sexta-feira, 16 de novembro de 2012

NÃO SABEMOS, DEUS SABE!

Pastor Rogério Nascimento
Texto – João 9.2
“mestre quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”
Deus é Deus das e sobre as circunstâncias. As pessoas, quando alguma coisa sai errado, querem achar um culpado. As vezes precisam achar um culpado. A acusação de pecado é clássica por parte dos legalistas.Mas, porque coisas acontecem?
Será que Deus, com sua vontade e soberania está por trás, das dores, das tragédias?
O melhor é afirmar que não sabemos.Vivemos e devemos afirmar a nossa fé em Deus e o mistério da vida.
Jesus, diz neste texto que tal aconteceu para que se manifestasse as obras de Deus na vida daquele cego.
Não foi por acaso, não foi por acidente, não foi um acidente genético que fez aquele homem um cego.
Não foi por causa de um pecado particular e específico. Não foi por maldição. Não foi por sina, carma ou semeadura.
A causa foi ...”para que se manifeste nele as obras de Deus.”
O que podemos concluir é que o cego era cego – e Deus sabia que ele era cego. Deus tinha um “algo a ver” com aquele cego e com o fato de ele ser cego.
Ao ler atentamente este texto. Ao pensar cuidadosamente no mistério deste texto, trago algumas lições que podem ser úteis para a vida.
Lições sobre os acontecimentos e porque acontecem:
1 – QUEM SABE SEJA PARA QUE VOCÊ SE APROXIME DE DEUS.
No plano divino, no universo do  além-tempo, no horizonte divino isto iria acontecer – mas no horizonte histórico, onde se movem as causas – esta aproximação de Deus tem uma causa, precisa de uma causa. Esta causa não compreendida está dentro da soberania de Deus. É preciso confiar nele.
2 – QUEM SABE SEJA PARA QUE VOCÊ CUMPRA OS PROPÓSITOS DE DEUS.
Não que Ele dependa de uma ação, de uma decisão, mas o ser humano precisa. Como não somos seres sem sentido e buscamos sentindo – quem sabe certas circunstâncias são doídas para que tenha sentido e em tendo este sentido nos lançamos na vida espiritual.
3 – QUEM SABE SEJA PARA QUE VOCÊ GLORIFIQUE A DEUS.
As dificuldades nos levam a lutar, a transcender.  Glorificar a Deus só é possível quando o colocamos na vida real. Quando o incluímos no dia a dia. E isto fazemos crendo em Jesus, confiando totalmente no Senhor. Vendo a cruz. Somente vemos a cruz, se ela tiver sentido para nós. Só tem sentido real aquilo que pelo menos em parte experimentamos.
4 – QUEM SABE SEJA PARA QUE VOCÊ SEJA ALVO DE UM GRANDE MILAGRE DO SENHOR.
Não há limite para ação de Deus na vida de uma pessoa. E se este ponto for verdadeiro, sua vida será um testemunho. Um tipo redentivo e redentor para a vida de muitas pessoas.
5 – QUEM SABE SEJA PARA SUA SALVAÇÃO ETERNA.
Este cego conheceu a Jesus. Foi tocado por Jesus e foi transformado por Jesus. Depois que foi curado, testemunho de Jesus e seu encontro com o Salvador passou a ser o sentido de sua vida. Seu encontro foi maior do que a antiga cegueira. Mas, o foi sua deficiência que levou o salvador a ele e ele ao salvador.
Nossas perguntas – nossas filosofias – nossas conclusões são importantes, porque nos levam ao crescimento pessoal. Ao desabafo. Mas o que realmente importa é se Deus vai fazer a obra real na tua vida ou não. Jesus curou o cego e foi isso que importou.
Na cruz de Cristo está todo o sentido para todas as coisas.
Ali o sofrimento ganhou significado.
As dores de Cristo foram e são nossa salvação.
Nossas dores ganham sentido e significado quando confiamos, cremos e absorvemos a obra da Cruz em nossa vida.


Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...