nEle para a salvação, como Ele nos é oferecido.
PERGUNTA 87. Que é arrependimento para a vida?
R. Arrependimento para a vida é uma graça salvadora pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepção da misericórdia de Deus em Cristo, se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência.


O ARREPENDIMENTO É UMA OBRA DA GRAÇA DIVINA -  2 Samuel 12 1-13
O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2 Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; 3 mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha. 4 Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. 5 Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. 6 E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.7 Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; 8 dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. 9 Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. 10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.11 Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol.13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.
O arrependimento que traz o perdão ao pecador é também uma obra de graça de Deus.
Passou bastante tempo, entre os pecados de Davi e este encontro com Natan. Isto se prova porque no fim desta narrativa, o filho de Davi com Batseba já havia nascido.
Isto prova o quanto o coração de Davi estava endurecido, o quanto estava insensível ao pecado e o quanto estava obstinado na sua iniquidade.
I – A OBSTINAÇÃO DO PECADOR É UMA OFENSA AO SENHOR. VS 1-4
1 - Vejam que a iniciativa é do Senhor. O verso primeiro informa que “O Senhor enviou Natan a Davi..”
Vejam como a graça de Deus é maravilhosa ao tomar a iniciativa para levar o pecador ao arrependimento.
2 – O Senhor procura convencer Davi de seu pecado – ao contar uma história de exploração de um homem rico contra um pobre, Deus está invadindo a mente de Davi para o convencer de seu pecado.
II – A DUREZA DO CORAÇÃO É SINAL DA OBSTINAÇÃO DO PECADOR – VS 5-6
1 – O coração obstinado não reconhece pecado em si mesmo. 5 Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.
O verso 5 nos diz que Davi ficou enfurecido, decretando até mesmo a pena de morte ao homem que explorou o pobre.
2 – O coração obstinado julga os outros, mas não a si mesmo. 6 E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.
O verso 6 nos diz que Davi sabia exatamente o que fazer em relação ao outro, mas não pensou em si mesmo. Não pensou em seu pecado em nenhum momento.
III – A OBSTINAÇÃO DO PECADOR NO SEU PECADO É INGRATIDÃO QUANTO AS DÁDIVAS DO SENHOR – VS.7-9
1 – O obstinado necessita ser confrontado pela Palavra para reconhecer sua situação. 7 Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;  No verso 7 vimos que depois que Davi emite sua sentença de morte e restituição a quem ele pensava ser o transgressor, Natan diz: tu é este homem. Não há outra forma de uma pessoa tomar consciência de pecado, a não pela ação da Palavra de Deus, e por meio do Espírito Santo.
2 – O obstinado necessita reconhecer que seu pecado é uma reação ingrata à graça de Deus. v. 8 dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. 9 Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.
No verso 8, o Senhor mostra que Davi havia sido abençoado em todos os sentidos. Deus havia acrescentado dádivas a Davi e poderia acrescentar muito mais. O desprezo à Palavra do Senhor que levou Davi a pecar, conforme o verso 9.
IV – A OBSTINAÇÃO DO PECADOR RESULTA EM JUSTO JUÍZO DE DEUS – VS 10- 12
1 –O pecado sempre é resultado do afastamento da Palavra - . v. 10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Veja que a causa do pecado foi o afastamento da Palavra.
Um frase atribuída a Moody, afirma – ou a Palavra vai te afastar do pecado ou o pecado te afastará da Palavra.
2 – A consequência do pecado é juízo. v.11 Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol.
Isso se cumpriu totalmente na vida de Davi, quando um de seus filhos tomou as mulheres de Davi num espetáculo público mais a frente. E também quando seus filhos fizeram guerra entre eles. O juízo divino segue-se ao pecado obstinado.
V – A OBSTINAÇÃO DO PECADOR PODE SUPERADA PELA GRAÇA DE DEUS POR MEIO DO ARREPENDIMENTO. V.13
13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.
1 – Davi se arrepende, mas porque Deus o levou ao arrependimento. “Pequei contra o SENHOR”. Esta afirmação é seu arrependimento. Mas ele só aconteceu porque Deus o procurou e o confrontou. Porque Deus mesmo mostrou seu pecado.
2 – A consequência do pecado é o juízo, mas a consequência da graça é o perdão. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.
O arrependimento de Davi o levou ao perdão. O Salmo 51 é sua oração de arrependimento.
Veja que Davi praticou uma das mais tenebrosas progressões do pecado. Mas veja, também, que ele oferece um dos mais comoventes arrependimentos da história.
Ele apela para a benignidade e misericórdia do Senhor –v.1 Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
Ele reconhece a gravidade de seu pecado – vs 2-3 Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. 3 Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Ele reconhece que seu pecado é mais do que um ato mau, é uma ofensa contra Deus – v.4 Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
Ele reconhece sua verdadeira natureza e sua condição de perdido – v.5 Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Ele reconhece a justiça santa de Deus – v.6 - Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
Ele reconhece que necessita de uma transformação radical – vs7-12 - Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. 9 Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. 11 Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. 12 Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça.
Ele se propõe a mudar sua cultura de vida – VS 13-14 - Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. 14 Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. 15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores..
*Ele, finalmente entende que tipo de vida é aquela que agrada a Deus –
16 Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. 17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
O pecado afasta o ser humano de Deus e o coloca em condição, em estado de perdição. O pecado lançou o ser humano em um estado de miséria espiritual, existencial e moral contra o qual nada pode fazer. É nesta condição que o pecador permanece até que Deus o alcance. O meio de Deus é Jesus Cristo. Até que Cristo o alcance esta é a condição do pecador, perdido. Até que Jesus Cristo o salve.
Novamente a Pergunta 87 - Que é arrependimento para a vida? R. Arrependimento para a vida é uma graça salvadora pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento do seu pecado e percepção da misericórdia de Deus em Cristo, se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandona-os e volta para Deus, inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência.

 O arrependimento é exigido do pecador. Mas este arrependimento é um chamado de Deus. Um chamado ao salvador. Não podemos nos salvar, precisamos exercer fé em Jesus Cristo. Fé na obra de Cristo na cruz. Deus nos chama à Cruz. Deus nos chama a Jesus Cristo. Deus nos chama ao arrependimento. Nosso arrependimento é uma obra da graça. Da maravilhosa graça de um Deus que nos chama abandonar nossos pecados e a confiar na obra de Cristo na cruz.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...