PRINCÍPIOS A OBSERVAR PARA A PREGAÇÃO RELEVANTE.
O pregador tem a ferramenta para comunicar a Palavra de Deus ao mundo. Isto deve ser feito com a sensibilidade de entender a mensagem e ao mesmo tempo ser relevante ao seu tempo.
Para isso é preciso observar alguns princípios importantes.
O PRINCÍPIO BÍBLICO
“Prega a Palavra” foi o conselho do Apóstolo ao seu discípulo. O mesmo princípio precisa ser observado pelo pregador contemporâneo. Não podemos ser tentados pelos temas apelativos da mídia, nem pelos acontecimentos recentes que chamam atenção. Toda a Palavra é relevante. Qualquer texto é relevante para nossos dias. O que pregador precisa fazer é aplicar o texto antigo à situação nova. Aplicar o texto às necessidades dos ouvintes.
O pregador precisa usar as Escrituras sempre. Sempre que você pregar, use bastante as Escrituras, porque ela é a Verdade, a única verdade sobre a vida eterna.
O pregador deve fazer todo o esforço para garantir que os ouvintes, após ouvir sua pregação fiquem fundamentados na Palavra de Deus.
O ENSINO
Nossa tarefa é ensinar a Palavra de Deus às pessoas. Ensinar as pessoas a ver o mundo, entender o mundo pela ótica divina.
O texto bíblico deve ser a base de toda a pregação. Use o texto sempre para ensinar a igreja.
A verdadeira pregação é o ensino da Palavra. A pregação que inspira é muito útil para a igreja, mas somente a pregação que ensina fortalece a igreja sem haja prazo de validade. A pregação motivadora dura até o próximo culto e até a próxima pregação, porém a que ensina dura a vida toda.
O NECESSÁRIO USO DO TEXTO
Não procure temas, procure textos. Não use temas, use textos. Não fale sobre temas, fale sobre textos. Temas podem ser tendenciosos, pessoais ao passo que o texto bíblico fala o que fala, diz o que diz.
Ao falar sobre um tema, o pregador pode colocar sua visão, sua interpretação, sua forma de ver o mundo. Ao falar sobre o texto, o pregador precisa explicar a visão divina, a interpretação fiel e a forma divina de ver o mundo.
Ao usar o texto para pregar evitamos o caminho mais fácil de usar temas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário