sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Submissão Bíblica da Esposa e o Sétimo Mandamento - Não adulterarás - O Deus do Casamento - parte 05

Pregado em 18 de fevereiro de 2018 – Na Capela Missional/Porto Alegre

O DEUS DO CASAMENTO – Sermão n.05
PERGUNTA 70. Qual é o sétimo mandamento?
R. O sétimo mandamento é: "Não adulterarás" - Ex 20.14



 A SUBMISSÃO BÍBLICA DA ESPOSA – Efésios 5.22-24
v. 22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.

A submissão da esposa ao marido, é consequência de sua vida espiritual, de sua fé em Cristo e de ser cheia do Espírito.
Dentro deste mandamento – Não adulterarás – temos afirmado que Deus é o Deus do casamento e este mandamento é uma demonstração desta verdade. Deus tem o casamento em alta conta. Na mais alta categoria dos relacionamentos. Por aquilo que o casamento representa – sendo o espelho da casamento de Cristo e a igreja, o casamento é santo e deve ser vivido na máxima santidade. Esta é a vontade de Deus. E um dos requisitos de Deus para o casamento é a submissão da mulher ao seu marido.
Neste sermão, portanto, vamos tratar da submissão da esposa ao marido. No próximo do amor do marido à esposa.
O texto lido e todo o texto que fala sobre os deveres e posição da esposa  e do marido deve ser colocado dentro do contexto do texto todo.
Veja que no verso 18 – ele diz enchei-vos do Espírito”. Na sequência, ele fala o que é ser cheio do Espírito e como vivem as pessoas cheias do Espírito.  Não podemos inventar nada sobre o que é ser cheio do Espírito, pois está explicado na sequência.
1 – Ser cheio de Espírito é viver para a glória de Deus – v. 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
2 – Ser cheio do Espírito é viver satisfeito em Deus pela salvação em Cristo – v. 20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
3 – Ser cheio do Espírito é viver em sujeição aos irmãos - 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
4 - O texto não para aqui – mas, continua sobre o que é uma esposa cheia do Espírito Santo – afirmando que ela se submete ao marido v.22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.  24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
5 - Na sequência, ele afirma o que é um marido cheio do Espírito – Ele ama a sua esposa como Cristo ama a igreja e como seu próprio corpo. V. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,
26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,
Veja que no verso 27 – ele diz – “porque somos membros do seu corpo – Isto é, pertencemos à igreja – somos cristãos.
Na evolução  do texto ele ainda demonstra:
6 - Como é a família cheia do Espírito – 6.1-4
7 - Como são as relações comerciais dos cheios do Espírito – 6.5-9
Portanto, não se deve tomar esta porção das Escrituras como se o autor estivesse falando sobre um assunto isolado, simplesmente ensinando sobre casamento. Na verdade, ele está falando sobre cristianismo, sobre vida cristã, sobre como vivem os cristãos no mundo.
O mesmo se aplica ao texto paralelo em Colossenses 3.16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
 O que determina nossa vida é o Evangelho. O Evangelho é aplicação verdadeira da Lei de Deus. Como vimos nos sermões anteriores, o casamento é regulamentado por Deus e sua Palavra e não pelo cultura e costumes da época ou de épocas. Vamos analisar hoje, a questão da posição da esposa no casamento à luz das Escrituras. O que é uma esposa cheia do Espírito Santo? O que é uma esposa cristã? É isto que o apóstolo está explicando. No próximo sermão, veremos a questão da posição do marido.
I – A ESPOSA É SUBMISSA AO MARIDO, PORQUE ISTO É SER CRISTÃ21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. v.22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido,
A sujeição da esposa a seu marido se exerce dentro do principio mais amplo da sujeição mútua. Os cristãos se sujeitam uns aos outros, o que não elimina o princípio complementar da autoridade, o que caracteriza qualquer ordem social, de sociedade e de comunidade. O que é esta sujeição? – o termo não é o mesmo que a obediência dos filhos (6.1) e dos servos (6.5).
A sujeição da esposa é consequência do seu entendimento da vida cristã. A obediência bíblica é devido ao mandamento. Quando é um mandamento, a obediência é imperativa e não é passível de ajustes.  A obediência dos filhos é um mandamento. A submissão da esposa não se enquadra neste conceito. A submissão da esposa não é algo que se lhe imponha ao marido exigente – do tipo – me obedece, mulher! Mas, é a deferência que uma esposa cristã consciente de que seu marido também é chamado às suas responsabilidades. É uma deferência que a esposa cristã prazerosamente manifesta ao seu marido também devotado a cristo. 
A submissão da mulher faz parte do seu proceder cristão, de sua vida de devoção a Cristo e sua vida piedosa. 1 Pedro 3. 1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, 2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, 6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
