sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TODOS SOMOS LEPROSOS POR CAUSA DO PECADO - 3 Sermões

           Pregado em 2011  
  Resultado de imagem para Jesus purifica o leproso
     
 
                                                           - PRIMEIRO SERMÃO -
         A BENEVOLÊNCIA DO SALVADOR – Lucas 5.12-16
Tudo o que podemos ter, teremos segundo a benevolência do nosso Senhor.
É nos dito neste texto que um homem cheio de lepra procurou a Jesus numa cidade. Ele sofria deste mal em um grau avançado. Ele vem à Jesus e recebe um grande milagre. As palavras e atitudes daquele homem podem nos ensinar muito. Vejamos:
 1 – QUE AQUELE LEPROSO PROCUROU A JESUS.
“Estando Jesus numa das cidades, veio à sua presença um homem coberto de lepra.” v.12a
Devemos buscar a Jesus. Buscar conhecer a Jesus. Devemos buscar a Jesus nos Evangelhos. São descobertas preciosas. As descobertas mais preciosas. Mais maravilhosas são as que descobrimos sobre a pessoa de Jesus. Conhecendo a Jesus conheceremos a nós mesmos, nosso pecado e nossas necessidades. Conhecendo a Jesus conheceremos a Deus. Conheceremos a salvação. conheceremos as bênçãos, as mais ricas bênçãos de que necessitamos.
Aquele leproso foi em busca de Jesus. “veio a sua presença.”
 2 – AQUELE LEPROSO SE HUMILHOU DIANTE DE JESUS.
“”ao ver a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra.” V.12b
Ele sabia que era indigno de estar ali. Ele sabia que era vergonhoso estar ali. Era ilegal estar ali. O leproso era considerado um dos piores pecadores. O ser mais imundo da cidade.
Devemos nos identificar com este leproso. Devemos nos humilhar diante de Jesus. Devemos nos envergonhar de nossos pecados, de nossa impureza. Naquela época a maneira de fazer isso era se prostrando. Colocando o rosto no chão. Hoje não precisamos fazer isso literalmente. Nos humilhamos no coração. Na alma. Na mente. Nos humilhamos reconhecendo nossa condição indigna de ser abençoados. Esta é forma de ser abençoado. Esta é a forma de recebermos o favor do Senhor.
3 – AQUELE LEPROSO DESEJAVA COM TODAS AS FORÇAS A PURIFICAÇÃO DE SUA LEPRA.
“ele suplicou; Senhor, se quiseres podes me purificar.”
Ele quando viu a Jesus enfrentou até mesmo a Lei. Ele fez uma loucura, porque deseja muito ser purificado.
Também nós devemos desejar fervorosamente ser limpos do pecado. Se estivermos doentes, precisamos ir a Jesus desejando muito. Não nos limitando em nada.  Quem reconhece seu pecado, deve desejar muito a salvação. Quem está precisando ser
abençoado, deve desejar as bênçãos. Deve desejar a benção, mais do que tudo na vida.
4 – AQUELE LEPROSO, CREU NA SUFICIÊNCIA DE CRISTO PARA O PURIFICAR.
“Se o Senhor quiser...”
Ele demonstrou crer de forma incondicional no poder e na capacidade do Senhor de o curar. Ele demonstrou uma fé grandiosa. Devemos crer firmemente na suficiência de Cristo para nos purificar. Não precisamos de outro salvador. Não precisamos de uma religião. Não precisamos fazer promessas, votos, propósitos, pagamentos, trocar – nada. Jesus Cristo é todo suficiente para nos purificar do pecado. Nos abençoar. Nos salvar. Nos conceder o que buscamos. É pelos méritos do Salvador. É pela graça de Deus.
5 – AQUELE LEPROSO SE ENTREGOU À BOA VONTADE E À BENEVOLÊNCIA DO SALVADOR.
‘Se quiseres...”
Devemos nos entregar à boa vontade do Cristo. Senhor, se quiseres bem podes me purificar, ele disse. Aquele homem não teve nenhum tipo de desconfiança na boa vontade do Senhor. Ele estava entregando-se a sim mesmo como o seu caso, seu problema, sua doença, sua tragédia – à boa vontade – do salvador.
A boa vontade de Deus é a seu amor por nós. Sua bondade. Sua misericórdia. Sua graça maravilhosa. Foi por sua vontade que Jesus veio ao mundo. Foi por sua vontade que Jesus morreu na Cruz. Foi sua vontade que nos trouxe aqui.
Por sua vontade. Sua boa vontade. Sua benevolência que nos faz ser abençoados.
 
