sexta-feira, 15 de junho de 2018

Sobre a Pregação, o Pregador e os que Ouvem - Exposição do Breve Catecismo - perguntas 88 a 91



Pregado na Capela Missional em Porto Alegre em 15 de abril de 2018






PERGUNTA 88. Quais são os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção?
R. Os meios exteriores e ordinários pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção, são as suas ordenanças, especialmente a Palavra, os sacramentos e a oração; as quais todas se tornam eficazes aos eleitos para a salvação.
PERGUNTA 89. Como se torna a Palavra eficaz para a salvação?
R. O Espírito de Deus torna a leitura e especialmente a pregação da Palavra, meios eficazes para convencer e converter os pecadores, para os edificar em santidade e conforto, por meio da fé para a salvação.
PERGUNTA 90. Como se deve ler e ouvir a Palavra a fim de que ela se torne eficaz para a salvação?
R. Para que a Palavra se torne eficaz para a salvação, devemos ouvi-la com diligência, preparação e oração; recebê-la com fé e amor, guardá-la em nossos corações e praticá-la em nossas vidas.
.
                           A PREGAÇÃO, O PREGADOR E OS QUE OUVEM
                                     2 Tessalonicenses 2.1 ao 18

A pregação deve ter como alvo, anunciar a Cristo para que as pessoas adorem a Deus.

O meio, chamado de interior da redenção é a obra do Espírito Santo em nós. Nos levando a Cristo e operando em nós a salvação.
Os meios exteriores são a Palavra de Deus, os sacramentos que são o batismo e a ceia do Senhor e também a oração. São os chamados “meios de graça”.  Mesmo estes meios exteriores, se tornam eficazes por meio do Espírito Santo.
Neste sermão vamos ver o primeiro meio de graça que é a Pregação da Palavra. O que é a pregação, como deve ser a pregação e como se deve ouvir e reagir à pregação.
Deus chama, vocaciona e capacita pregadores. A pregação é a vontade de Deus para os pregadores e este somente será verdadeiro pregador se ele pregar a Palavra de Deus com base no princípio do Sola Scriptura. Ele deve na pregação, pregar somente a Palavra de Deus.
 2Cor 4.5 – Nós não pregamos a nós mesmos, mas Cristo Jesus como Senhor.
*O pregador precisa demonstrar três princípios: A soberania de Deus, a supremacia das Escrituras e a primazia da pregação.
 Somente assim, a pregação será para a glória de Deus.
O apóstolo Paulo estava nos primeiros anos de seu ministério. Uma das primeiras cartas que ele envia às igrejas são as duas Cartas aos Tessalonicenses. Este capítulo 2 é um pequeno tratado sobre como pregar e como ouvir e praticar a Palavra de Deus.

Vejamos:
                       I -  A PREGAÇÃO E O PREGADOR – VS 1 ao 12
O grande alvo da pregação é pregar a Palavra, demonstrar Cristo às pessoas e glorificar a Deus. Isso é pregar para a glória de Deus.
O primeiro e principal dever e missão do pastor é alimentar o rebanho de Cristo por meio da pregação da palavra. O verdadeiro pregador é aquele que apresenta o poder glorioso da Palavra de Deus. A pregação, de acordo com a Palavra é uma tarefa gloriosa, grandiosa e honrosa. O pregador bíblico vai deixar a Bíblia falar. Por isso, a pregação expositiva tem sido defendida como a mais fiel forma de pregar, pois nela o pregador se submete ao texto bíblico. Ele é servo do texto e não senhor do texto. Ele é um refém do texto e não o sequestrador do texto. O alvo da pregação deve ser honrar a Deus. O pregador deve pregar para a glória de Deus. Todo pregador prega para alcançar de alguma forma as pessoas. Ele se dirige às pessoas com a Palavra de Deus. Ele deve ser fiel à Palavra. Sendo fiel à Palavra, ele estará sendo fiel ao Deus da Palavra. De que forma o pregador glorifica a Deus? Pregando o Evangelho. O Evangelho é a apresentação do Filho de Deus, Jesus Cristo vindo ao mundo para salvar os pecadores. O Evangelho é a grandiosa notícia de que a graça de Deus é real. Que a maravilhosa graça de Deus, se manifestou no mundo e ao mundo na pessoa do Filho de Deus - Jesus Cristo.
1 – A PREGAÇÃO É O ANUNCIO DO EVANGELHO DE DEUS. VS 1-2 – 1 Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; 2 mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta.
2 – A PREGAÇÃO DEVE AGRADAR A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. VS 3-4 3 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo;
4 pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.
3 – A PREGAÇÃO DEVE SER PARA A GLÓRIA DE DEUS SEMPRE – VS 5-6 -  A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. 6 Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros.
4 – A PREGAÇÃO NÃO É PARA PROMOVER O QUE PREGA, MAS O QUE ELE PREGA – V. 7 - Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos;
5 – A PREGAÇÃO É ALGO QUE DEVE COMPROMETER A VIDA DO PREGADOR – VS 8-10 - 8 assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.
9 Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus.
10 Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.
6 – A PREGAÇÃO TEM COMO ALVO LEVAR PESSOAS AO RECONHECIMENTO DA SOBERANIA E GLÓRIA DE DEUS – VS 11-12 -  E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.
PERGUNTA 89. Como se torna a Palavra eficaz para a salvação?
R. O Espírito de Deus torna a leitura e especialmente a pregação da Palavra, meios eficazes para convencer e converter os pecadores, para os edificar em santidade e conforto, por meio da fé para a salvação.

