segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

A Oferta de Holocausto - Exposições em Levítico - 02

Sermão pregado em 19 de agosto de 2018 na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.

                  
Resultado de imagem para oferta do holocausto

                           A OFERTA DE HOLOCAUSTO
  Levítico - Capítulo 1
1 Chamou o SENHOR a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós trouxer oferta ao SENHOR, trareis a vossa oferta de gado, de rebanho ou de gado miúdo.
3 Se a sua oferta for holocausto de gado, trará macho sem defeito; à porta da tenda da congregação o trará, para que o homem seja aceito perante o SENHOR.
4 E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
5 Depois, imolará o novilho perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e o aspergirão ao redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
6 Então, ele esfolará o holocausto e o cortará em seus pedaços.
7 E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo.
8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar.
9 Porém as entranhas e as pernas, o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
10 Se a sua oferta for de gado miúdo, de carneiros ou de cabritos, para holocausto, trará macho sem defeito.
11 E o imolará ao lado do altar, para o lado norte, perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, aspergirão o seu sangue em redor sobre o altar.
12 Depois, ele o cortará em seus pedaços, como também a sua cabeça e o seu redenho; e o sacerdote os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar;
13 porém as entranhas e as pernas serão lavadas com água; e o sacerdote oferecerá tudo isso e o queimará sobre o altar; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.
14 Se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolas ou de pombinhos.
15 O sacerdote a trará ao altar, e, com a unha, lhe destroncará a cabeça, sem a separar do pescoço, e a queimará sobre o altar; o seu sangue, ele o fará correr na parede do altar;
16 tirará o papo com suas penas e o lançará junto ao altar, para o lado oriental, no lugar da cinza;
17 rasgá-la-á pelas asas, porém não a partirá; o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima da lenha que está no fogo; é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR.

A Oferta de Holocausto era o método de Deus para aceitação do pecador, tipificando Cristo, que era o verdadeiro holocausto.

Este é o nome da primeira oferta ou sacrifício . Em versões mais literais – Oferta ou sacrifício aparecem como oblação.
O nome holocausto é porque era uma oferta queimada. Olâ – Oferta queimada. Aquilo que sobe, como fumaça.
Era voluntária – “quando algum de vós trouxer oferta ao Senhor...”
O objetivo desta oferta era a aproximação do Senhor.  Esta oferta era oferecida para que a pessoa fosse aceita na presença de Deus. Para que o pecador não fosse rejeitado por Deus devido tanto à sua condição de pecador, como por causa de seus pecados praticados. Como disse Agostinho – “uma coisa é o pecado, outra coisa é pecar.”
Por causa tanto de sua condição de pecador, como de suas praticas pecaminosas ninguém poderia ira presença de Deus.
O Salário do pecado é a morte (Rm 6.23) – todo pecador deveria morrer – então, o pecador trazia um sacrifício que morria no lugar dele. O sacrifício substituía o pecador.
Nós também como pecadores deveríamos ser punidos – mas Jesus foi punido em nosso lugar. Ele morreu em nosso lugar.
A oferta de Holocausto poderia ser:
- um gado adulto (boi, cabrito ou carneiro) – Vs 3 a 9
- Um gado novo (bezerro ou novilho, cabrito ou cordeiro) – Vs 10 a 13
- Aves (Pombas ou rolinhas) – Vs 14 a 17
Era a oferta que representava a substituição e os elementos eram – Esta oferta era aquela que era oferecida diariamente.  No Tabernáculo e depois no templo, ela era oferecida na hora terceira (9 h) e na hora nona (15 h). Havia a possibilidade de ser oferecida particularmente, tanto individual como em família, mas deveria ser oferecida pelo sacerdote.