 
                        -- SEGUNDO SERMÃO --
     UM GRANDE NECESSITADO ENCONTRA O SALVADOR TODO SUFICIENTE
 Lucas 5.12 -16
A grande compaixão de nosso Senhor, se manifesta na forma como atende os necessitados.
Vemos um leproso, o texto nos informa “um homem tomado pela lepra”. Este homem totalmente necessitado de cura e salvação toma algumas decisões que o levarão à cura e à salvação.
Ele procura o Senhor Jesus – veio à sua presença um homem coberto de lepra.” v.12a
Ele reconhece o salvador - “”ao ver a Jesus, prostrou-se com o rosto em terra.” V.12b
Ele reconhece e declara sua grande necessidade - “ele suplicou; Senhor, se quiseres podes me purificar.”
Ele reconhece o grande o poder e suficiência do Senhor - “Se o Senhor quiser...”
Ele se entrega à boa vontade do salvador e demonstra toda a cofiança nele - ‘Se quiseres...”
Ele estava entregando-se a sim mesmo como o seu caso, seu problema, sua doença, sua tragédia – à boa vontade – do salvador.
A boa vontade de Deus é a seu amor por nós. Sua bondade. Sua misericórdia. Sua graça maravilhosa. Foi por sua vontade que Jesus veio ao mundo. Foi por sua vontade que Jesus morreu na Cruz. Foi sua vontade que nos trouxe aqui. Por sua vontade. Sua boa vontade. Sua benevolência que nos faz ser abençoados. Tudo o que temos com respeito ás bênçãos que recebemos e aos benefícios da salvação recebemos em Cristo – pelo beneplácito – a vontade perfeita. A boa vontade que é a graça de Deus – Efésios “1/2 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. /3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, /4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor /5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, /6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, /7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, /8 que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, /9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, /10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; /11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, /12 a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.”
Foi isto que este leproso encontrou em Cristo.
1 – A COMPAIXÃO DO SENHOR FOI DEMONSTRADA NO FATO DE ELE  TOMAR CONHECIMENTO DA NECESSIDADE DAQUELE HOMEM NECESSITADO – V.13.
O Senhor vendo que o homem era leproso. Sabendo o que estava escrito na Lei. Sabendo que ninguém faria isto – tocou naquele leproso. O fato de toc
ar no leproso mostra o quanto nosso Senhor foi compassivo. O quanto ele foi benevolente. O quanto se compadeceu e se importou com a situação daquele homem. Mas hoje sabemos que sua compaixão era muito maior, porque o levou a ir à cruz em nosso lugar. Assumir nosso lugar, receber o justo castigo do pecado em nosso lugar. Ser julgado e condenado em nosso lugar foi a maior demonstração de compaixão. Compaixão de uma salvador maravilhoso. Por isso, veja o que está escrito  em Hebreus 4/ 14 “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. /15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. /16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.”
Recebemos misericórdia muito maior quando ele mesmo é tocado por nossas misérias, pecador e enfermidades.
2 – A COMPAIXÃO DO SENHOR FOI DEMONSTRADA NO FATO DE ELE ATENDER O NECESSITADO – “eu quero, fica limpo” – v.13
O nosso Senhor é grande em misericórdia. Grande em bondade e benevolência. Sua compaixão para com aquele leproso foi notável. Ele prontamente atendeu ao clamor daquele necessitado.Sl 40.1 “Depositei toda a minha confiança no Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor.” Temos um Deus que inclina para atender o necessitado. Inclinar-se é se mover em direção. É ir ao encontro do necessitado. João 1.14 ““ele se fez carne e habitou entre nós.”
3 – A COMPAIXÃO DO SENHOR SE MANIFESTA NA SUA SUFICIÊNCIA PARA ABENÇOAR O LEPROSO – “no mesmo instante, lhe desapareceu a lepra.”
Uma palavra e um toque o Senhor resolveram o problema. Sempre que alguém vai a Jesus o encontrará completamente suficiente, capaz de curar, purificar e salvar de forma plena a todos. A lepra desapareceu completamente diante da suficiência do nosso Senhor. Não precisamos de mais nada a não da suficiência de Cristo. Não precisamos acrescentar mais nada. Nenhuma cerimônia a mais. Nenhum truque a mais para chamar sua atenção. Nada precisa ser acrescentado à sua obra. Se eu disser ao Senhor Jesus Cristo:
- Eu preciso ser curado – Ele dirá quero, seja curado. Se eu disser Senhor se quiseres podes me purificar – Ele dirá: quero, seja purificado. Se o Senhor Jesus disser, quero seja salvo, seremos salvos. Se ele disser, quero seja justificado, seja santificado, seja abençoado, estará feito. Estará feito! Ele é todo suficiente em si mesmo para fazer tudo o que necessitamos.
4 -  A COMPAIXÃO DO SENHOR SE MANIFESTA NA PERFEIÇÃO DE SUA OBRA REDENTORA – “ a lepra desapareceu completamente.”
A obra do Senhor é perfeita, é completa. Não precisamos de outro salvador. Este era um dos lemas dos Reformadores – Somente Cristo. A obra que Cristo realiza é perfeita. Ele pagou o nosso pecado – não precisamos mais pagar. Está pago e pago está. Se ele curar, a pessoa realmente estará curada. Se ele abençoar, verdadeiramente, a pessoa estará abençoada. Aquele leproso foi totalmente curado. Quando Jesus realizada uma obra, ele a faz perfeitamente.
Esta é a forma de nosso Senhor ser compassivo. Ele se compadece com compaixão divina – e se inclina em direção ao necessitado.
 