                    II – COMO REAGIR À PREGAÇÃO DO EVANGELHO – VS 13 ao 18
Infelizmente a pregação que mais se ouve hoje não é aquela que exalta a soberania absoluta do Senhor. Deus foi destronado do tema da pregação e o ser humano e seus interesses tomaram o seu lugar. Hoje a pregação se concentra nas pessoas. Na vontade das pessoas. No exemplo pessoal, no testemunho pessoal, nas necessidades pessoais e tudo isso tem prevalecido sobre as Escrituras. A pregação, a explicação das Escrituras e sua aplicação direta, foi substituída pelas manifestações, pelas emoções e apelações supostamente espirituais. As pessoas hoje pedem o pragmatismo e o pregador aceita o pedido. As pessoas querem algo agradável. Querem sentir-se bem. Buscam experiências fortes. Anseiam por fenômenos sobrenaturais. Querem ver milagres. Querem sentir Deus e não os meios previstos na Palavra. Querem algo prático.  O pregador prega para alcançar popularidade, fama, atrair gente, arrecadar fundos pra si mesmo.
Os ouvintes, por outro lado querem escolher o que ouvir. Vão para o culto despreparados. Faltam o culto regularmente. Não dão importância ao que a pregação representa. Não ensinam o filhos a importância do culto. Muitos ainda estão na cultura infame do gostar ou não gostar do culto. Precisamos entender que o culto é exclusivamente para Deus e não para nós. Que a pregação é um meio de graça onde aprendemos sobre Deus, sobre a salvação, sobre Cristo na cruz.
1 -  A PREGAÇÃO DEVE SER TIDA EM ALTA CONSIDERAÇÃO PELA IGREJA – V.13 a - 13 Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus,
2 – A PREGAÇÃO DEVE SER ACOLHIDA NA MENTE E CRIDA NO CORAÇÃO – V.13b - acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
3 – A PREGAÇÃO DEVE NOS LEVA IDENTIFICAÇÃO E CONFORMAÇÃO COM CRISTO  – VS.14-15 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, 15 os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens,
4 – A PREGAÇÃO DEVE GERAR A RECIPROCIDADE ENTRE O PREGADOR E SEUS OUVINTES – VS 17 -18  Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. 18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho.
5 – A PREGAÇÃO DEVE GERAR ALEGRIA E ESPERANÇA EM QUEM PREGA E EM QUEM OUVE A PREGAÇÃO – V.19  Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? 20 Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!
Portanto, a pregação não deve ser tratada com descaso, nem pelo pregador que prega, nem pelos que ouvem. O pregador precisa tratar a pregação com a máxima reverência e seriedade. A igreja, aqueles que estão sendo ensinados, necessitam aprender também que a pregação é o momento em que a igreja está sendo gerada. É um meio de graça. É abençoador pra vida. A família deve ouvir a pregação. A nossa salvação está envolvida na pregação. Fuja de uma igreja onde a pregação não é levada sério. Onde a pregação não seja bíblica. Onde a pregação não é centrada no Evangelho, na obra de Cristo na cruz. Onde a glória de Deus não seja o alvo e onde a salvação não é pregada como prioridade. A pregação é a apresentação do Evangelho. Apresentar o Evangelho é apresentar Jesus Cristo como filho de Deus. A pregação é a apresentação do Evangelho, logo é a apresentação de Jesus Cristo. O Evangelho é Jesus Cristo. Deus estava em Cristo na Cruz, reconciliando consigo o mundo. Salvando, perdoando pecadores. Resgatando pecadores da perdição. A Palavra de Deus sendo pregada se torna eficaz para a salvação. Mas esta eficácia somente será real se a pregação, for sobre o salvador. Como pregador, apresento Jesus Cristo a vocês. Apresento o salvador aos pecadores. Você é um pecador, apresento-lhe Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo - e morreu na cruz para ser o salvador - por ser o salvador. O teu salvador.
 Vamos ver novamente o que diz o Catecismo.
PERGUNTA 90. Como se deve ler e ouvir a Palavra a fim de que ela se torne eficaz para a salvação?
R. Para que a Palavra se torne eficaz para a salvação, devemos ouvi-la com diligência, preparação e oração; recebê-la com fé e amor, guardá-la em nossos corações e praticá-la em nossas vidas.

Ouvir a pregação com diligência, preparação e oração.
Receber a pregação com fé e amor.
Guardar no coração e praticar na vida.


VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...