1 – Deveria ser trazido um animal do rebanho e  sem defeito – v.2,3 –
Era necessário ser do rebanho, do seu gado, não poderia ser um animal selvagem. Deveria custar algo para a pessoa.
Sem defeito para representar a excelência do sacrifício.
Representando a vida do Senhor Jesus Cristo, que era sem pecado e o alto custo de seu sacrifício.

2 – O objetivo era a aceitação diante de Deus – v. 3b –
A santidade absoluta de Deus não poderia aceitar pecadores em sua presença.
O pecador era aceito porque o sacrifício o substituía.
O que precisamos entender é que aquelas pessoas ao oferecer o holocausto estavam sem saber, cumprindo o propósito eterno de Deus que era a cruz de Cristo.
A pessoa ia até o sacerdote e este como mediador oferecia o sacrifício que tornava a pessoa aceita por Deus.
Jesus se torna nosso sacerdote pois é o mediador da oferta e também a oferta.
Hebreus 4.14 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

3 – A condição do pecador  era transferido para a oferta – v.4  
A pessoa colocava a mão sobre a oferta – assim, ele estava transferindo a culpa do seu pecado para o sacrifício. Era a fé da pessoa. Assim também, nós cremos em Jesus. Como se colocássemos a mão sobre Jesus. Colocar a mão era transferir a culpa e a condenação. Jesus assumiu nossa culpa e nossa condenação.
O ato de o ofertante colocar a mão sobre a cabeça do animal era a identificação como se ele dissesse: este animal me representa.
Assim também, o Senhor Jesus Cristo se torna o nosso represente e nosso suficiente substituto.

4 –  A oferta morria em substituição ao pecador– v.5,6
O pecado não fica impune, pois é uma ofensa a Deus, por isso o pecador deveria ser castigado com a morte. Esta morte era a morte do pecador no animal representado e substituído.

5 -  A oferta deveria “subir”, este é o significado da palavra holocausto –  vs 7- 13
Esta palavra não deve entendida fisicamente, pensando apenas na fumaça que sobe. No contexto bíblico vemos que o Senhor não se agradava do sacrifício apenas, mas da obediência. “obedecer é melhor do que sacrificar” 1 Sm 15.22
Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. Os 6.6 (Mateus 9.13)
Sal 51.16 – Pois não te comprazes em sacrifícios se não eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. 17 Sacrifícios agradáveis  a Deus são espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás ó Deus. 19 Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas...”
Hebreus 9. 4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste;
6 não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado.
10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
11 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados;
12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,
Salmos 50. 13 Acaso, como eu carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos?
14 Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;
Não era o holocausto em si que importava, mas aquilo que ele representava.

6 – Os menos favorecidos socialmente poderiam oferecer oferta de acordo com sua condição – vs 14-17
Cristo cumpriu este sacrifício, pois nos representou e levou os nossos pecados. Somente somos perdoados, porque nosso pecado foi castigado com a morte na morte do Senhor Jesus Cristo. Ele cumpriu todas as etapas da oferta de holocausto.
Cristo cumpriu plenamente as ordenanças da antiga aliança tornando inválida qualquer repetição daqueles rituais hoje por parte dos cristãos. – Jesus cumpre, por isso é a verdadeira Oferta do holocausto e é por isso suficiente para perdoar nossos pecados e nos dar a salvação eterna.
A obra consumada de Cristo cumpriu todas as ordenanças e ofertas da Antiga Aliança.
As ofertas ou sacrifícios do primeiro tabernáculo apontavam para Cristo.
Tanto as ofertas como o próprio tabernáculo em sua totalidade representavam a Cristo.
Uma vez que Cristo morreu na cruz, como sacrifício que nos garante acesso a Deus, 
não necessitamos de nenhuma mediação ou mediador para sermos aceitos por Ele.
Uma vez que Cristo é nosso substituto diante de Deus,
 não necessitamos pagar ou tentar pagar por aquilo 
que Deus nos deu gratuitamente.
Uma vez que Cristo é a nossa oferta que foi aceita por Deus, 
o favor divino já foi conquistado e somos aceitos por Deus.
Uma vez que para Deus o principal fator do sacrifício era a obediência,
 e que a obediência de Cristo foi aceita pelo Pai, nossa obediência
 é fundamental como sinal de nossa conversão, 
nosso culto e forma de viver em gratidão, louvor e adoração a Deus.
Uma vez que Jesus é nosso acesso a Deus,
 nosso acesso a Deus é garantido pelos méritos de Cristo e não pelos nossos.
Se nosso acesso é pelos nossos méritos, 
por nossas consagrações, jejuns e ofertas
 que garantia temos que teremos acesso a Deus? Nenhuma.

