terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O SENHOR QUE NOS PROTEGE - Salmos 56.8-11

Pregado em novembro de 2012
 
         O SENHOR QUE NOS PROTEGE
Sl 56.8-11
8 Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
9 No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.
10 Em Deus, cuja palavra eu louvo, no SENHOR, cuja palavra eu louvo,
11 neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?
12 Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças.
13 Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.

A nossa vida está debaixo da mão poderosa do Senhor. 
Vivemos nossa vida sob sua proteção e cuidado.
De acordo com a Palavra de Deus, 
é Deus que intervém 
e não apenas de intenções 
( Deus como intencionista e não intervencionista 
é uma ideia muito bem defendida 
no interessante livro “matar nossos deuses” de José Maria Mardones).
Deus, de acordo com a Palavra é o Javé Jireh – Deus de providência.
Javé Goe’l - que defende seu povo
El Shaddai – que alimenta seu povo
Ra’ah – que é protetor como um pastor.
Neste texto temos uma declaração de fé nesse Deus. 
No Novo Testamento temos a clara intervenção
 de Deus na pessoa de Jesus Cristo,
 que veio ao mundo para salvar seu povo.
A vida do injustiçado, do perseguido parece
 cheia de tristezas e sem sentido.
O Senhor, porém, está com ele dando sentido até ao sofrimento
 e à oposição ao sofrimento e à perseguição.
Quando o Senhor se levanta, os inimigos ou são vencidos, 
derrubados ou batem em retirada.
Ninguém é páreo para o Senhor.
Ninguém é forte diante do Senhor.
Esta é a declaração de fé deste salmo.
Ninguém é forte diante do Senhor.
Ninguém que serve ao Senhor, está sozinho ou desamparado.
Ninguém que serve ao Senhor é fraco ou indefeso.
Olhando para este texto chegamos as seguintes conclusões:
1 – O SENHOR ESTÁ CONOSCO PASSO A PASSO. V.8a
Ele nos acompanha sempre. Em todo o trajeto e em todo o caminho.
2 – O SENHOR ESTÁ CONOSCO EM NOSSOS DRAMAS V.8b
O Senhor nos conforta e nos consola. Está presente em nossas tristezas.
3 – O SENHOR ESTÁ CONOSCO EM NOSSAS BATALHAS. V.9
Não seremos derrotados por nenhum investida do inimigo. Teremos vitória contra o diabo sempre. Teremos vitória contra as trevas sempre.
4 – CONFIANDO NO SENHOR E NA SUA PALAVRA, NÃO TEMOS O QUE TEMER. Vs 10,11
Confiança é a Palavra da vida para quem serve ao Senhor.
Não há derrotados entre o filhos de Deus.
A maior prova é o próprio Deus vindo a nós.
Tornando-se um de nós, na pessoa de Jesus.
Veio ao mundo não apenas para nos defender, mas para morrer por nós
A vitória maior foi – que depois de morrer, ressuscitou para a nossa justificação.
Hoje, está vivo e, mais do que nunca, está conosco!

Nenhum comentário:

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...