Isto parece ridículo diante da cultura de nossa época, mas o que vamos seguir, a cultura decadente de casamentos iníquos, profanos, promíscuos ou a bendita Palavra de Deus. A quem as esposas cristãs vão seguir o exemplo, dos casamentos culturais ou da bendita Lei de Deus? Onde mora a felicidade?
A Pergunta é o que esta submissão e como se submeter?
1 - De acordo com todo o contexto a mulher peca quando é rebelde ao seu marido o desafiando em sua liderança.
2 -  A mulher peca quando é manipuladora e faz chantagens emocionais, fazendo com o marido não aja como homem. Quando tenta ser o pescoço que conduz a cabeça onde quer – manipulando seu marido a fazer a sua vontade – liderando o marido a liderar. Isso acontece muito com mulheres cristãs.
3 -  A mulher peca quando transforma o relacionamento num inferno emocional, afetando a vida espiritual do casal e da família.
4 - A mulher peca quando não dá as condições para que seu marido cumpra o que a Palavra diz e como ele deve proceder como marido.
A submissão da mulher, portanto, é parte de sua vida cristã. É o padrão bíblico. Nada menos do que isto caracteriza sua vida como salva em Cristo Jesus.
II – A ESPOSA DEVE SER SUBMISSA, MAS ESTA SUBMISSÃO É NO SENHOR - 22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
A submissão da esposa não é imposta pelo marido, porque sua fonte é a própria vida espiritual da esposa. Sua submissão vem de sua fé em Cristo. Sua submissão é fruto de sua vida piedosa. A submissão tem de ser voluntária. A própria forma do verbo grego que está na voz média no verso 22 não é uma ordem formal e categórica, mas como um chamado do autor. Um apelo amoroso. O “sejam submissas” deve soar como “submetam-se vocês mesmas ao marido”. A submissão da mulher ao marido é algo que ela deve ao Senhor.  A submissão da esposa deve ter por modelo e padrão a submissão da igreja a Cristo (v.24).  O cristão não necessita de uma ordem divina, para se submeter a Cristo – ou não deveria – mas eles se submetem com alegria e coração voluntário – assim deveria ser a esposa em relação ao seu marido. Veja que esta submissão é no Senhor. O marido não tem direito a nada sobre a esposa que viole este padrão.
Concluímos então que
1 – A submissão não significa concordar com tudo o que marido diz, faz ou quer fazer. A mulher tem Cristo como sua referência de submissão antes do marido.
2 – A submissão não significa que ao casar a mulher se transforme numa nulidade, sem voz, sem cérebro e sem  vontades.  A esposa é parte do corpo de Cristo. Ela é antes de tudo uma filha de Deus por quem Jesus morreu na cruz.
3 – A submissão não significa que a vontade do marido será colocada antes e acima da vontade de Deus, de seus mandamentos e do evangelho. Sua submissão é no Senhor. Se o marido ordenar o pecado, conduzir ao pecado, à praticas pecaminosas, a mulher deve dizer não.
4 – A submissão não significa que a esposa não terá vida espiritual, ela mesma, dependendo da fé do marido. A mulher deverá ter sua vida devocional, seu relacionamento pessoal com Cristo.
Vejam, meus irmãos que no casamento, marido e esposa devem viver uma vida comum em comum. Nem insubmissão por parte da mulher, nem autoritarismo por parte do marido.
1 Corintios 11.3 Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo./4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria /11 No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher.
Por isso, as jovens que são solteiras, que ainda vão casar, devem saber do que a Bíblia diz. Devem orar a respeito disso. Destas  coisas vêm o casamento abençoado.
São João Crisóstomo,  na Vigésima Homilia  sobre Efésios traz as seguintes conclusões:
“Deste problema se originam grandes males e grandes bens para as casas e as cidades. Nada combina tanto com nossa vida como a vida de um casal, se vivem em concórdia. Do contrário, tudo e revoluciona e se confunde”.  “A submissão da mulher não é por causa do marido apenas, mas primeiramente por causa do Senhor.” “Quando a mulher cristã cede ao marido, considera que é para servir ao Senhor.”
Para finalizar e para nos encaminhar ao próximo sermão onde vamos falar aos maridos – veja a sentença maravilhosa de João Crisóstomo novamente: “ Ouviste o excesso da submissão. Muito bem; Mas ouve o que de ti reclama. Viste a medida da obediência? Escuta a medida do amor. Queres que a mulher te obedeça, conforme a igreja a Cristo? Tem solicitude por ela bem como Cristo pela Igreja. Mesmo se preciso dar a vida, até mesmo ser mil vezes ferido, suportar e sofrer seja o que for, não recuses. Procede assim em relação à sua mulher. Se tiver que sofrer algo por causa dela, não a ultrajes. Cristo não procedeu desta maneira. "
No próximo sermão voltaremos ao texto bíblico, voltaremos a Crisostómo.
Mas para concluir quero afirmar que mulheres cristãs pecadoras devem ter esperança. Cristo perdoa mulheres insubmissas e as chama ao arrependimento. Mas é preciso que as mulheres saibam, inclusive as solteiras – este é o proceder da mulher cristã.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...