  
        - TERCEIRO SERMÃO -
 
   A GRAÇA DO SALVADOR
                                                                         Lucas 5.12-15
 O Senhor Jesus Cristo é fim da Lei e a revelação da maravilhosa graça de Deus.
1 – NOSSO SENHOR, MESMO SENDO DEUS, NÃO GLORIFICAVA- SE A SI MESMO.
“Não diga a ninguém, mas vai e mostra-te ao sacerdote...”
O Senhor não deseja glória para si mesmo. Ele não desejava ser reconhecido, elogiado, celebrado. Ele deseja um mistério reconhecido e popular. Esta foi a razão de ele dizer ao leproso não conta a ninguém, vai ao sacerdote, oferece um sacrifício e todos vão saber o que aconteceu. Vão ver que foi uma obra de Deus. Vão ver que glorificar a Deus.
O nosso Senhor não buscava honra, ele buscava honrar ao Pai sempre.
2 – NOSSO SENHOR BUSCAVA A GLÓRIA DO PAI.
‘oferece um sacrifício pela tua purificação.”
O culto no Antigo Testamento somente era válido com o oferecimento de uma oferta a Deus. Ninguém poderia cultuar sem oferecer uma oferta. Estas ofertas eram especificadas pelo próprio Deus. Ninguém poderia chegar diante de Deus de mãos vazias. O Senhor Jesus está mostrando aquele homem que ele precisa ser grato a Deus Pai. Ele precisa dar glória a Deus. Ele precisa reconhecer que foi uma obra de Deus. Mas a oferta, os sacrifícios apontavam para o Senhor Jesus. Falavam da obra perfeita de Jesus na cruz. Todos os sacrifícios representavam o Senhor Jesus. O Senhor Jesus cumpriu todos os sacrifícios. Ele é o sacrifício. Ele é nossa oferta para Deus. A oferta, o sacrifício definitivo. Hoje não precisamos mais trazer ofertas ou sacrifícios para agradar a Deus. Hoje não vir de mãos vazias, significa que temos vir diante de Deus apresentando o sacrifício de Jesus. Nossas ofertas, devem ser de gratidão a Deus pelo que Cristo fez.
3 – NOSSO SENHOR ERA MAIOR DO QUE LEI.
“Vai mostra-te ao sacerdote”
A Lei tinha muitos preceitos e regras. Todas elas expressavam a santidade de Deus. Todas as perfeições de Deus relacionadas com sua santidade, retidão, justiça e soberania estavam declaradas nestes preceitos e regras. A Lei era administrada pelos sacerdotes que a aplicavam por meio de muitas regras. A Lei era a maneira de Deus mostrar o pecado humano. De mostrar como a humanidade está distante dos padrões santos de Deus. Quando Jesus diz: Vai e te mostra ao sacerdote, ele está cumprindo a Lei (Lv 14). Mas a Lei não podia condenar a Jesus. Ele era maior do que a Lei. A Lei era sobre ele. A Lei falava sobre sua pessoa e sua obra. O Antigo Testamento todo falava sobre Jesus. Jesus era maior que o sacerdote. Mas dizendo vai e te mostra ao Sacerdote ele estava vencendo a Lei. Ele estava dizendo: Diz ao sacerdote, O Messias me curou. O salvador me curou. O verdadeiro sacerdote, aquele que é celestial me curou. O sacerdote da Lei teria que reconhecer a glória do Salvador.