Por isso tudo, a Oferta do Holocausto representa a morte perfeita do Senhor Jesus.
Hebreus 10.12-23
 12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,  / 13 aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.
14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
15 E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,
17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.
18 Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.
19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.  / 23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.  
Jesus é nossa oferta de holocausto.
Jesus é nosso sacrifício pelo pecado.
Jesus é o sacrifício que Deus aceitou.
O único sacrifício que Deus aceita.
Jesus é a nossa aliança com Deus,
 porque é a Aliança de Deus conosco.
Jesus é nosso acesso a Deus e à glória. 
Jesus é nosso sacerdote.
Jesus nos coloca em Deus. Jesus é tudo, 
inclcluíndo nossa esperança maior que é a vida eterna. 
Perdoados, somos aceitos por Deus, 
pelo solução que ele próprio providenciou.
Perdoados, entraremos na presença do Pai
 e estaremos para sempre diante dele e com ele. 

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Exposições em Levítico - Sermão Introdutório.


Pregado em 12 de Agosto de 2018 - na Capela Missional - Igreja Cristã de Confissão Reformada em Porto Alegre.

                              UM CHAMADO  À SANTIDADE



LEVÍTICO 1.1 - Chamou o SENHOR a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: 2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós trouxer oferta ao SENHOR, 

O sistema de sacrifícios instituído por Deus demonstrava a pecaminosidade do ser humano e os meios que Deus adotara para restaurar o pecador e o aproximar de si mesmo.

