sábado, 11 de agosto de 2007

Do Alto me Estendeu a Mão - Salmos 18


Salmos 18.16-19
16 Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas.
17 Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.
18 Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o SENHOR me serviu de amparo.
19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim.
 
O Senhor não promete nos livrar de tribulações e sofrimentos, mas promete estar conosco em qualquer circunstância.

Seja qual for a situação que estejamos vivendo, o Senhor tem meios para nos tirar de lá.
O texto fala de coisas muitos peculiares a todos nós. O texto fala de tribulações.
O texto fala de inimigos poderosos, de calamidades e imprevistos, mas também fala de liberdade. Fala de oposição, de angústias, de imprevistos mas também de livramento.
Algumas coisas nos pegam desprevenidos.
Não somos suficientemente preparados para enfrentar as dificuldades.
Qualquer imprevisto nos surpreende.
Já fizemos cursos de muitas coisas, mas não existe um curso para vencer problemas.
Uma cena de minha adolescência me marcou muito. Uma menina de uns 8 anos carregava uma pequena garrafa com cachaça. Ela tinha comprado um real de cachaça e caiu e todo o liquido derramou. Na mesma hora ela se levanta e quando vê que a garrafa estava vazia começa a chorar muito em desespero, mas um moço que estava ao lado diz: não precisa chorar eu te dou mais um real e você vai lá e compra de novo. Aquela menina certamente iria ser espancada pelo pai alcoólatra, mas aquele moço estava no lugar certo, estava passando por ali justamente naquela hora e a livrou.
O Senhor Jesus age da mesma forma.
Se não fosse aquele moço, a menininha seria espancada. Se não fosse o Senhor Jesus seriamos derrotados pelo inimigo.
Seja qual for o tropeço, a queda ou fracasso que aconteça conosco o Senhor Jesus está conosco.
Jesus está ao nosso lado e não seremos espancados pelo inimigo.

Este texto nos ensina as seguintes lições:
1 – O SENHOR NOS LIVRA NA HORA DA MAIOR TRIBULAÇÃO V.16
As muitas águas significam as muitas angústias. Os “de repente” da vida acontecem.
Alguns sucumbem aos “de repente” da vida...
As muitas tribulações são as muitas águas que nos querem afundar.
Lá do alto ele estende a mão e nos tira das muitas águas, das muitas dificuldades.
O moço disse: não chore eu vou te ajudar.
O Senhor nos diz a mesma coisa.
Se você está no meio das muitas águas ...no meio das dificuldades: o texto diz: “ele me tomou”.... “do alto me estendeu a mão”.
Não existe um meio de evitar que as tribulações venham, mas há um meio de sermos salvos quando elas chegam.
2 – O SENHOR É NOSSO PROTETOR CONTRA O INIMIGO . V.17
Temos sempre alguma coisa a nos ameaçar. Situações que nos confrontam.
O diabo existe e quer sempre nos entristecer, nos derrotar.
O forte inimigo é o que nos fala em 1Pe 4.8 “o diabo, vosso adversário anda em derredor, como um leão que ruge procurando alguém para devorar”.
Ele sabe os nossos pontos fracos, ele sabe o que nos aborrece, incomoda, mas....
Temos um forte protetor.
O inimigo é mais forte que nós, mas o Senhor é mais forte que nosso inimigo.
3 – O SENHOR NÃO É SURPREENDIDO PELOS NOSSOS IMPREVISTOS V.18
Quando o imprevisto chegar surpreenderá a nós, mas não ao Senhor.
Quando a menina precisou tinha um moço juntinho dela.
Quando formos surpreendidos por alguma coisa o Senhor estará lá.
A tristeza faz parte da vida, o choro, as lágrimas são fatos....temos surpresas, imprevistos.
Lembro de uma frase que eu ouvi de marceneiro, nosso conhecido que um dia disse “não se preocupe eu jamais vou fazer alguma coisa para me complicar”.
Mas, por mais organizados que sejamos, o imprevisto vai acontecer, mas quando ou se acontecer lembre-se que o texto diz: “...no dia da minha calamidade, o Senhor me serviu de amparo”.
4 – O SENHOR É A NOSSA GARANTIA DE QUE O FINAL SERÁ SEMPRE DE LIVRAMENTO. V.19
O final com Deus sempre acompanha o livramento.
Fernando Sabino tem uma frase: “no final tudo dará certo, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou o final”.
Seja o que for que você esteja passando, ou enfrentando.
Se você está no verso 16 em meio às muitas tribulações.
Se você está no verso 17 cercado de muitos inimigos, ou se você está no verso 18 surpeendido por imprevistos, saiba que no final o verso 19 diz: “Trouxe-para um lugar espaçoso e me livrou”.
Tem inimigo...tem
Tem tribulações..tem imprevistos...
Mas no final tem o Senhor.
Com o Senhor tem final feliz. No final o Senhor prevalece. A vitória será nossa e estaremos num lugar espaçoso.

Não precisamos temer o inimigo, Jesus já o derrotou na Cruz. Hoje temos autoridade sobre o inimigo.

Não precisamos ter medo de maldições. O Senhor Jesus na cruz, nos resgatou de toda maldição.

Não precisamos ter medo da vida, o Senhor Jesus na cruz, nos providenciou toda sorte de cura, para todo tipo de doenças, sejam emocionais, existencias, espirituais...

Não precisamos ter medo de nenhuma derrota...O Senhor Jesus na cruz nos faz mais que vencedores em todas as coisas...sobre todas as coisas.

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...