4 – NOSSO SENHOR CUMPRIU A LEI.
“Oferece um sacrifício”
Jesus não veio para abolir a Lei, para dizer que ela não era boa. A lei era boa. Foi dada por Deus. Mas ele diz: oferece um sacrifício. Mas todos os sacrifícios, todas as ofertas da Antiga Aliança falavam sobre Jesus. Apontavam para Jesus. Representavam o Senhor Jesus Cristo. Todas as ofertas que eram oferecidas foram cumpridas em Jesus Cristo, o nosso Senhor. Quando aquele leproso oferecesse um sacrifício em agradecimento pela sua cura ele estaria reconhecendo que sua cura era pelos méritos do salvador. Ele estaria crendo na cruz antes de ela ser erguida. Ele estaria crendo no crucificado antes de ele ser levantado. Hoje sabemos- não precisamos mais nos aproximar de Deus com ofertas para agradá-lo. As ofertas do Antigo Testamento, da Antiga Aliança somente agradavam a Deus  porque representavam a verdadeira oferta, Jesus Cristo nosso Senhor. Hoje quando ofertamos não é para comprar ou conquistar o favor de Deus – este já foi alcançado na cruz. Hoje ofertamos para louvar a Deus. Para reconhecer sua soberania. Seu senhorio sobre nossas vidas. Para demonstrar que não temos apego às coisas deste mundo e que nossas coisas servem aos propósitos do Reino.  Ao dizer: oferece um sacrifício – Jesus estava dizendo que o sacrifício era sobre ele. Ele é o sacrifício que tira o pecado. O sacrifício que leva nossas doenças. O sacrifício que nos trouxe a paz. O sacrifício que nos trouxe a salvação.
5 – NOSSO SENHOR TROUXE A REVELAÇÃO DA GRAÇA QUE MAIOR DO QUE A LEI.
“para servir de testemunho ao povo.”
Finalmente, mostrando-se ao sacerdote, oferecendo sua oferta – a cura daquele homem levaria o povo a glorificar a Deus Pai. O testemunho daquele homem levaria o povo a reconhecer a glória do nosso Senhor. Este é um dos propósitos de todas as curas efetuadas por nosso Senhor – a manifestação do amor de Deus.  Jesus ao curar e libertar as pessoas, estava demonstrado o grande amor de Deus. A demonstração de sua grande compaixão. Ele veio para destruir as obras do diabo, curando e libertando as pessoas por causa de seu amor e compaixão. Jesus Cristo é o fim da Lei e o fim da Lei traz a manifestação da graça. Jesus veio mostra a graça de Deus. A graça de Deus é resultado do pagamento que Jesus efetuou por nós na cruz. Na cruz ele pagou tudo que tinha de ser pago. Ele quitou todas as nossas dívidas. Ele pode perdoar nossos pecados – é graça. Ele pode curar nossas enfermidades – pela graça, é graça – de graça.

VIVER COM PACIÊNCIA, ESPERANÇA E PERSEVERANÇA – Romanos 8.18-25

  Pregado em 03 de maio de 2020 sexto sermão na Pademia                                                                                     ...