A primeira palavra do livro – Vayikrá - Chamou – é o nome original do livro .
É um termo de convocação, como um grito. 
A mesma expressão está em Genesis na criação. Deus "chamou" (Vayikrá) à luz, dia - ao firmamento, céus - Ao elemento seco, terra - etc. Este termo é mais do que nominar - é chamar, gritar. É a manifestação por excelência da Palavra divina. Tudo foi feito pela palavra. 
Vayikrá é uma expressão forte e bonita. Em hebraico fica um som poderoso.
As ressonâncias,(sim Vayikrá é uma ressonância, uma palavra marcante), refletiu em outras linguas como o grego - Kra/tzo - lançar um grito
Kery/sso - proclamar, dicursar.
Kery/gma - anunciar em alta voz, pregar, falar uma mensagem.
Cry (inglês)- chorar - mas também, grito, clamor, voz pública etc.
Krahen (galês), Schreien (alemão), Gridare (italiano), Krial (bretão), 
A raiz QR do hebraico não é um som qualquer. É o Som. É um som que penetra até o profundo da alma. No Salmo 42.7 - diz Tehôm el Tehôm Korê - um abismo chama (grita) a outro abismo. As ondas, as vagas encapeladas soam, ressoam, estrondam (gritam) uma de encontro às outras.
Korê leva ao Corão - livro do árabes - O livro do grito.
Sansão chamou  (Qará), gritou a Deus (JZ 16.28). Vayikrá, também lembra o grito da águia.
Por isso Levítico é um chamado, um grito divino, uma convocação divina a Moisés para que falasse ao povo a Lei da santidade.
O nome Levítico não é original, mas é fruto das traduções mais tarde.
A Tenda da Congregação se refere ao Tabernáculo que foi construído sob as ordens e modelo divino. Aqui já começa todo o significado do tabernáculo.
O autor de Hebreus diz que o que é ordenado em Levítico eram sobras das coisas celestes -  “ministram em figura e sombra das coisas celestes” Hebreus 8.5
Hebreus 9. 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores. 24 Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus;
O Tabernáculo feito por Moisés era uma sombra do Verdadeiro Tabernáculo que está nos céus. Este tabernáculo celeste não é um tabernáculo literal, mas é uma referência às excelências e perfeições de Cristo.
Tudo o que está registrado em Levítico é revelação de Deus. O texto diz – Chamou Deus a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes. A partir daí ele inicia uma longa instrução de como tudo deveria ser feito.
Levítico, portanto, com exceção dos capítulos 9 e 10 que são comentários do autor, todo o livro é Palavra direta de Deus.
Levítico é um livro onde podemos aprender tudo sobre a pessoa e obra de Cristo.
Em Levítico aprendemos sobre a essência do cristianismo bíblico. Especialmente para hoje onde temos aquele cristianismo que ensina ofertas e sacrifícios para se chegar a Deus. Também aquele cristianismo que ensina a busca de Deus em lugares especiais. Ou aquele cristianismo mais místico, do lugar secreto, da fumaça que esconde, do santo dos santos- onde se ensina que Deus deve ser buscado por meio de altares particulares.
Levítico ensina sobre a suficiência do método de Deus para cultuar, para conhecer a Deus, para o encontro com Deus e principalmente para a nossa salvação.
Levítico é o terceiro livro do PENTATEUCO.
PENTATEUCO são os Cinco Primeiros livros da Bíblica.
Penta é cinco – como o Brasil é Penta.
AUTOR – Assim como dos outros cinco – o autor do livro é Moisés.
DATA – Foi escrito por volta de 1.400 a.C. enquanto o povo de Israel estava no deserto depois que saiu do Egito.
O TEMA – O tema é santidade de Deus, a santidade do culto e a santidade do povo escolhido.
Isso significa que Deus é santo e exige a santidade de seu povo. Exige também que o culto oferecido seja santo, isto é segundo a vontade de Deus.
Santidade é separação. Separação daquilo que não puro, que não é limpo.
O TEXTO CHAVE – É o capítulo 11.45 – Sejam santos, porque eu o SENHOR sou Santo.”
O CONTEÚDO. O principal conteúdo são os sacrifícios que o povo de Israel deveria oferecer.
Os principais eram
1 - HOLOCAUSTO – Capítulo 1 – Era um sacrifício de animais – Gado grande ou pequeno – para que a pessoa pudesse se aproximar de Deus mesmo sendo uma pecadora.
Este sacrifício representava a morte de Cristo que nos aproxima de Deus. 
2 - OFERTA BANQUETE ou de MANJARES – Capítulo 2 – Era um sacrifício  com grãos, flor de farinha e incenso, pães sem fermente e sal – para que a pessoa pudesse se consagrar a Deus, ser aceita na presença de Deus.
Este sacrifício representava a Cristo – porque Cristo é o sacrifício que nos permite sermos aceitos por Deus. Enquanto o holocausto representava a morte perfeita de Cristo, este sacrifício representava a vida perfeita de Cristo.
3 – OFERTA PACÍFICA, DE PAZ – Capítulo 3 – Era com animal, pães e tortas – Era para comunhão com Deus. Um pouco era oferecido por Deus e outra parte a pessoa comia. Era como se a pessoa e Deus estivessem numa mesa.
Cristo é nossa oferta de paz que nos permite ter comunhão com Deus. Este sacrifício representava a obra de Cristo quanto à nossa reconciliação com Deus.
4 – OFERTA PELO PECADO – Capítulo 4 e 5 – Animais e flor de farinha. Era uma oferta pelo perdão dos pecados. Cristo é o sacrifício pelos nossos pecados.
5 – PELA CULPA – Capítulo 5.14 ao 7 – Era para que Deus não punisse o pecador pelo seu pecado. Tornasse ele sem culpa. Cristo é nossa oferta pela culpa.
Todos os sacrifícios representavam a Cristo, por isso, Jesus foi a última oferta para Deus – depois que ele morreu na cruz – nenhuma oferta ou sacrifício devem ser oferecidos mais a Deus. Nem para sermos aceitos, nem para termos comunhão com ele e nem para que ele nos perdoe. Cristo é a oferta que foi oferecida em nosso favor.
6 – O DIA DA EXPIAÇÃO – Capítulo 16 – Uma vez por ano eram oferecidos sacrifícios por todo o povo. Todas as tribos deveriam se reunir para que o Sumo Sacerdote oferecesse sacrifícios em favor da congregação toda. Era o dia especial. O Dia da Expiação é o ponto alto dos sacrifícios, pois neste dia os sacrifícios incluíam e abrangiam todo o povo. Era a principal data do Antigo Testamento.
O Verdadeiro Dia da Expiação foi o dia em que nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado. Este dia da Expiação israelita apontava para Cristo na Cruz. Ele fez a expiação – conseguiu o perdão – dos nossos pecados.
Todas estas ordenanças eram para o perdão dos pecados do povo e para a aceitação na presença de Deus.
Estes sacrifícios ou ofertas representavam a Cristo. É como se aquelas pessoas estivessem contemplando Cristo na cruz. Elas não tinham noção da grandeza daquilo que estavam fazendo. Pensavam ser apenas um sacrifício exigido por Deus. Elas não sabiam, mas Deus sabia. Não apenas sabia, mas havia estabelecido este meio. Havia determinado que fosse assim e estava incluindo elas na obra perfeita de Cristo, o verdadeiro e definitivo sacrifício.
Nós vamos ver que cada detalhe aponta para Cristo.
As ofertas que a pessoa trazia a substituía diante de Deus. O pecado dela era punido no sacrifício e a pessoa ficava livre da condenação. Isso mostra que nenhuma pessoa pode ser seu próprio salvador ou mediador.
O Senhor Jesus Cristo na cruz foi o perfeito sacrifício.
Hebreus 10. 10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
11 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; 12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,
O cristão que não entender isso continuará a tentar salvar a si mesmo.
Tentará chegar a Deus por meio de seu culto, de suas ofertas e de sacrifícios.
A religião que ensina ofertas e sacrifícios para se chagar a Deus é falsa. Nega a suficiência de Cristo.
Também a religião que ensina que Deus está em lugares deve ser rejeitada.
Deus revelou a lei no Monte Sinai - Ex 19
Falou com Moisés na Tenda do Encontro - Lev 1.2
Muitos ainda procuram a Deus em montes, até mesmo no Sinai.
Outros estão à procura da Tenda do Encontro.
Eles não sabem que desde que Cristo "tabernaculou" entre nós - João 1.14 - Ele se fez monte e tabernáculo - e pode ser encontrado em plenitude na existencialidade pura, na realidade da vida, no coração e na experiência real de cada um que crê nele como salvador enviado por Deus.
Por isso ensinamos um dos distintivos da Reforma Protestante – Solus Christus, Somente Cristo. A suficiência de Cristo para a salvação.
Você não precisa sacrificar nada para chegar diante de Deus – Cristo é teu sacrifício.
Você não precisa ofertar nada no altar para ser aceito por Deus – Cristo é a oferta e é o altar do encontro com Deus.
Você não precisa dar nada a Deus para comprar ou merecer a sua bênção vida – Cristo é o mérito da tua bênção.
A única coisa que precisamos é crer em Cristo como nosso substituto, como nosso sacrifício, como nossa oferta, como nosso meio de chegamos a Deus. De sermos aceitos por ele, salvos por ele, perdoados por Ele.

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...